Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Jornalismo e Publicidade O que é jornalismo Veículos (jornais, rádio, revistas, TV, internet e outras mídias). Estrutura de uma redação: do repórter ao diretor de redação. Como funciona um jornal – pauta, apuração e fechamento.
Jornalismo e Publicidade O que é publicidade Anúncios. Informes publicitários. Patrocínios. “Matérias pagas”. Independência editorial
Assessoria de Imprensa O que é uma assessoria de imprensa “Assessoria de Imprensa é o serviço de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa.“ - Fonte: Fenaj Interna – comunicação para funcionários, colaboradores e parceiros. Externa – assessoria e relacionamento com a imprensa.
Assessoria de Imprensa Fonte: Aberje
Assessoria de Imprensa Como o trabalho é feito Objetivos e briefing Estratégia de divulgação Press Releases Press Kit Identificação e treinamento de porta-vozes Internet (hot sites ou área para imprensa) Mailing e clipping Follow-Up Entrevistas Artigos Mídia Training Gestão de Crise
83% acreditam que o assessor ajuda O que a imprensa quer? Fontes Pautas Informações relevantes 83% acreditam que o assessor ajuda 9% acreditam que o assessor atrapalha Fonte: Aberje/Maxpress
O que a imprensa quer? "Assessor de imprensa ajuda muito quando é transparente, disponível e direto. Só liga quando a pauta é notícia (...) e não enrola a redação. Mas não dá para agüentar aqueles assessores que ligam para ‘pedir uma força’. Ora, ou o assunto é notícia e interessa ao leitor, ou não é. " Marta Gleich, editora-chefe do jornal Zero Hora (RS)
O que temos a oferecer? Fontes Pautas Quem pode ser fonte? O que se espera da fonte? Jornalista não é fonte! Pautas O que é uma boa pauta? Relevância da pauta. Como tornar a pauta mais completa.
Exemplos e sugestões de pauta: O que temos a oferecer? Exemplos e sugestões de pauta: Educação Tendências Sua escola Comunidade Ações sociais O setor Vestibular, Enem, Ideb...
O que esperar da AI? Retorno Prazos. Meu release não foi publicado! O “tamanho” da notícia. Mensuração Critérios para medir o resultado da ação.
Valores de mídia R$ 308.990,96
Audiência (mídia impressa) 4.647.232 leitores R$ 308.990,96
Abrangência Regional – 18 matérias – 19% Nacional – 75 matérias – 81%
Como a empresa pode “falar” com um veículo? Canais com os veículos Como a empresa pode “falar” com um veículo? ON e OFF. Cartas ao veículo e aos jornalistas. Ombudsman e ouvidor. Retratações.
Jornalismo e Assessoria de Imprensa Luciano Monteiro agosto de 2007