OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE RELATÓRIO DE GESTÃO 2010 A vez e a voz do cidadão Juiz de Fora – Minas Gerais.

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Transcrição da apresentação:

OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE RELATÓRIO DE GESTÃO 2010 A vez e a voz do cidadão Juiz de Fora – Minas Gerais

R ELATÓRIO Q UANTITATIVO : Assistência Farmacêutica – Medicamentos não padronizados: 923 Insulinas, itens para diabéticos: 475 Fraldas e insumos de enfermagem: 297 Medicamentos Assistência Farmacêutica básica : 188 Gêneros Alimentícios e de nutrição: 227 Medicamentos Saúde Mental: 185 Medicamentos excepcionais: 81 Medicamentos Saúde da Mulher : 62 Farmácia popular : 05 DST/AIDS : 86 Combate ao tabagismo : 09 Vacinas: 34 Reclamação falta de medicamentos: 421 (omeprazol – sinvastatina-anlodipino-losartan- insulina,hidroclotiazida-nortptilina-depakote- risperidona- neozine- Deliberação CIB-SUS-MG 648;2010)

Assistência a Saúde Exames de alta complexidade: 659 Exames de média complexidade:555 Consultas especializadas:477 Exames de baixa complexidade:269 Exames sem prestador/fora da tabela SUS: 303 Cirurgias eletivas: 453 Cartão - SUS: 56 TFD- 63 (LACEN-chefia- exames perdidos-impressão- demora nas respostas- auditorias- parecer jurídico exames sem prestador;fora da tabela) Mau Atendimento-636 Servidores da administração direta:515 Terceirizados/ contratados: 60 Prestadores de serviço:61

Atenção Primária- 653 Falta de insumos/medicamentos e itens:372 Falta de estrutura/manutenção:75 Falta de recursos humanos:160 Reclamações de servidores contra usuários:46 (stress – desconhecimento- canal saúde- área descoberta-realização de procedimentos por falta de respaldo- falha na comunicação) Urgência e Emergência-656 Falta de leitos para transferência: 284 Falta de especialistas/ recursos humanos: 89 Rec. SAMU:60 Rec.Atendimento médico/enfermagem:55 Solicitação de Procedimentos de alta complexidade: 29 Manutenção e estrutura:11 UPAS:25 reclamações e 03 elogios Demora no atendimento:77 Reclamação PAI: 23

Vigilância em Saúde-224 Dengue:99 H1N1:81 Vacinas:44 Vigilância Sanitária-80 Estabelecimetos:68 Alimentos:8 Farmacovigilância:2 Cosméticos/registro:2 (maioria sigilosas e oriundas do sistema ouvidorSUS)

Redes Assistenciais: 731 Saúde Bucal:138 Saúde da Mulher:63 Saúde Mental:166 Saúde do idoso:37 Saúde da criança e adolescente: 80 Depto.de praticas integradas complementares: 15 Atendimento domiciliar: 83 SCHDO: 149

Transporte Sanitário- 75 Programa de Tabagismo- 20 Conselho de Saúde- 29 População Carcerária- 07

Disseminação de Informações- 672 Outros - 561

Mulheres de 20 a 80 anos 72 % Idosos 68 % Portadores de doenças crônicas e de necessidades especiais 47 % Homens 33 %

Usuários: 81 % Trabalhadores de Saúde: 11 % Prestadores de Serviço: 8 %

C ANAIS DE ENTRADA TelefonePresencial CartaOuvidorSUS Telefone: pouca sondagem Presencial:maior atendimento e carta: pouca demanda OuvidorSUS: manifestações enviadas ao Ministro, Presidente e autoridades canalizadas pelo DOGES, cadastradas via OuvidorSUS. 30 % são reincidentes.

A TENDIMENTOS : atendimentos 2010 – atendimentos atendimentos atendimentos atendimentos