Avaliação e prospectiva dos territórios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Informática na Educação
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
DIRETRIZES CURRICULARES
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Introdução a Computação
Comunicações Técnico-científicas
Avaliação e prospectiva dos territórios
Aula de revisão – Parte II
Por que – e como – fazer mapas ?
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
UM CLUBE DINÂMICO MÃOS QUE PEDEM MÃOS QUE DÃO A COMUNICAÇÃO INTERNA.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Apresentação de Trabalho 8 Semestre/2011
PROPOSTA DE COMPONENTES DE UM MODELO DE USO GRATUITO (FREEWARE) BASEADO NA INTERNET PARA OPERAÇÃO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS Fernanda Oliveira Granado.
Introdução INTRODUÇÃO
Recursos de Informática aplicados à formação acadêmica
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Planejamento PNAIC 2014.
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR
O papel do conteudista.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Organização Empresarial
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
conhecimentos em resultados
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
Introdução à Educação à distância
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Introdução a Questão Social
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Profa Maria Collier de Mendonça Planejamento I AM5PP - 2º bimestre 2012 AULAS 10 e 11 – 18 e
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Trabalho nas regras ABNT
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Introdução a Engenharia Elétrica
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
A frente pioneira FLG 586 Geografia regional do Brasil IV: Amazônia Hervé Théry CNRS-Creda USP Cátedra Pierre Monbeig.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
1ª Formação de Professores Coordenadores
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Transcrição da apresentação:

Avaliação e prospectiva dos territórios Departamento de geografia FLG5050-1 Avaliação e prospectiva dos territórios Hervé Théry Professor convidado - Cátedra Pierre Monbeig André Nagy Sociólogo

Aula 1: Introdução, bases teóricas e organização Apresentações mútuas Conceitos fundamentais Organização e avaliação da disciplina Territórios, avaliação dos territórios, modelização (início)

Apresentações Quem somos nós? Quem são vocês? Hervé Théry André Nagy Vantagens e desvantagens de ter um professor estrangeiro Do CNRS à Cátedra Pierre Monbeig Que tipo de geografia faço? Geografia regional à francesa, de Pierre Monbeig a ENS via o GIP Reclus André Nagy Sociologia, cartografia sistemática Seade, Fundap, Seplan, Cubatão Quem são vocês? Passado (origem geográfica, formação) Hoje (tema de mestrado/tese, paixões etc.) Futuro (carreira desejada)

Contexto teórico A geografia regional tem passado, na França, por uma profunda mutação, tanto dos conceitos e métodos como das ferramentas, facilitados pela crescente acessibilidade dos dados e da geomática. Essa renovação apareceu principalmente nos trabalhos do GIP Reclus – Maison de la Géographie, que publicou a nova Géographie Universelle e fez várias avaliações, a pedido de gestores de territórios Ela continua hoje se expressando na revista M@ppemonde e, por exemplo, no programa da ANR Duramaz 2 liderado pelo CREDA (CNRS/Paris III )

Conceitos da disciplina Dar a vocês, da maneira mais interativa e prática possível, uma formação integrada aos novos métodos de uma geografia regional renovada Partir dos marcos teóricos necessários para acompanhar o raciocínio e entender a construção dos mapas e modelos O mapa como instrumento de pesquisa, não apenas como ilustração Incluir um treinamento ao uso dos softwares permitindo a vocês familiarizem-se com o método pondo vocês mesmos as “mãos na massa” Entender melhor as especificidades e o funcionamento de um território que analisaremos juntos, como se fossemos uma força-tarefa

O território e os métodos Que território? Anos e semestres anteriores Proposta para este semestre Ribeirão Branco Origem da ideia O que foi pensado até agora Organização das aulas Aulas teóricas e aprendizagens técnicas Trabalho de campo Aulas de fechamento

Programação do semestre Data Tópico principal HT/AN Alunos Prática e convidados 07/ago Bases teóricas A disciplina Apresentação dos alunos Territórios HT 14/ago Mapas e modelos gráficos Modelos (carto)gráficos Treinamento cartográfico Cartografia 1 21/ago Dinâmicas históricas Gênese do território brasileiro HT História da região Convidado 1 18/set Informação estatística Os dados disponíveis AN Cartografia 2 Convidado 2 21-24/9 Trabalho de campo 02/out Tratamento dos resultados Crítica e síntese Seminários - 09/out Modelos locais Síntese Mapas e modelos Avaliação e perspectivas

Organização Avaliação da disciplina Comunicação Seminários em grupos (voluntários, montá-los), formato PowerPoint, após o trabalho de campo Relatório sobre o tema escolhido (o texto do seminário, mais completo, por escrito) Artigos ou crônicas na revista Confins ? Comunicação Professores da USP: hthery@aol.com e aronagy@gmail.com Os colegas de Ribeirão Branco: Lucinei Paes lucineipaes@yahoo.com.br Antônio Luís Aulicino alaulicino@idsust.com.br

Bibliografia Eckert, Denis, 1996, Évaluation prospective des territoires, Reclus / La Documentation française, 256 p. Lencioni, Sandra, Região e geografia, Edusp, São Paulo, 2003, 222 p. Brunet, Roger, Le déchiffrement du monde, théorie et pratique de la géographie, Belin, Paris, 2001, 402 p. Théry, Hervé, 2004, « Modelização gráfica para a análise regional: um método », GEOUSP-Espaço e Tempo n°15, pp. 179-188 Brunet, Roger, Ferras, Robert et Théry, Hervé, 1993, Les mots de la géographie, dictionnaire critique, 472 pages, Reclus / La Documentation française Site da revista M@ppemonde : http://mappemonde.mgm.fr Site da revista Confins : http://confins.revues.org/

Territórios e modelos Territórios e avaliação dos territórios Um marco teórico, para preparar nossos trabalhos do semestre - O que os geógrafos franceses (e alguns outros) disseram sobre o assunto Teoria e antecedentes da modelização gráfica, aplicação ao caso do território brasileiro Um método inovador, a modelização cartográfica Pressupostos e background teórico, desenvolvimento das idéias e do método: primeiros ensaios no início da década de 1980 na Maison de la Géographie, transformações ulteriores. Marcos bibliográficos principais. Análise pelo método de modelização cartográfica das estruturas e da dinâmica do território nacional brasileiro