UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CARVÃO VEGETAL E ESTERCO DE GADO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE Enterolobium cyclocarpum (Jacq.) Griseb. Autores - Élson da Costa Passos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Fórum Regional Biodiversidade e Sustentabilidade
Advertisements

APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS, PRODUZIDOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA BASE DO URUCU, NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA EXPLORAÇÃO.
César Andrey G. Orozco* 1, Carla B. Matins 1, Lina Maria W. Gomide 1, Roseli T. Borghi 1, José Corrêa de Lacerda Neto 1 e Antonio Queiroz Neto 1 -
Cultivo de plantas medicinais
Características do processo de troca
Adubação de pastagens Prática difícil e controvertida
DELINEAMENTO COMPLETAMENTE CASUALIZADO
Potássio.
FÓSFORO.
Aula 2 Fertilidade do Solo.
Delineamento de um estudo Faculdade de Odontologia
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
 Absorção, translocação e redistribuição
Dinâmica da Matéria Orgânica em Solos sob Floresta Primaria
Universidade Federal Rural da Amazônia
Benedito Gomes dos Santos Filho
Benedito Gomes dos Santos Filho
Colonização radicular por fungos micorrízicos arbusculares em plantas de clareiras da Província Petrolífera de Urucu, Amazonas. Moreira, F. W.; Willerding,
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC
Compostagem.
TRABALHO DE ARMAZENAMENTO E BENEFICIAMENTO DE GRÃOS
Composição das Plantas
DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO
Métodos Numéricos Computacionais
Técnicas Experimentais Aplicadas em Ciência do Solo
5. Experimentos Fatoriais
Experimentos Fatoriais
FONTES E DOSES DE NITROGÊNIO, FÓSFORO E POTÁSSIO NA PRODUÇÃO DE PORTA-ENXERTOS E MÉTODOS DE ENXERTIA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TAMARINDEIRO (Tamarindus.
TEORIA DA PRODUÇÃO.
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
Exemplos de experimentos
Função Afim: Sinais da Função Afim Autores: Rosana Maria Mendes
II CONGRESSSO DE ESTUDANTES E BOLSISTAS DO EXPERIMENTO LBA
As cascas de arroz têm sido utilizadas pelas agroindústrias como biomassa para suprir a sua demanda energética, aquecer a água das caldeiras e o ar destinado.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Título do Trabalho: TESTE DE ADUBAÇÃO PARA PLANTAS COM ATIVIDADE MEDICINAL (PUIC, PIBIC, PUIP, Art ), Agronomia: Produção Vegetal Jasper José Zanco.
EFEITO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE CELULOSE E FÓSFORO NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO, NA PRODUTIVIDADE E NUTRIÇÃO DO Eucalyptus dunnii Celina.
SISTEMA SOLO É composto por três fases bem distintas: sólida, liquida e gasosa Fase sólida e líquida fonte imediata e reservatório de nutrientes Fase gasosa.
Manejo de solo no sistema plantio direto
Ana Paula Felipe dos Santos
Quando e quanto irrigar
Sobre o uso de métodos estatísticos auxiliares nos estágios iniciais de seleção dos programas de melhoramento de plantas Luiz Alexandre Peternelli Área.
CONCENTRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE ÁRVORES EM DUAS FLORESTAS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA BRASILEIRA, SOBRE SOLOS DE FERTILIDADE CONTRASTANTE.
ANOVA do Delineamento Em Blocos Casualizados (DBC)
Financiadora do projeto
RESULTADOS E DISCUSSÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Aula 6. Delineamento amostral
ADUBAÇÃO E CALAGEM EM ÁREA DE PRODUÇÃO DE MANDIOCA.
As perdas fermentativas por gases das silagens (PG) apresentaram comportamento quadrático positivo com adição dos níveis da torta de girassol (Figura 1).
Nutrientes de plantas e conceitos básicos sobre fertilidade do solo
RESULTADOS E DISCUSSÕES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÕES Os tratamentos Plantmax ® com jitirana (1:3), e jitirana com arisco (3:1) proporcionaram as melhores respostas no desenvolvimento inicial de.
Função Exponencial: Crescimento e decrescimento Autores: Rosana Maria Mendes Karine Angélica de Deus Iara Letícia Leite de Oliveira Simone Uchôas Guimarães.
INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO POR ALTA PRESSÃO HIDROSTÁTICA NO ÁCIDO ASCÓRBICO DO SUCO DE LARANJA ALVARENGA, J.F.R. (1) ; BISCONSIN-JUNIOR, A. (1) ; MONTEIRO,
Nomes: Cilas Pinnow Emilio Strack Maurício Sartor Wylliam Camera
As espécies vegetais: Passiflora setacea DC. (Maracujá silvestre cv. BRS Pérola do Cerrado), Passiflora quadrangularis L. (Maracujá azedo cv. BRS Gigante.
DOSES E FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MELANCIA ‘MICKYLEE’ MAURO DA SILVA TOSTA (1,2), GLEIDSON BEZERRA DE GÓES (1,3),
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
FERTILIDADE DO SOLO 1 - INTRODUÇÃO
Interação nutriente - solo
ACIDEZ DO SOLO Introdução
EXPERIMENTOS FATORIAIS
(2) a a a a a a a a b b Figuras 1 e 2 – (1) Número de nódulos (NN) e (2) massa seca de nódulos (MSN), aos 35 dias após a emergência, da cultivar de feijão-caupi.
SUPERFÍCIE DE RESPOSTA Pâmela Serra de Souza
Transcrição da apresentação:

