XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios TEMA: Gestão em Saúde Título: Experiência exitosa da CIR BAURU – Grupo de Trabalho em parceria com os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PROJETO SUPORTE Projeto de Estruturação e Qualificação dos Serviços Pré-existentes de Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação Pós-operatória no âmbito.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Proposta de Repactuação dos Recursos dos Planos de Educação Permanente em Saúde 2007 e 2008, considerando o Plano Operativo Estadual da Redução da Mortalidade.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
Sistema de Rastreamento do Câncer de Mama
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
Minuta de resolução para CIB
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
MARIA AUXILIADORA ZANIN
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Ambulatório Médico Especializado
Avaliação da Implantação da LCGP
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
O PLANO ESTADUAL DE SAUDE E O PACTO DE GESTÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
“Relatório de avaliação dos interlocutores DRs e GVEs Vigilância em Saúde e Promoção da saúde” (Oficina realiza em 12/12/2010)
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE MUTIRÃO PARANAENSE DE CIRURGIAS ELETIVAS SETEMBRO
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Encontro Estadual do PMAQ
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CONSELHO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS 1º CONGRESSO REGIONAL DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE CENTRO-OESTE, SUDESTEE SUL LUCÉLIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
REGULAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: GESTÃO DAS FILAS DE ESPERA
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

XII Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios TEMA: Gestão em Saúde Título: Experiência exitosa da CIR BAURU – Grupo de Trabalho em parceria com os prestadores da média e alta complexidade da referida Região de Saúde XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo - março/2015

DRS 6 / RRAS 9 BAURU Região de Saúde de BAURU

COMPOSIÇÃO DA CIR BAURU Município Censo 2010 População Agudos Arealva7.841 Avaí4.959 Balbinos3.702 Bauru Borebi2.293 Cabrália Paulista4.365 Duartina Iacanga Lençóis Paulista Lucianópolis2.249 Macatuba Paulistânia1.779 Pederneiras Pirajuí Piratininga Presidente Alves4.123 Reginópolis7.323 RS Bauru RRAS

Após a constituição dos Colegiados de Gestão Regional (CGR) nas Regiões de Saúde instituída pelo Pacto pela Saúde- Portaria GM/MS nº 399/2006, os prestadores de serviços da Região de Saúde de Bauru, referências para média e alta complexidade, tinham pauta nas reuniões mensais de colegiado para apresentar os encaminhamentos incorretos, perda primária e relação de faltosos. Com o passar do tempo foi se tornando uma apresentação improdutiva e muito superficial, meramente informativa.

Com o objetivo de aproximação entre gestores e prestadores e assim possibilitar a qualidade dos serviços, em 2010 Desde 2007, a CIR/CGR Bauru criou o Grupo de Trabalho/GT permanente, com reuniões ordinárias que antecedem a Câmara Técnica, tendo pauta específica com os prestadores de referência da Região de Saúde na 1ª. Hora. O GT é constituído por técnicos indicados pelos entes integrantes da CIR, dirigido por um Coordenador (técnico estadual) e contém 1/3 dos representantes municipais. Conta com a participação do apoiador do COSEMS e as articuladoras AB.

Os 06 municípios que representam o GT /CIR Bauru sao escolhidos em reuniao de CIR, com as regras instituídas no Regimento Interno desta. Atualmente é composto pelos municipios de:  Bauru, Reginópolis, Pederneiras, Balbinos, Iacanga e Pirajuí E os Prestadores que participam ordinariamente são:  Hospital Estadual Bauru, Ame, Maternidade Santa Isabel de Bauru, Hospital Manoel de Abreu, Hospital de Base de Bauru

Para as demandas dos demais municípios que não compõem o Grupo de Trabalho serem discutidos em reunião, os municípios encaminham por e é pautado durante as discussões. Os temas mais abordados nas reuniões são: demanda reprimida, ociosidade, faltosos, pactuações, cumprimento de metas, ofertas, necessidades.

Em todos esses anos de funcionamento do Grupo de Trabalho, foi possível discutir pontualmente fluxos, demandas específicas, estratégias para solucionar problemas. A possibilidade de pessoalmente discutir sobre os problemas com os prestadores de serviços tem trazido grandes resultados.

Pontos positivos alcançados pelo Grupo de Trabalho CIR BAURU Eliminação de várias demandas reprimidas em consultas especializadas, exames e cirurgias Qualificação dos profissionais médicos e enfermeiros Treinamento para os profissionais dos municípios sobre o sistema de agendamento (CROSS) Construção em conjunto de protocolo em cardiologia entre os municípios e o serviço de referencia Realização do Modulo I da Oficina de Regulação, elaborada pelo Grupo de Trabalho e Câmara Técnica e apresentado com todos municípios da Região de Saúde (gestores e técnicos).

Oferta de Vagas 2013 Demanda 2014 Oferta de Vagas 2014 Demanda 2015 Cardiologia Cardiologia - Saúde do Homem 0908 Total Cardiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Cirurgia Vascular Bauru Bauru Dermatologia Endocrinologia Gastroclínico Neurologia Oftalmo Geral Ortopedia Geral Reumatologia Urologia Urologia - Saúde do Homem 0908