Metodologia da Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia Científica
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Metodologia da pesquisa
Este material é parte integrante da disciplina
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável

Metodologia para Elaboração de Problema.
Pesquisa em Comunicação
ARTIGO CIENTIFICO.
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Metodologia Científica
Artigo Científico Funções Básicas:
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
Metodologia da Pesquisa Científica
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Itens para avaliação do artigo
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
TRABALHOS CIENTÍFICOS
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Trabalho de Conclusão de Curso
Etapas da Pesquisa Científica
Orientações para escrever um Artigo Científico
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
TCC.
Metodologia da Pesquisa
Trabalho Monográfico.
Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Trabalho de Conclusão de Curso
DEFINIÇÃO DO TEMA E ELABORAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Profa Andréia Chagas Pereira Profa Ivânia Jann Luna

Monografias São textos especializados sobre um tema bem delimitado, devem apresentar um estudo aprofundado de um determinado assunto baseado na revisão bibliográfica, além da experiência e das opiniões do autor.

Monografias Monografia de revisão bibliográfica: Deve ser eleito um tema, que deve ser analisado a partir de uma apresentação crítica da bibliografia que há a respeito. A redação da monografia deve expor a opinião pessoal do autor e apresentar o tema de uma forma inovadora, não repetindo outros estudos que já tenham sido feitos.

Monografias Monografia de Pesquisa: Aborda-se um tema novo ou pouco explorado e se realiza a pesquisa com coleta de dados, na qual, se estabelece uma metodologia que será utilizada e apresenta-se e discutem-se os resultados alcançados. Para isso é importante conhecer o que já se disse sobre o tema e contribuir com algo inovador. Conselho de Ética

Monografias Monografia de Caso Prático: É assim definida quando se utiliza da experiência prática no trabalho, ou seja, quando se discute um caso clínico. Nesses trabalhos, são feitos um referencial teórico, apresenta-se o caso clínico e discute-se o caso a partir da teoria apresentada.

Estrutura Básica do Projeto e Relatório de Pesquisa 1 Introdução 1.1 Tema e Problema - “o quê?” - 1.2 Objetivos (geral e específicos) - “para quê?” - 1.3 Justificativa - “por quê?” -

Estrutura Básica do Projeto e Relatório de Pesquisa 2 Fundamentação Teórico - revisão de literatura; sustentação teórica do tema da monografia - 3 Metodologia 3.1 Caracterização do estudo/pesquisa 3.2 Definição de população-alvo 3.3 Coleta de Dados 3.4 Análise de dados - “como?” -

Estrutura Básica do Projeto e Relatório de Pesquisa 4 Desenvolvimento do Trabalho - apresentação e análise/discussão dos dados associando-se aos conceitos teóricos da fundamentação teórica - 5 Conclusão e Recomendações - resultados finais alcançados relacionados aos objetivos apresentados na introdução; sugestões quanto a estudos e trabalhos futuros - 6 Referências

Tema e Problema da Pesquisa Critérios de Escolha: Originalidade (dimensão real do problema). Relevância teórica e prática (utilidade). Viabilidade (científica, bibliográfica, metodológica, prazos, recursos, demandas reais). Interesse do pesquisador e domínio do assunto. Verificar trabalhos anteriores.

Problema da Pesquisa É realmente científico? Elaborado como pergunta; individualizado e específico. Pergunta clara e concisa, evitando duplo sentido e ‘especulações’. Não deve conter juízos de valor.

Problema da Pesquisa Exemplos Como a teoria sistêmica compreende o luto infantil e descreve o papel do terapeuta diante da morte de entes queridos na infância ? Qual a importância do grupo “Amor Exigente” na perspectiva dos membros familiares com dependentes químicos no que diz respeito à re- educação e apoio no enfrentamento e na questão do abuso de drogas?

Problema da Pesquisa Exemplos Quais as possibilidades de atuação do psicólogo sistêmico em situação de comunicação e vivência do diagnóstico de câncer ? Qual tipo de atendimento, os profissionais de psicologia que tem uma visão sistêmica de homem, podem oferecer as famílias vítimas de violência?

Objetivos da Pesquisa Geral: resultado a alcançar; dá resposta ao problema – “PARA QUÊ? PARA QUEM?” Específicos: metas e passos para alcançar o objetivo final. Os objetivos devem ser redigidos com o verbo infinitivo e é igual ao problema de pesquisa. Objetivos específicos devem ser correlacionados com a etapa de coleta e análise dos dados.

Problema de Pesquisa: Objetivo Geral: Como a teoria sistêmica compreende o luto infantil e descreve o papel do terapeuta diante da morte de entes queridos na infância ? Objetivo Geral: Descrever como a teoria sistêmica compreende o luto infantil e o papel do terapeuta diante da morte de entes queridos na infância.

Objetivos Específicos: Compreender o processo do luto infantil na visão da teoria sistêmica; Visualizar o papel do terapeuta diante do luto na infância na teoria sistêmica.

Justificativa Científica (qual a contribuição para um a determinada área do conhecimento científico); Social (qual a contribuição para a sociedade, políticas públicas, instituições e grupos);

Fundamentação Teórica Apresentação de estudos teórico- empíricos sobre o tema e/ou problema (contextualização); revisão de literatura - estado da arte. Identificação de discordâncias, pontos para aprofundamento, lacunas a serem investigadas.

