MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARECER CEE Nº 1132 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997
Advertisements

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Profª Maria de Fátima Di Gregorio apresenta
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Liliani Lecco Dettogni
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
Avaliação Institucional
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: EXPLORANDO O CONCEITO
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PC avaliador.
em sistemas escolares e não escolares
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
O que é ensinar história?
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
Encontro Estadual de Formação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
O Poder na Escola 2007.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Deficiência Mental Leve
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Atividade complementar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Por que o jornal na escola?
AVALIAÇÃO NO INTERNATO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
Transcrição da apresentação:

MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS TELESSALA: SANTA CRUZ DO SUL, RS

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 1 – INTRODUÇÃO TEMA: Avaliação escolar PROBLEMAS: - Que modelo de avaliação é adotado pelo ensino médio da EEEM NSR, em SCS, RS? - O processo de avaliação existente dá conta das necessidades dos tempos atuais de professores, alunos e pais? - Que perspectivas se apresentam para a superação desse modelo de avaliação? OBJETIVO GERAL: Analisar os diferentes processos de avaliação já propostos e adotados pelo ensino médio da EEEM NSR, SCS, RS, com o intuito de apresentar perspectivas de superação do modelo adotado.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar, a partir do referencial teórico, os principais conceitos pertinentes à avaliação: ensinar, aprender, avaliar, classificar e emancipar. Apresentar as principais vantagens e os grandes desafios dos modelos de avaliação classificatória e da emancipatória. Caracterizar o/s modelo/s de avaliação/ões já adotado/s pelo ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul, RS, descrevendo-os em suas particulares, e verificando se dão conta das necessidades dos alunos, pais e professores.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 1 – INTRODUÇÃO 2 – A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONCEITOS, PERSPECTIVAS E LIMITES 3 – A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: VANTAGENS E DESAFIOS 3.1 Avaliação Classificatória 3.2 Avaliaçao Emancipatória 3.2.1 A vertente da avaliação democrática 3.2.2 A vertente da crítica institucional e da criação coletiva 3.2.3 A vertente da pesquisa participante 4 – A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SANTA CRUZ DO SUL, RS, E A AVALIAÇÃO ESCOLAR 4.1 A Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, Santa Cruz do Sul, RS 4.2 Os diferentes processos de avaliação instaurados na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, Santa Cruz do Sul, RS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONCEITOS, PERSPECTIVAS E LIMITES – p. 12 Principais conceitos: Hadji – p.12 Luckesi – p.12 Hoffmann – p.13 Ponce – p. 14 Saul – p.14 Hoffmann – p. 16 e 17

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.2 A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: VANTAGENS DESAFIOS – p. 18 Avaliação classificatória – p.18 . Instrumento de controle e de limitação das atuações no contexto escolar. Fundamenta-se na fragmentação do processo ensino/aprendizagem e na classificação das respostas dos alunos a partir de padrão pré-determinado. . As classificações são registradas e transformadas em números, sem considerar a diversidade de conhecimento do aluno. Simbolizam o valor do aprendizado do aluno. Considera a tarefa de aprendizagem a partir de uma visão linear (Hoffmann), sem considerar a graduação das dificuldades. . O desempenho do aluno é analisado com base numa prática fragmentada. Apenas o somatório das diferentes parcelas avaliativas são consideradas para atribuição da nota final. É um instrumento autoritário e frenador. . Seus conceitos básicos são: classificação, julgamento, fragmentação, estagnação, enquadramento.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.2 A AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA E A AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA: VANTAGENS DESAFIOS - p. 18 Avaliação emancipatória – p. 26 Processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la. . Está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse maior é emancipador (Saul, 1988) visando provocar a crítica e libertar o sujeito de condicionamentos sociais determinados. . Seu interesse é fazer com que os indivíduos envolvidos escrevam sua própria história e gerem suas próprias alternativas de ação. . Esse tipo de avaliação possui dois objetivos básicos: iluminar o caminho da transformação e beneficiar as audiências, no sentido de torná-las auto-determinadas. . Os conceitos básicos envolvidos são: emancipação, decisão democrática, transformação, e crítica educativa.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.3 A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, SANTA CRUZ DO SUL, RS, E A AVALIAÇÃO ESCOLAR - p. 35 Histórico da criação da escola – p.35 Os diferentes processos avaliativos instaurados na escola: 1999 – bimestres e pontos (10, 20, 30, 40) – p. 36 2001 – trimestres, áreas do conhecimento e pontos (30, 30, 40) – p.36 2004 – trimestres, áreas do conhecimento e conceitos (A, B,C) – p.37 2005 – trimestres, componentes curriculares e conceitos (A,B,C,D) –p. 38 2006 – trimestres, componentes curriculares e conceitos (A,B,C,D) – recuperação é o diferencial – p. 39

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS Critérios qualitativos de avaliação da EEEM NSR - p. 41 Assiduidade; Participação; Construção do conhecimento; Comprometimento; Humanização; Resultado das notas parciais.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS 3 – CONCLUSÕES – p. 49, 50 A avaliação adotada na EEEM NSR, SCS, é classificatória – pseudo-superações Proposta pedagógica que dê conta das reais necessidades dos alunos, professores e escola – pensada e executada coletivamente – não em gabinetes As pseudo-superações conduzem a novas distorções Avaliação não tem a ver exclusivamente com reprovação/classificação, mas com ensino/aprendizagem. Aprovação ou reprovação não são garantias de aprendizagem. Quando simplesmente se aprova não se garante aprendizagem. Quando se reprova também não. O importante está em superar a não aprendizagem. Para tanto, deve-se pensar em questões como: formas de atendimento aos alunos em suas dificuldades, compreensão de como se dá o processo de conhecimento, número de alunos em sala de aula, organização estrutura da escola.

AVALIAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E PERSPECTIVAS MUITO OBRIGADO!!!!