INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Daciane de Oliveira Silva
“Administração de Recursos Humanos II”
LIDERANÇA.
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Coordenação (Cont. Organização)
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Desenvolvimento organizacional
Comportamento Organizacional
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Avaliação de vendedores
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
CAPÍTULO 12 Liderança.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
A Liderança orientada para Tarefas
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Personalidade e Organização
Abordagem Comportamental da Administração
Novos parâmetros de Liderança.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Liderança IFNMG.
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Liderança Contingencial
Abordagem Comportamental da Administração
CULTURA ORGANIZACIONAL
A Liderança e seus Conceitos
Mentoring Coaching.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
A Liderança transformacional
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
1.
Tendências atuais do ECLE
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Habilidades e características do líder
MOTIVAÇÃO.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Administração para computação Professor: Adm. Thiago Meneghel CRA/SC 12475 Liderança

Liderança No papel de líder, o individuo influencia o comportamento dos demais para que eles alcancem algum objetivo. O processo de liderança está estreitamente ligado com o processo da motivação. A motivação dos liderados baseia-se na identidade de interesses entre suas necessidades, valores e aspirações e as proposições do líder.

Liderança Se quiser desenvolver suas competências como líder, você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar. Os liderados são colaboradores de quem exerce a liderança. Sem liderança, não há colaboração, apenas obediência ou cumprimento de regras.

Necessidade e Motivação “exigências humanas” Todas atendidas NÃO atendidas MOTIVAÇÃO Desequilíbrio Impulso para a ação

Hierarquia das necessidades

Hierarquia das necessidades Pirâmide de MASLOW Auto-transcendência Integração à comunidade humana. de auto-realização Realização pessoal. Prestígio, reputação, status,... de estima de participação e afeição Amor, amizade, associações,... de segurança Física e psicológica (imóveis, seguros). Fome, sede, sono, entre outras. Fisiológicas

E a diferença entre necessidade e DESEJO?

Desejo... “...são moldados pela sociedade em que se vive.”

Teorias da liderança Teoria da Troca Líder-liderado Teoria Transformacional   Liderança Autêntica Liderança Espiritual Liderança Complexa Liderança Consciente Abordagem dos Traços   Abordagem das Ferramentas Abordagem do Estilo Abordagem Situacional Teoria da Contingência Teoria do Objetivo- caminho

Liderança Transformacional

O que é Liderança Transformacional? Muda / transforma indivíduos; Preocupada com as emoções, valores, ética, padrões – tratar os liderados como seres humanos completos. “A liderança transformacional envolve uma força excepcional de influencia que move os seguidores a realizar mais do que é esperado deles.”

Comportamentos do líder carismático 1) Fortes modelos para as crenças e valores que eles querem que seus seguidores adotem. 2) se mostram competentes; 3) Objetivos ideológicos harmônicos; 4) Transmitem altas expectativas e confiam nas habilidades dos seguidores de alcançá- las; 5) Motivos relevantes para as tarefas.

Leadership Continuum Liderança Transformacional Liderança Transacional Laissez-Faire

Fatores da Liderança Transformacional 1) Carisma = os líderes são fortes modelos. Esses líderes, geralmente, tem altos padrões de conduta moral e ética, são identificados como “os que fazem a coisa certa”. São profundamente respeitados. Descreve indivíduos que são especiais e que fazem outros quererem seguir a visão que eles apresentam. Liderança Transformacional

Fatores da Liderança Transformacional 2) Motivação inspiradora = Os líderes comunicam altas expectativas e os liderados se tornam comprometidos com a visão compartilhada da organização. Espírito de equipe é aprimorado neste tipo de liderança. Lideraça Transformacional

Fatores da Liderança Transformacional 3) Estimulação Intelectual = Estimula os seguidores a serem criativos e inovadores, e a desafiar suas próprias crenças e valores tão quanto àquelas do líder e da organização. (p. 177)

Fatores da Liderança Transformacional 4) Consideração individualizada = Escutam cuidadosamente as necessidades individuais dos seguidores. Os líderes atuam como treinadores e conselheiros enquanto tentam dar assistência aos indivíduos para se tornarem completamente realizados.

Fatores da Liderança Transacional 5) Recompensa Contingente = Se refere a um processo de troca no qual os esforços do liderado é trocado por recompensas específicas.

