DPU ITINERANTE A experiência do Núcleo de Pelotas Dr. Daniel Mourgues Cogoy.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

Planejamento Estratégico com BSC
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
COMO FUNCIONA 1.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Plano de Formação da Comissão Regional Centro Oeste 2 Pinheiros e Butantã Cronograma das atividades da comissão 4 de maio – pauta: Leitura dos documentos.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
Consultor do Empreender ...
A auditoria cívica hoje
Construção de CRAS, CREAS e Centros POP
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
AULA 5: Formas de apresentação de textos: relatórios
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria
Orçamento Participativo Osasco
Programa Bolsa Família
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
TUTELA COLETIVA – LEVANTAMENTO DA ATUAÇÃO NAS UNIDADES (Fonte: Pesquisa realizada pela APADEP, EDEPE, Núcleos Especializados e Subdefensorias Públicas-Gerais)
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Auditoria de Natureza Operacional Programa Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Ministro-Relator Lincoln Magalhães da Rocha.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Sistema para Planejamento e Controle de Tráfego de Viação Rodoviária
Parceria Acadêmica Defensoria Pública/RJ e Centros Acadêmicos.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
 ATUALMENTE TODA À EQUIPE DO GOVERNO MUNICIPAL, A CADA 15 DIAS, INSTALA UMA TENDA, EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO FAZENDO NAQUELA LOCALIDADE VÁRIOS SERVIÇOS.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   O Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 1990, estabelece instrumentos para garantir.
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
Associação Brasileira
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
APROVAÇÃO DOS CERESTS Portaria GM Art. 7º Estabelecer que, para a implantação de novos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, sejam obedecidos.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Prefeitura de Cacoal Gabinete do Prefeito. ATIVIDADES DO GABINETE DO PREFEITO.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
Dados Cadastrais Instituição: PSORISUL – Associação Nacional dos Portadores de Psoríase CNPJ: / Utilidade Pública Municipal: Lei de.
CUSTOS DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA/JUDICIÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Ouvidoria Erivaldo Silva dez/2013.
PROJETO VISITA VIRTUAL O modelo hoje implantado nas Penitenciárias Federais.
Transcrição da apresentação:

DPU ITINERANTE A experiência do Núcleo de Pelotas Dr. Daniel Mourgues Cogoy

Apresentação O DPU Itinerante em Pelotas consiste em visitas às cidades que compõem a Subseção Judiciária na qual atua o núcleo da Defensoria Pública da União, para facilitação do acesso da população carente aos serviços prestados pela DPU, quais sejam, assistência jurídica e judiciária aos economicamente hipossuficientes perante a Justiça Federal, através da divulgação da instituição e atendimento ao público carente local. Envolve parcerias com as Prefeituras, por meio das Secretarias de Assistência Social.O DPU Itinerante em Pelotas consiste em visitas às cidades que compõem a Subseção Judiciária na qual atua o núcleo da Defensoria Pública da União, para facilitação do acesso da população carente aos serviços prestados pela DPU, quais sejam, assistência jurídica e judiciária aos economicamente hipossuficientes perante a Justiça Federal, através da divulgação da instituição e atendimento ao público carente local. Envolve parcerias com as Prefeituras, por meio das Secretarias de Assistência Social.

Justificativa Defensoria Pública da União: Implantação recente;Implantação recente; Escassez de Defensores;Escassez de Defensores; Especificidade da Matéria.Especificidade da Matéria.

Defensoria Pública da União em Pelotas Extrema vulnerabilidade social;Extrema vulnerabilidade social; Moradia distante;Moradia distante; Dificuldade de contactação.Dificuldade de contactação.

Objetivos Divulgar a Defensoria Pública da União junto à população, dando notícia acerca de sua existência, finalidade, modos de acionamento e garantir assistência jurídica e judiciária a pessoas que residam em locais distantes das sedes da Justiça Federal, as quais, mesmo quando cientes da violação de seus direitos, carecem de meios econômicos para se deslocarem até a sede do fôro, ou, por residirem em locais de difícil acesso, não conseguem obter informações sobre datas e horários de atos judiciais. Divulgar a Defensoria Pública da União junto à população, dando notícia acerca de sua existência, finalidade, modos de acionamento e garantir assistência jurídica e judiciária a pessoas que residam em locais distantes das sedes da Justiça Federal, as quais, mesmo quando cientes da violação de seus direitos, carecem de meios econômicos para se deslocarem até a sede do fôro, ou, por residirem em locais de difícil acesso, não conseguem obter informações sobre datas e horários de atos judiciais.

Procedimentos Procedimentos O projeto se divide em três etapas: Preparação (convite e reunião preparatória).Preparação (convite e reunião preparatória). Visita (palestra e atendimento individual).Visita (palestra e atendimento individual). Pós-visita (parcerias para contactação, envio de documentos e transporte para atos judiciais).Pós-visita (parcerias para contactação, envio de documentos e transporte para atos judiciais).

Resultados e Conclusões 17 municípios visitados até junho de 2006;17 municípios visitados até junho de 2006; 400 pessoas atendidas;400 pessoas atendidas; maior efetividade da prestação da assistência;maior efetividade da prestação da assistência; divulgação institucional: atualmente, 15% dos assistidos não residem em Pelotas;divulgação institucional: atualmente, 15% dos assistidos não residem em Pelotas; redução do número de encaminhamentos à DPE;redução do número de encaminhamentos à DPE; consolidação da Defensoria Pública da União como referência regional.consolidação da Defensoria Pública da União como referência regional.