CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE

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Transcrição da apresentação:

CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE Economia globalizada; Competição de mercado; Redução de Custos; Satisfação do cliente; Melhoria da qualidade x desempenho a longo prazo.

Custos da Qualidade =Ferramenta de Gestão= Objetivos Responder questões relativas à mensuração financeira da qualidade; Quantificar as perdas de oportunidades derivadas da baixa qualidade dos produtos e serviços; Direcionar e motivar os esforços de melhoria, através de linguagem compreendida por todos na empresa: A LINGUAGEM MONETÁRIA CUSTEIO DA QUALIDADE

Definição de qualidade Juran – Adequação ao uso; Deming - Qualidade significa atender e, se possível, exceder as expectativas do consumidor; Crosby - Qualidade significa atender às especificações; Taguchi - A produção, o uso e o descarte de um produto sempre acarretam prejuízos para a sociedade; quanto menor for o prejuízo, melhor será a qualidade do produto. CUSTEIO DA QUALIDADE

Fatores que medem a satisfação do cliente Desempenho, Estética, Facilidade de reparação, Características, Confiabilidade Durabilidade, Qualidade de Conformidade e Ajustamento para o Uso CUSTEIO DA QUALIDADE

Sistema Produtivo (Bens e Serviços) INSUMOS Produtos Refugos Processo Unid.Def. Desperdícios CUSTEIO DA QUALIDADE

Custos da não-qualidade Perdas Representam as unidades produzidas defeituosas e materiais desperdiçados no processo de produção; Perda Normal Resultado inerente ao processo particular de produção; Perda Anormal Não usuais, mas que podem ser controladas ou até evitadas; CUSTEIO DA QUALIDADE

Tratamento Contábil das Perdas Anormal Refugo Venda Produto Período Normal CUSTEIO DA QUALIDADE

Tratamento Gerencial das Perdas Identificação rápida das perdas Melhoria de qualidade Redução de custos Competitividade CUSTEIO DA QUALIDADE

Aumento de custos sem agregar valor. Desperdício Aumento de custos sem agregar valor. Atividade humana que não cria valor; Erros que precisam de retificação; Procedimentos desnecessários; Movimentações de funcionários/mercadorias sem propósito; Espera por atividade anterior não realizada no prazo. CUSTEIO DA QUALIDADE

Tipos de Desperdícios Movimentação, fila, defeitos e inspeções, tempo de ajuste, paralisação não planejada, capacidade ociosa e capacidade humana. Visualizar as fontes de desperdícios e identificar suas causas para eliminação; Sistema de redução contínua de custos – redução de desperdícios. CUSTEIO DA QUALIDADE