BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.

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Transcrição da apresentação:

BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008

Pauta Objetivo do encontro: Compartilhar objetivos de investigação do grupo de professores orientadores; Socializar experiências docentes que promovem a aprendizagem da observação pelos alunos; Refletir sobre como a forma (metodologia) e o conteúdo (didática) se articulam na construção de conhecimentos pelos alunos; Programação: Informes Orientações para o relatório circunstanciado Apresentação e discussão sobre as linhas de trabalho com a observação e o registro Subsídios para os sub-grupos de trabalho por tema Avaliação do encontro Pauta do próximo encontro e, portanto, dos relatórios da formação

Informes Discutir o uso das horas de trabalho dos alunos, considerando que eles precisam de tempo para a produção dos registros. Explicar as possibilidades de organização desse tempo visando o cumprimento de todas as tarefas, inclusive o registro, e o acompanhamento semanal do professor; Discutir o relatório de apresentação final para as escolas e desvinculá-lo dos combinados desse grupo; Repassar o procedimento burocrático de validação das horas de estágio.

2. O relatório circunstanciado Orientações gerais: Vamos manter o relatório formal de prestação de contas, segundo orientação já assimilada pelo grupo. Manteremos datas, formato dos anexos e demais solicitações que cumprem duas funções: organizar o registro histórico do projeto e prestar contas, segundo os termos do convênio. Além das duas funções, também vamos cuidar para que os registros cumpram as funções reflexiva para seu autor e comunicativa para os demais parceiros desse projeto, colaborando para socializar os modos segundo os quais as IES vão cumprindo mês a mês um dos objetivos do programa:

Transpondo para os objetivos ... Os registros de prática dos orientadores colaboram para a troca das metodologias empregadas até o momento e que tem se mostrado eficientes no desenvolvimento de conhecimentos e experiências necessários aos futuros profissionais de educação sobre a natureza da função docente no processo de alfabetização dos alunos da 1ª série do Ciclo 1. Além disso, tais registros também podem trazer informações sobre as estratégias empregadas, as soluções encontradas para ensinar aos alunos os modos de apoiar os professores da 1ª série do Ciclo 1 na complexa ação pedagógica de garantir aprendizagem da leitura e da escrita a todos os alunos ao final do ano letivo. Essas são contribuições importantes não só para os professores e os alunos da rede, mas, sobretudo, para nós, grupo de profissionais especializados na orientação de estágio e na formação de futuros professores.

Formato do relatório Parte 1: Registro histórico e de prestação de contas, conforme orientações já comunicadas Parte 2: Relato de prática do professor-orientador, Descrição e análise de apenas uma ação bem sucedida, que reverteu em aprendizagem para o aluno-pesquisador e contribuiu para os objetivos do projeto. Cada professor-orientador elege a ação que deseja apresentar para a discussão em grupo. Vamos olhá-la como professores investigadores, socializando e sistematizando os conhecimentos embutidos sejam da didática, sejam sobre a formação de professores. Pode ser objeto da reflexão uma pauta de reunião com alunos, a análise de uma situação didática feita em conjunto como os alunos-orientadores, uma devolutiva ou intervenção. As IES que possuem mais de um professor orientador podem discutir em grupo e apresentar um único ponto a cada mês.

3. A observação Levantar bibliografia sobre a observação e o registro como instrumentos de trabalho;

4. Subsídios para os temas pensar

5. Avaliação do encontro Voltemos aos objetivos iniciais da pauta para nossa reflexão avaliativa desse encontro. No dia de hoje, nos colocamos como objetivos do trabalho dessa equipe: Compartilhar objetivos de investigação do grupo de professores orientadores; Socializar experiências docentes que promovem a aprendizagem da observação pelos alunos; Refletir sobre como a forma (metodologia) e o conteúdo (didática) se articulam na construção de conhecimentos pelos alunos; Que tópicos conseguimos cumprir plenamente? Que aspectos foram encerrados nessa reunião? E que pontos levaremos para o próximo encontro de grupo? Como será nossa pauta para o próximo mês?

6. Próximas pautas Do encontro Do relatório do mês