Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jean Piaget (1896 – 1980).
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA.
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Prática de Ensino em Matemática I Aula 01
Jogos em grupo na Educação Infantil
Teoria Psicogenética de Piaget
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Percepção do Espaço Pela Criança
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O trabalho de Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Novas Tecnologias no EJA,
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
Experiências de Piaget
Jogos na alfabetização Matemática
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Estágios de desenvolvimento
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Introdução ao processo de aprendizagem
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Aprendizagem da matemática
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

Objetivo Orientar estratégias voltadas à didática lúdica, de forma a facilitar a aquisição de conceitos cognitivos, afetivos e sociais. Instrumentar uma aprendizagem mais significativa no campo do raciocínio lógico–matemático na Educação Infantil e séries iniciais do E. F.. Favorecer o exercício da criatividade e criar uma memória lúdica.

Programa Unidade 1: Conhecimento lógico–matemático 1.1 O desenvolvimento do raciocínio lógico–matemático segundo Piaget 1.2 Classificação 1.3 Pertinência e inclusão 1.4 Blocos lógicos Unidade 2: A construção do número 2.1 Objetivos para ensinar números 2.2 Simbolização 2.3 Sequências e séries 2.4 Atividades com dominós 2.5 Correspondência 2.6 Barras Cuisenare

Programa Unidade 3: Sistema de Numeração 3.1 Histórico do Sistema de Numeração 3.2 Base de sistema de numeração 3.3 Sistema de numeração decimal 3.4 Material dourado Unidade 4: Jogos e desafios 4.1 Os jogos e a construção do conhecimento 4.2 Construção de jogos Unidade 5: Introdução à geometria experimental 5.1. Tangran tradicional e seus derivados 5.2. Mosaicos 5.3. Construção de recursos didáticos

Bibliografia

Jean Piaget (1896 – 1980) O mais influente pensador no campo da Educação durante a segunda metade do século XX. Não existe método de Piaget para educar. Nunca foi pedagogo, era biólogo utilizando a ciência para observar o processo de aquisição do conhecimento no ser humano, particularmente na criança. Criou um campo chamado epistemologia genética, ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno, inaugurando a corrente construtivista. Com Piaget, fica claro que as crianças não raciocinam como os adultos, inserindo gradualmente regras, valores e símbolos através da assimilação e acomodação (exemplo da ave como animal voador).

Os quatro estágios de desenvolvimento cognitivo Sensório–Motor Até 2 anos de idade; As crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos; Período anterior à linguagem; O bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos à sua volta. Pré–Operacional Dos 2 aos 7 anos de idade; Surge a capacidade de dominar a linguagem; Começa a representação do mundo por meio de símbolos; É egocêntrica e não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar do outro. Operações Concretas Dos 7 aos 11/12 anos de idade; Adquire a noção de reversibilidade das ações; Discrimina os objetos por similaridades e diferenças; Pode dominar conceitos de tempo e número. Operações Formais Por volta dos 12 anos de idade; Marca a entrada na idade adulta (cognitiva); Domina o pensamento lógico e dedutivo; Relaciona conceitos abstratos e raciocina sobre hipóteses.

Constance Kamii Natural de Genebra (Suíça); Filha de pais japoneses viveu no Japão até os 18 anos; Bacharelou-se em Sociologia em 1955 nos Estados Unidos; Possui Mestrado em Educação (1957) e Doutorado em Educação e Psicologia (1965) ambos pela Universidade de Michigan; Aluna e colaboradora de Jean Piaget fez diversos cursos de Pós-Doutoramento na Suíça e Estados Unidos ligados à epistemologia genética; Atualmente é professora na Universidade do Alabama, EUA.

Introdução O que é “conservar o número”? Conservar o número significa pensar que a quantidade continua a mesma quando o arranjo espacial dos objetos for modificado. Método (Inhelder, Sinclair e Bovet, 1974) Materiais: 20 fichas vermelhas e 20 fichas azuis Igualdade Conservação Contra-argumentação Quotidade

Coloque tantas fichas vermelhas como eu coloquei as azuis ... Igualdade Coloque tantas fichas vermelhas como eu coloquei as azuis ...

Conservação Como é que você sabe? Existem tantas azuis quantas vermelhas, ou há mais aqui (azul) ou mais aqui (vermelha)?

Contra–argumentação (1) Veja esta fileira (vermelha) é mais comprida. Uma outra criança disse que há mais fichas nesta fileira porque ela é mais comprida. Quem está certo, você ou a outra criança? As duas fileiras têm a mesma quantidade.

Contra–argumentação (2) Mas você não se lembra de antes? Nós colocamos uma ficha vermelha em frente de cada azul. A outra criança disse que havia a mesma quantidade de vermelhas e azuis. Quem você acha que está certo, você ou a outra criança? A fileira de baixo (vermelha) possui mais fichas.

Quotidade Quantas vermelhas você acha que existem? Você pode adivinhar sem contar? Como é que você sabe? Conte as fichas azuis.

Níveis Igualdade Conservação Nível I – Nível II + Nível III No Nível I a criança não consegue fazer um conjunto com o mesmo número. Logo é desnecessário dizer que ela ainda não pode conservar a igualdade de dois conjuntos.

elas usam o que lhes parece o melhor critério. Nível I Quando as crianças ainda não construíram o início da estrutura mental do número elas usam o que lhes parece o melhor critério.

Tem mais vermelhas porque as azuis estão todas espremidas. Nível II No Nível II, que se encontra entre quatro e cinco anos de idade, a criança consegue fazer um conjunto com o mesmo número, mas não consegue conservar a igualdade. Tem mais vermelhas porque as azuis estão todas espremidas. Como é que você sabe?

Nível III As crianças do Nível III são conservadoras. Dão respostas corretas a todas as perguntas, não sendo confundidas por contra-argumentações. Aqui as vermelhas estão numa fileira comprida, mas há espaço entre as fichas azuis, por isso dá na mesma. (Argumento da compensação) Existem tantas azuis quantas vermelhas porque já era assim muito antes, e nós não retiramos nada, elas só estavam espremidas. (Argumento da identidade) Nós podíamos colocar todas as vermelhas do jeito que estavam antes, por isso não há mais azuis ou mais vermelhas. (Argumento da reversibilidade)

Para Refletir Piaget foi o maior educador da segunda metade do século XX. Você concorda com esta afirmação? Justifique. O que é epistemologia genética? O que entende-se por construtivismo? Quais são os níveis de desenvolvimento cognitivo segundo Piaget? Caracterize-os de acordo com a faixa etária. Qual a relação do trabalho de Constance Kamii com o trabalho de Jean Piaget? O que é conservação do número? Quais são as etapas propostas por Sinclair para verificar a conservação do número em crianças? Uma criança que encontra-se no nível I é conservadora? Justifique. Uma criança que encontra-se no nível II é conservadora? Justifique.