Fatores da Liderança Transacional 6) Administração por exceção = Envolve crítica corretiva, feedback negativo e reforço negativo. Ativo = O líder observa os liderados de perto procurando por erros ou violações de regra e então adota ações corretivas. Passivo = O líder intervém somente depois dos padrões não terem sido atingidos ou os problemas aparecerem. Liderança Transacional

Fator de “não liderança” Laissez-Faire 7) Ausência de liderança = Esse líder abdica da responsabilidade, atrasa decisões, não dá feedback e faz pouco esforço para ajudar os liderados a satisfazerem suas necessidades. Não há troca com os liderados ou qualquer tentativa de ajudá-los a crescer. Liderança Laissez-Faire

Características do líder transformacional para Bennis e Nanus 1º - Os líderes transformadores tinham uma clara visão do futuro de suas organizações. Uma imagem de futuro atraente, realista e acreditável. A visão, geralmente, simples, compreensível, benéfica e criadora de “motivação”.

Características do líder transformacional para Bennis e Nanus 2º - Os líderes transformadores eram arquitetos sociais. Comunicavam uma direção que transformou normas e valores das suas organizações.

Características do líder transformacional para Bennis e Nanus 3º - Os líderes transformadores criavam confiança nas suas organizações, pois deixavam suas posições claramente conhecidas. Confiança tem a ver com ser previsível mesmo em situações de incerteza.

Características do líder transformacional para Bennis e Nanus 4º - Os líderes transformadores conheciam suas forças e fraquezas, e enfatizavam suas forças. A auto consciência positiva nos líderes tinha impacto recíproco nos liderados, criando neles um sentimento de confiança e altas expectativas.

Críticas a esta teoria Trata liderança como um traço de personalidade ou uma pré-disposição pessoal mais do que um comportamento no qual as pessoas podem ser instruídas. Lideres transformadores são vistos como indivíduos que tem qualidades especiais que transformam outros. Elitista e antidemocrática; Preconceito da “liderança heroica” falha ao não dar atenção na liderança compartilhada ou influência recíproca; É preciso transformar?; O carisma pode levar as pessoas para objetivos não nobres.

Liderança Situacional

Abordagem Situacional Uma das abordagens mais amplamente reconhecidas; Tem sido usada intensivamente nas organizações para o desenvolvimento e treinamento de liderança;

Premissa básica... ... diferentes situações demandam diferentes tipos de líderes. A partir desta perspectiva, para ser um líder efetivo é necessário que um indivíduo adapte o seu estilo às exigências de diferentes situações.

Premissa básica... Para determinar o que é necessário em uma situação particular, um líder deve avaliar os seus empregados e verificar quão competentes e comprometidos eles são para realizar uma atividade dada. Baseado na suposição de que a motivação e as habilidades dos empregados variam através do tempo, a liderança situacional sugere que os líderes devem mudar o grau de suporte (apoio) ou direção para ir ao encontro das mudanças necessárias nos subordinados.

Estilos de Liderança (S1) - Alta direção e baixo apoio Direção / Diretivo O líder dá instruções sobre o quais objetivos devem ser atingidos e como serão atingidos pelos subordinados e os supervisiona com cuidado.

Estilos de Liderança (S2) - Alta direção e Alto apoio Treinamento O líder concentra sua comunicação tanto na realização dos objetivos quanto na manutenção das necessidades sócio- emocionais dos subordinados.

Estilos de Liderança (S3) – baixa direção e alto apoio Suporte / apoio O líder não foca exclusivamente nos objetivos, mas ele usa do apoio para trazer a tona as habilidades dos empregados para realizar a tarefa. O estilo de “suporte/apoio” inclui escutar, exaltar, pedir sugestões e dar retorno.

Estilos de Liderança (S4) – baixa direção e baixo apoio Delegação O líder oferece menos sugestão de tarefa e suporte social facilitando a confiança e motivação dos empregados em relação a tarefa.

Estilos de liderança TIRANIA AUTOCRACIA DEMOCRACIA DEMAGOGIA Excesso de autoridade AUTOCRACIA Liderança orientada para tarefa Liderança diretiva Liderança orientada para chefia DEMOCRACIA Liderança orientada para as pessoas Liderança participativa Liderança consultiva DEMAGOGIA Falta de autoridade

Um líder autocrático: Toma decisões sem consultar as pessoas; Está muito preocupado com a tarefa e não com quem a executa; Insiste na necessidade de cumprir metas; Define com precisão as responsabilidades individuais e designa tarefas específicas para pessoas específicas; Dá ênfase à cobranças e a avaliação; Mantém distância de seus funcionários ou sua equipe.

Um líder democrático: Acredita que deve criar um clima em que as pessoas se sintam confortáveis; Foca sua atenção nas pessoas; Pede opiniões ou sugestões, ouve, presta atenção e usa as idéias do grupo; É amigável; Insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas.

Qual estilo é melhor? DEPENDE DA SITUAÇÃO