Educação Infantil do e no Campo (EIC)

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Transcrição da apresentação:

Educação Infantil do e no Campo (EIC) Infraestrutura e proposta pedagógica: um olhar para escolas do Nordeste Fernanda Leal (UFCG-UAEd/NIEPI) Fórum de Educação Infantil do Ceará Fortaleza-CE, 08 de abril de 2014

Começando a discussão Questão recente no Brasil, dos pontos de vista político e acadêmico; História atravessada pelo diálogo entre setores do Estado (MEC-COEDI) e da sociedade civil (movimentos sociais e sindicais, universidades públicas); EIC: nova área de atuação política, acadêmica e social, que exige o diálogo entre a Educação Infantil e a Educação do Campo: Nós, acadêmicos/ativistas, reiteramos o alerta: estudiosos/ativistas da educação infantil necessitam olhar o campo, as crianças residindo em área rural; estudiosos/ativistas da educação do campo necessitam olhar as crianças de até 6 anos, particularmente os bebês (ROSEMBERG & ARTES, 2012, p. 64)

Passos na direção do diálogo… 2007: criação de um grupo interministerial de políticas de Educação Infantil para as crianças do campo; 2008: primeiro encontro ampliado para a discussão dessa temática; 2009: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009), como fruto deste movimento anterior, incorporam aspectos das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo (DOEBEC, 2002); 2010: a COEDI/MEC inclui, como parte das estratégias de consolidação das DCNEI, um dos textos fundamentais de orientações curriculares para a Educação Infantil, um capítulo sobre as orientações para a Educação Infantil do Campo. Para a produção deste capítulo, foi articulado um grupo de trabalho, que promoveu, através da SEB e da SECADI, reuniões técnicas nas cinco regiões do país e o I Seminário Nacional sobre Educação Infantil do Campo, em Brasília DF: Neste Seminário, foi apontada a necessidade de realização de uma pesquisa nacional sobre as condições de oferta e a demanda de Educação Infantil, com intuito de subsidiar ações governamentais voltadas à EIC.

Passos na direção do diálogo… 2011: São construídas as bases, políticas e acadêmicas, para a realização da primeira pesquisa nacional, que possibilitou o levantamento de dados sobre as condições de oferta e a demanda de Educação Infantil para crianças, de 0 até 6 anos, moradoras de espaços rurais.

Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos residentes em áres rural (MEC - SEB e SECADI/UFRGS, 2011-2012) Pesquisa Nacional, desenvolvida através de uma coordenação nacional e de cinco coordenações regionais: Coordenação Nacional Coordenação Geral: Maria Carmen Barbosa - UFRGS Coordenação Adjunta: Ana Paula Soares da Silva (USP/RP) e Jaqueline Pasuch (UNEMAT/Sinop) Coordenação Regional do Norte: Maria Natalina Mendes Freitas e Leandro Passarinho Reis Júnior - UFPA Coordenação Regional do Nordeste: Fernanda de Lourdes Almeida Leal e Fabiana Ramos - UFCG Coordenação Regional do Sudeste: Isabel Oliveira e Silva e Iza Rodrigues da Luz - UFMG Coordenação Regional do Sul: Simone Santos de Albuquerque e Cinthia Votto Fernandes - UFRGS Coordenação Regional do Centro-Oeste: Jaqueline Pasuch – UNEMAT/Sinop – e Tânia Mara Dornellas dos Santos - CONTAG

Equipe do Nordeste Coordenação Regional: UFCG - Fernanda de Lourdes Almeida Leal e Fabiana Ramos Pesquisadoras colaboradoras: UFCG - Kátia Patrício Benevides Campos e Luisa de Marillac Ramos   Assistentes de Pesquisa: UFCG – Josafá Paulino de Lima UFBA - Marlene Santos UFS - Maria Cristina Martins UFAL - Carla Manuella Oliveira UFPE – Patrícia Siqueira UFRN – Edna Fernandes UFC – Sílvia Helena Cruz UFPI – Marli Clementino UFMA – Fabiana Canavieira Oliveira Assistente técnico-administrativo: UFCG - Andreza Lima Azevedo

Comentários Iniciais Pesquisa que articulou o MEC, através da SEB e SECADI, universidades públicas do país, Undimes (nacional e estaduais), Uncmes (nacional e estaduais), Fóruns de Educação Infantil (MIEIB) e de Educação do Campo, a CONEC e suas representações nos estados, MST, CONTAG, dentre outras organizações da sociedade civil. Primeiro levantamento de dados, quantitativos (primários e secundários) e qualitativos, em nível nacional, sobre a oferta e a demanda de Educação Infantil para crianças residentes em área rural. Tem, por isto, uma contribuição a dar no sentido da construção de uma política pública para este segmento (crianças de 0 até 6 anos) da população rural do país. Tal levantamento lança luz para uma realidade pouco visualizada nas políticas públicas de educação (seja infantil, seja do campo), uma cobertura incipiente em termos quantitativos e, mais ainda, em termos qualitativos.

