Jornalismo e Assessoria de Imprensa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância do planejamento
Advertisements

Como organizar um, sem esquecer nada
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município data. Nome do Município data.
Encontro CONSEME - Sul Capão do Leão (RS) 18 ago 10.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Aula 01 Profissão!.
Plano de Comunicação e Marketing
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE
A organização e o jornalista
ASSESSORIA DE IMPRENSA
JORNALISMO CORPORATIVO
CASE 1. REGIONAL VALE DO SINOS A Regional Vale do Sinos da Federasul promove encontros mensais entre as entidades da sua área de abrangência A Regional.
7º ECOM Relato de experiência
Guia do Assessor de Imprensa V Feira Internacional da Amazônia.
2009 – Início das atividades
6 anos de atuação no mercado brasileiro 29 prêmios de jornalismo Sedes em Porto Alegre e Brasília Em 2007, sede em São Paulo e correspondentes em.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
Assessoria de Comunicação Institucional Abril de 2008
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa;
Noções de Relações Públicas
POLÍCIA MILITAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO estrutura – funções - projetos
Uso da Internet na Comunicação Interna
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Contato com a imprensa
Como funciona a imprensa
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
O que é Assessoria de Imprensa
_____________________________________________ RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS Outubro/2014.
Marketing Digital Prof. Junior Barbosa.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
São Paulo, 19 de agosto de 2009 Rodadas Temáticas SITE - Projetos Setoriais Integrados.
Desenvolvimento de Ferramentas para Promoção de Exportação.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
_____________________________________________ RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS Agosto/2014.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 21 a 23 de Fevereiro de 2015.
Prof Cláudio Cabral.  Publicações: relatórios anuais, folhetos, artigos, jornais e revistas da empresa e materiais audiovisuais.  Eventos: conferências,
Assessoria de Comunicação ASCOM
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Beatificação de Bárbara Maix
Planejamento de Comunicação Proposta. “Pode-se dizer que a era automobilística nasceu no Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no porto.
Assessoria de Imprensa
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
relatório de comunicação Julho de 2014 /atividades realizadas /análise /resumo do clipping /redes sociais /avaliações.
Comunicação Externa & Relacionamento com a Mídia
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
Comunicação Cooperativista A Experiência da Unimed Goiânia Armando Araújo GO 554 JP.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Comunicação Comunitária
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
A assessoria de imprensa é um elo entre o cliente e a imprensa. O assessor tem como principal objetivo identificar espaços, explorando-os jornalisticamente,
Relatório de Imprensa e Atividades Novembro 2013 a Março 2014 Ribeirão Preto / SP Abril 2014.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
Assessoria de Imprensa – Como se relacionar com a mídia
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas.
Transcrição da apresentação:

Jornalismo e Assessoria de Imprensa

Jornalismo e Publicidade O que é jornalismo Veículos (jornais, rádio, revistas, TV, internet e outras mídias). Estrutura de uma redação: do repórter ao diretor de redação. Como funciona um jornal – pauta, apuração e fechamento.

Jornalismo e Publicidade O que é publicidade Anúncios. Informes publicitários. Patrocínios. “Matérias pagas”. Independência editorial

Assessoria de Imprensa O que é uma assessoria de imprensa “Assessoria de Imprensa é o serviço de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa.“ - Fonte: Fenaj Interna – comunicação para funcionários, colaboradores e parceiros. Externa – assessoria e relacionamento com a imprensa.

Assessoria de Imprensa Fonte: Aberje

Assessoria de Imprensa Como o trabalho é feito Objetivos e briefing Estratégia de divulgação Press Releases Press Kit Identificação e treinamento de porta-vozes Internet (hot sites ou área para imprensa) Mailing e clipping Follow-Up Entrevistas Artigos Mídia Training Gestão de Crise

83% acreditam que o assessor ajuda O que a imprensa quer? Fontes Pautas Informações relevantes 83% acreditam que o assessor ajuda 9% acreditam que o assessor atrapalha Fonte: Aberje/Maxpress

O que a imprensa quer? "Assessor de imprensa ajuda muito quando é transparente, disponível e direto. Só liga quando a pauta é notícia (...) e não enrola a redação. Mas não dá para agüentar aqueles assessores que ligam para ‘pedir uma força’. Ora, ou o assunto é notícia e interessa ao leitor, ou não é. " Marta Gleich, editora-chefe do jornal Zero Hora (RS)

O que temos a oferecer? Fontes Pautas Quem pode ser fonte? O que se espera da fonte? Jornalista não é fonte! Pautas O que é uma boa pauta? Relevância da pauta. Como tornar a pauta mais completa.

Exemplos e sugestões de pauta: O que temos a oferecer? Exemplos e sugestões de pauta: Educação Tendências Sua escola Comunidade Ações sociais O setor Vestibular, Enem, Ideb...

O que esperar da AI? Retorno Prazos. Meu release não foi publicado! O “tamanho” da notícia. Mensuração Critérios para medir o resultado da ação.

Valores de mídia R$ 308.990,96

Audiência (mídia impressa) 4.647.232 leitores R$ 308.990,96

Abrangência Regional – 18 matérias – 19% Nacional – 75 matérias – 81%

Como a empresa pode “falar” com um veículo? Canais com os veículos Como a empresa pode “falar” com um veículo? ON e OFF. Cartas ao veículo e aos jornalistas. Ombudsman e ouvidor. Retratações.

Jornalismo e Assessoria de Imprensa Luciano Monteiro agosto de 2007