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CARVÃO VEGETAL E ESTERCO DE GADO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE Enterolobium cyclocarpum (Jacq.) Griseb. Autores - Élson da Costa Passos, Newton Paulo de Souza Falcão, Gina Janet Vargas. Objetivo geral - determinar a melhor combinação de carvão vegetal e esterco de gado como substrato para produção de mudas da Fava. Objetivos específicos Avaliar o efeito das doses crescentes de carvão vegetal moído e do esterco de gado na disponibilidade de nutrientes; Avaliar a influência desses compostos na produção de biomassa aérea e no estado nutricional das mudas. Determinar a influência desses compostos orgânicos na biomassa da raiz e na formação de nódulos.

MATERIAL E MÉTODOS LATOSSOLO AMARELO distrófico típico, área de capoeira, com 25 anos, localizada na EEFT do INPA. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 5² = 25 tratamentos, 5 repetições, totalizando 125 unidades experimentais. Os fatores de estudo foram: cinco doses de carvão vegetal moído (0%, 20, 40, 60 e 80 t há-1) e cinco doses de esterco de gado (0, 10, 20, 30 e 40 t há-1). Análises dos dados - análise de variância para as combinações doses de esterco e carvão vegetal, seguido de teste de Tukey (5%), por meio do uso de GLM, e regressão polinomial (superfície de resposta), pelo emprego do programa estatístico SYSTAT 10.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Fig. 1 A aplicação de doses crescentes de carvão vegetal afetou de forma quadrática o crescimento das plantas (Fig. 1). O tratamento que recebeu a dose máxima de de esterco de gado na ausência de carvão foi quem apresentou a maior peso da matéria seca da parte aérea (Fig. 1). O total de nódulos aumentou de forma linear com o aumento das doses de carvão na ausência do esterco, enquanto que as doses crescentes de esterco afetaram de forma negativa a formação de nódulos na fava (Fig. 2). Fig. 2

A matéria seca do sistema radicular apresentou resposta linear e positiva com o incremento das doses de esterco (Fig. 3) A interação carvão esterco foi positiva até a aplicação de 60 t ha-1 de carvão, seguindo de uma queda (Fig. 3) O fósforo disponível e o potássio trocável apresentaram os valores mais altos quando se combinou 40 t há-1 de esterco e 40 t ha-1 de carvão vegetal (Fig. 4). Fig. 3 Fig.5 Fig. 4

O valor mais alto de Ca trocável foi alcançado quando se combinou a dose máxima de esterco com 60 t ha-1 de carvão vegetal (Figura 6). Para todas as combinações testadas o Mg trocável apresentou resposta linear e positiva (Figura 7). Fig. 6 Fig. 7

As doses crescentes de carvão vegetal aumentaram de forma linear o pH do solo, na ausência do esterco (Fig. 8); As doses crescentes de esterco não mostraram aumentos expressivos no pH do solo, na ausência do carvão vegetal (Fig. 8); O aumento simultâneo das doses de esterco e do carvão vegetal proporcionaram aumento no pH do solo (Fig. 8) O teor de Al trocável diminuiu, substancialmente, com as doses crescentes de carvão vegetal, na ausência do esterco e vice-versa (Fig. 9). Fig. 8 Fig. 9

INPA – CT-PETRO – FINEP - PETROBRAS AGRADECIMENTOS INPA – CT-PETRO – FINEP - PETROBRAS Jose Edivaldo Chaves, Orlando da Silva, Sandoval do Nascimento Morais, Antônio do Nascimento Morais, Jonas de Oliveira Morais, Rui Pereira Meneses, Kalry Koga Preste, Wanderlan Camilo de Souza e demais companheiros da PARENTE ANDRADE.