A pesquisa no Nordeste Região que contém o maior número de crianças residentes em área rural e maior número de escolas no país. Distribuição dos municípios e crianças da população do estudo, por região Região População rural de 0 a 6 anos – IBGE Municípios na população Número de crianças % Número de municípios Centro-Oeste 180590 5 450 8 Nordeste 1781308 50 1762 33 Norte 670501 19 430 Sudeste 554188 16 1593 30 Sul 360321 10 1132 21 Total 3546908 100 5367 Fonte: Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural” (MEC/SEB/UFRGS, 2012).

A pesquisa no Nordeste Distribuição da população de escolas nos municípios da população, por região Região Número de escolas % Centro-Oeste 2899 3,7 Nordeste 43877 55,9 Norte 9817 12,5 Sudeste 14425 18,4 Sul 7430 9,5 Total 78448 100,0 Fonte: Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural” (MEC/SEB/UFRGS, 2012).

A pesquisa no Nordeste Ausência de proposta pedagógica específica para a EIC. Mas, também, pela forma como as crianças de 0 a 6 anos entram na educação formal, há uma ausência de proposta pedagógica específica para a própria Educação Infantil. Condições infraestruturais precárias e/ou inadequadas para o acolhimento das crianças pequenas: 0 a 3 anos e 4 a 6 anos. Entrada das crianças pequenas (0 a 6 anos) na educação formal pela “porta” do Ensino Fundamental – formato de classes multisseriadas.

Pesquisa qualitativa: A ação 3 na Região Nordeste Realizada em seis municípios, distribuídos em seis estados da região Nordeste (denominados, no intuito de preservar as suas respectivas identidades, de M1, M2, M3, M4, M5 e M6) Aspectos investigados na pesquisa qualitativa: - oferta/demanda; - concepção de creche e de pré-escola; - concepção de criança de 0 a 3 anos residente em área rural e concepção de criança de 4 a 6 anos residente em área rural; - transporte, professores, proposta pedagógica, legislação: dimensão pedagógica; - apontamentos para a Política.

Pesquisa qualitativa: A ação 3 na Região Nordeste Foram ouvidos no Nordeste 65 sujeitos, representantes das seguintes instituições: Secretarias Municipais de Educação Gestão das escolas (situadas na zona rural e urbana) Famílias usuárias   Famílias não usuárias Movimentos Sociais

Oferta e demanda Na zona rural, a oferta é mais recorrente a partir dos 4 anos: Para [a faixa etária] de 0 a 3 anos da zona rural a gente não tem procura, não tem demanda, é tanto que na zona rural a gente não oferece, só oferece na zona rural de 4 a 6 anos (Secretária municipal de Educação do M4).   [Foi informado pelo representante da Secretaria Municipal de Educação] o aumento da oferta de atendimento, mas que se restringe às crianças dos 3 aos 5 anos, sem contemplar os bebês (...) O município não faz distinção ou especificidade do atendimento da zona urbana para a rural – campo (Pesquisadoras do M6).

Oferta e demanda Nas escolas pesquisadas, verificou-se que não existem, efetivamente, condições para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos em áreas rurais, devido à ausência de creches, com infraestrutura e proposta pedagógica adequadas a essa faixa etária, nessas áreas. Os seis municípios, quando ofertam atendimento em creches de crianças residentes em área rural, o fazem naquelas localizadas na zona urbana e só recebem crianças a partir dos dois anos. Depreende-se, dessa forma, que a falta dessa cobertura nas áreas onde moram as crianças do campo determina, em grande medida, a invisibilidade da demanda para esta faixa etária.

Oferta e demanda Fala de um dos representantes dos movimentos sociais: Os pais têm muito interesse que os filhos desde bem pequenos frequentem a escola, mas não aceitam colocar as crianças na faixa etária de 0 a seis anos em transporte escolar, precário e perigoso, com estradas em péssimas condições (Representante de movimento social do M5). Para que a demanda efetivamente se revele, são necessárias condições de oferta adequadas para a educação das crianças pequenas. No que diz respeito à faixa etária de 4 a 6 anos, foi constatado que, em geral, existe atendimento em escolas que congregam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: escolarização.