Importância da Fundamentação Teórica Clareza na formulação do problema, de hipóteses ou suposições; Sinaliza o método mais adequado para estudar o problema; Identifica o melhor procedimento para coleta e análise dos dados; Orienta todo o desenvolvimento do projeto, a análise e a interpretação dos dados.

Observações para Elaboração da FT Apresentar diferentes posições teóricas, analisando-as e confrontando-as. Não é fazer resumo de cada uma delas! Argumentar com coerência, clareza e profundidade. Usar linguagem acessível e impessoal. Seguir uma seqüência lógica no texto. Fontes: obras de referência e especializadas (clássicas e contemporâneas); trabalhos científicos; internet; resultados de pesquisas. Prioridade às fontes primárias. Evitar transcrições literais em demasia; parafrasear. Nunca esqueça de citar a fonte, mesmo parafraseando as idéias do autor!

Coleta de Dados e Informações Pesquisa empírica: entrevistas, aplicação de questionários e observação. (termo de consentimento livre e esclarecido) Pesquisa documental ou bibliográfica: material bibliográfico (livros, periódicos), documentos oficiais/formais (manuais, regimentos, projetos, leis, etc.), revistas, jornais.

Redes de Informação Base de Dados Institutos e Centros de Pesquisa Bibliotecas Internet: ferramentas de procura (sites de busca) revistas virtuais endereços eletrônicos/links livrarias virtuais

Análise dos Dados O tipo e as técnicas de análise devem corresponder à caracterização da pesquisa realizada, sob o foco do problema e dos objetivos pré-estabelecidos: Descritivo-interpretativa (classificar, selecionar, codificar, explicar, etc.) - análise de conteúdo - análise documental Análise estatística (ordenação e análise dos dados a partir de gráficos, tabulações, equações matemáticas, etc.)

Regras da ABNT NBR 10520 - orientações de como se faz citação direta e indireta; NBR 6023 – orientações de como se faz as referências bibliográficas; NBR 1474 - orientações de como se faz a formatação final da monografia.

Avaliação das Monografias Relevância do tema escolhido; Objetividade ao apresentar as idéias; Coerência no desenvolvimento das idéias; Relação entre as idéias apresentadas; Bibliografia utilizada (atualizada); Metodologia científica (citações, formatações e referências); Comprometimento com as orientações; Cumprimento dos prazos estabelecidos; Desenvolvimento do aluno durante a produção do trabalho.

Sites para pesquisa www.scielo.br www.bvs-psi.org.br www.bce.unb.br www.books.google.com.br www.noos.org.br www.revistanps.com.br www.dulwichcentre.com.au www.sistemasfamiliares.com.ar www.familyprocess.org www.redsistemica.com.ar

Entrega do trabalho via e-mail Aula metodologia Definição do tema Entrega do trabalho via e-mail Tarefa – pesquisa bibliográfica relativa ao tema (livros, artigos científicos, teses e dissertações, anais de encontros científicos...); trazer ideias para o problema de pesquisa e objetivos (geral e específicos). Primeira orientação em grupo Formulação do problema de pesquisa Delineamento da pesquisa (definição dos objetivos e metodologia) Tarefa – construção do referencial teórico e instrumento de pesquisa Segunda orientação em grupo Correção do referencial teórico e instrumento de pesquisa Tarefa – aplicação do instrumento de pesquisa e organização dos resultados.

Terceira orientação em grupo Construção da análise dos resultados. Entrega do trabalho via e-mail Tarefa – Escrever a análise dos resultados utilizando o referencial teórico e conclusão; organizar o trabalho para versão final. Quarta orientação em grupo Análise final do trabalho com orientações para seu aprimoramento. 19/11/2011 Entrega Final via e- mail Tarefa – entregar a versão final do trabalho com todas as alterações sugeridas. A partir do OK da Orientadora, entregar o material para a Coordenação do Curso de Formação.

Temas para Monografia Intergeracionalidade e Casal Escolha do Parceiro Terapia de Casal Problemas na terapia de Casal Casais e infidelidade Recasamento Violência e Casal Terapia Familiar com Crianças Terapia Familiar com adolescentes Terapia Familiar na 3ª idade Família e dependência química

Temas para Monografia Família e adoção; Família e luto; Família e tempo; Família e rede social; Família e vulnerabilidade; Família e suicídio; Família e hospitalização; Família e morte; Família e gênero; Família e homexessualidade; Família e escolha profissional;

Temas para Monografia Família e educação; Família e sexualidade; Família e o judiciário; Família e doença crônica; Família e migração; Família e doenças psiquiátricas; Novas configurações familiares; Ciclo vital; Comunicação; Intervenção sistêmicas na comunidade; Trabalho com famílias na comunidade;

Temas para Monografia Mediação; Vivências do papel de terapeuta; Coterapia e interfaces; Grupos e grupoterapia; Crenças e valores familiares; Fratrias; Separação e guarda dos filhos; Terapia familiar e espiritualidade; Atendimento psicológico social; Terapia narrativa; ...