Seguem orientações das SEDUCs Dimensão Pedagógica Situação das escolas pesquisadas no Nordeste quanto aos Projetos Político-pedagógicos (PPP): Municípios Não tem PPP PPP em construção PPP desatualizado Seguem orientações das SEDUCs M1 03 escolas M2 02 escolas M3 01 escola M4 M5 M6 Fonte: Pesquisa Nacional “Caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural”-2012

Rotina com as crianças e das crianças Rotina com as crianças (observadas nas escolas): O município não tem uma proposta curricular para educação infantil. Nós aqui adotamos e usamos o livro, inclusive na alfabetização. Aqui tínhamos o projeto de três anos Alfa e Beto. (Representante da Secretaria Municipal de Educação do Município 2).   A dinâmica de trabalho com as crianças de 0-3 anos não é muito diferente das de 4-6anos. Na sala das crianças de 2 anos não tem quadro de giz na parede, mas nos outros grupos sim. Todas elas fazem atividades “acadêmicas”. As atividades observadas foram: colagem, pintura, identificação das vogais. E as crianças de 4 e 5 anos estão sendo alfabetizadas com um livro didático que a diretora encontrou na secretaria de educação e trouxe para creche (Pesquisadoras do Município 1).

Rotina com as crianças e das crianças Rotina das crianças (observadas nas casas): Fora da escola, a criança tem o seu cotidiano marcado pelas relações familiares, baseadas no núcleo mínimo ao qual a criança pertence, de vizinhança e, ainda, de parentesco. Assim, a casa e a escola são os espaços nos quais as crianças realizam suas ações cotidianas com mais frequência. Segundo uma mãe do município 5, representante de família usuária, é assim a rotina de sua filha:   Vai para o colégio, almoça, dorme, brinca, faz os deveres, janta, brinca e vai dormir. Convive bastante com os primos que moram próximo. Geralmente brincam de correr, de esconde-esconde, de bola e com bicicleta. Ela gosta de assistir TV e DVDs educativos.

Rotina com as crianças e das crianças Se compararmos a rotina com as crianças e a rotina das crianças, pode-se verificar que há uma “defasagem” muito grande do brincar e da brincadeira nestes dois ambientes: a escola e a família. Tal defasagem diz respeito à passagem da criança de seu universo familiar para o universo escolar. Ou seja, nessa passagem, a criança tem reduzido um eixo fundamental na construção do currículo na Educação Infantil (BRASIL, 2009): as brincadeiras. O outro eixo, o das interações, também se mostrou mais presente no universo familiar da criança. A explicitação da rotina das crianças no ambiente escolar, por parte de diretores de escolas entrevistados e a partir das observações dos pesquisadores que foram a campo, aponta para uma sequência rígida, com poucos contatos, em termos de ações pedagógicas, entre adultos e crianças e crianças e crianças.

Condições de infraestrutura

Infraestrutura e mobiliário das escolas Foram observadas situações diversas quanto à infraestrutura dos prédios das 17 escolas visitadas. Na maioria dos municípios, as escolas necessitam de reformas, com ampliação e adaptação dos espaços, substituição de portas e janelas, além de reparos de piso e teto, e pintura: [foram encontradas] escolas, em geral, precisando de reforma para melhorar teto (com goteiras) e paredes (salitre), portão central quebrado e pintura (Pesquisadores do município 4) Em geral, as escolas necessitam de mobiliário e equipamentos adequados às crianças de 0 a 6 anos. Dois municípios pesquisados enfrentam problemas com relação ao abastecimento de água e ao armazenamento e coleta do lixo.

Infraestrutura e mobiliário das escolas Os prédios que abrigam as escolas situadas em área rural que foram visitadas reproduzem o modelo da escola urbana. São instalações que, por vezes, além de se limitarem a uma área construída pequena, não consideram os modos de vida dos diversos espaços campesinos, as necessidades e os desejos das crianças, bem como a interação com as características ambientais de onde estão localizadas. Não se caracterizam, portanto, como um ambiente da Educação Infantil preparado e organizado para que a criança possa criar, recriar e explorar o ambiente (BRASIL, 2006, p.7). O relato a seguir ilustra essa constatação: O prédio da escola é pequeno e não existe em sua arquitetura integração do espaço com a área verde do entorno (Pesquisadores do município 4).

Professores A constatação da inadequação da formação inicial dos professores no que diz respeito à Educação Infantil reflete o ainda incipiente investimento dos cursos de graduação no Brasil no que se refere às especificidades da educação de crianças de 0 a 6 anos de idade. A formação continuada tem figurado como uma saída pontual para que sejam promovidas algumas condições necessárias para uma Educação Infantil de qualidade nos municípios pesquisados, em ações formativas promovidas pelos próprios municípios ou mesmo por meio de parcerias, fato revelado nas falas a seguir: Quanto à formação continuada, [a secretária de Educação] afirma ter ações de formação semestralmente e um acompanhamento bimestral dos professores por parte dos coordenadores de educação infantil (Pesquisadoras do Município 4). ... no momento temos formações sobre Educação Infantil, Educação Musical e Educação para o trânsito até o final do ano para os professores da rede (Representante da Secretaria Municipal de Educação do município 1).  

Transporte No Nordeste, o deslocamento das crianças até a escola nos municípios pesquisados ocorre, em sua maioria, sem a necessidade de transporte escolar. Conforme dados apontados na etapa quantitativa da Pesquisa Nacional (BRASIL, 2012), está na Região Nordeste o maior número de escolas localizadas na zona rural. Este dado indica uma presença expressiva de escolas perto das comunidades rurais nesta região. Defendo a escola localizada perto da casa da criança, desde que tenha qualidade para atendê-la adequadamente (Representante de secretaria municipal de educação, município 4).  

Implicações do transporte para o deslocamento dos professores: No município 6, o representante da secretaria municipal de educação avaliou que o fato de os professores se deslocarem para as escolas localizadas na zona rural interfere na própria qualidade da oferta educacional, uma vez que, para ele, há “uma perda de tempo muito grande nos deslocamentos. Uma parte delas chega atrasada nas escolas e tem que sair cedo por causa do horário do ônibus e do segundo turno que, muitas delas, têm que assumir em outras instituições”.  

Implicações do transporte para a segurança das crianças:   Também no município 6 ficaram explícitos os perigos pelos quais passam crianças, sobretudo as menores, quando utilizam transporte escolar sem as devidas medidas de segurança. Segundo relatou uma representante de escola deste município, “três crianças vão de ônibus escolar para escola junto com os irmãos maiores que estudam na escola, ao lado do Ensino Fundamental. Todavia, são muito pequenas para a estrutura do ônibus e, por vezes, já se machucaram”.

Apontamentos para a Política Desafios a serem vencidos no âmbito da construção de uma cultura do trabalho voltado à Educação Infantil, da infraestrutura, da organização das turmas em salas multisseriadas, da falta de projetos específicos e da rotatividade de professores, conforme se pode ver nos seguintes relatos:

Apontamentos para a Política: relatos Nossos maiores desafios dizem respeito aos aspectos pedagógicos no que tange à compreensão quanto ao trabalho, à brincadeira, e à interação por parte dos professores (Representantes de secretaria do Município 5).  

Apontamentos para a Política: relatos Temos problemas quanto à infraestrutura, falta de organização, falta de projetos específicos. Temos casos aqui no multisseriado de crianças de 4 anos junto com outras de 14 anos. Isto não pode dar certo! Essa separação é certamente uma necessidade (Representantes de secretaria do Município 5).

Apontamentos para a Política: relação entre a escola e a sociedade civil organizada O representante de movimento social do município 6 – Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) - fez uma crítica à relação entre os movimentos sociais e as escolas do município. Ele afirmou que os movimentos são vistos sempre como opositores. “Os movimentos têm, assim, dificuldades de adentrar as escolas”, disse ele.

Apontamentos para a Política A noção de creche, atrelada a uma concepção assistencialista, como algo “para pobres”, foi algo destacado em um dos municípios investigados no Nordeste. É preciso avançar na construção de uma cultura ou mentalidade acerca da Educação Infantil.

Apontamentos para a Política Localização e Locomoção: implicações para se pensar o transporte de crianças pequenas na região Nordeste.

Apontamentos para a Política As famílias não usuárias também foram ouvidas no que tange às expectativas ou sugestões que teriam para a educação de suas crianças. Uma mãe do município 5 utilizou como boa referência uma creche do PROINFÂNCIA, existente em um município vizinho ao que mora. Ela disse que essa creche atende a crianças a partir de 2 anos de idade. Afirmou desejar que houvesse mais vaga para ela colocar sua filha, pois, conforme relatou: “queria tanto trabalhar! Depender de homem é a coisa mais ruim do mundo!”

Apontamentos para a Política Concepções várias de escola entre as famílias:   Gostaria que a escola cuidasse e deixasse algum espaço livre e muitas brincadeiras. As crianças brincam com brinquedos e gostam muito (Mãe, representante de família não usuária do município 1).  Precisa ter creche na comunidade com lápis e folha de papel ofício. Ficando em casa a criança aprende só o que não presta. Desejo melhor atendimento (Mãe, representante de família não usuária do município 1). Necessidade de construção de uma “mentalidade” acerca da Educação Infantil

Apontamentos para a Política Movimentos sociais e famílias não usuárias: a escola como produtora de sentidos, que extrapolam a perspectiva daqueles que têm uma relação mais direta com ela, como pais, crianças e professores.

Contatos Fernanda de Lourdes Almeida Leal Universidade Federal de Campina Grande Centro de Humanidades – Unidade Acadêmica de Educação Contatos: 83 21011213 e 21011782 lealfernanda@uol.com.br