1 OS DESAFIOS PARA UMA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE BELÉM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

PET Farmácia apresenta
Assistência Farmacêutica no SUS.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
Mauro Luís Silva de Souza
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
ESF Integralidade da assistência
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Conversando sobre Gestão de Risco em Serviços de Saúde
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Norberto Rech Diretor-Adjunto Dispensação Racional de Medicamentos: Acesso e Eqüidade PROPAGANDAUSO.
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Assistência Farmacêutica
Introdução à Farmácia Hospitalar
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Aquisição e Distribuição de Medicamentos
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Distribuição de medicamentos
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Componentes - Carlos - Carlota - Gabriely - Gerson - Luiz Eduardo.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
CRIAÇÃO DO NASF.
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU Projeto de Lei.
A ASSISTENCIA FARMACÊUTICA NO MODELO DE ATENÇÃO DO SUS CARMEN LAVRAS Abril 2015 I Congresso Regional Sul/Sudeste/Centro Oeste XXXI Congresso Paranaense.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

1 OS DESAFIOS PARA UMA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE BELÉM

2 Belém do Pará, portal de entrada natural da Amazônia, é uma cidade desenhada por rios, igarapés e canais. Graças a tanta água, o calor equatorial se transforma em frescor e prazer. Localizada às margens da Baía do Guajará e do rio Guamá, no estuário do rio Pará, ocupando uma área de ,30 ha, onde mais da metade representam ilhas, possui clima quente e úmido, característico da região, com um alto índice de chuvas. A cidade foi fundada em 12 de Janeiro de 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco. População, hoje, habitantes.

3

4 Objetivo Assegurar uma Política de Medicamento fundamentada na Equidade em Saúde, partindo do princípio que a “Saúde é um direito humano fundamental: acesso à saúde inclui o acesso aos medicamentos”. (Fundamentados nas diretrizes da OPAS/OMS, MS/GETAF)

5 Requisitos -Acesso: disponibilidade e custo satisfatório e justo de medicamentos essenciais; -Qualidade: qualidade, segurança e eficácia de todos os medicamentos; -Uso Racional: a promoção do uso de medicamentos terapêuticamente seguros e custo-efetivos pelos profissionais de saúde e consumidores.

6 Estratégia: Programa de Integração Ensino-Serviço-Comunidade Constitui-se na organização de ações sócio- educativas integradas e desenvolvidas sob enfoques interdisciplinares, numa perspectiva de coletivização dos trabalhos executados nas unidades formadoras de recursos humanos e de assistência em saúde, cuja lógica formal especifica o enfrentamento de questões que intervém no processo de qualificação profissional e no desempenho ocupacional nos serviços demandados pela sociedade.

7 Principais Ações Desenvolvidas PROGRAMA FARMÁCIA NATIVA  - FITOTERAPIA “Resgatando a Sabedoria Popular” (Parcerias: SESMA, MRE, CESUPA, PREFEITURA DE PONTASIEVE e UNIVERSIDADE DE FLORENÇA)

8 Principais Ações Desenvolvidas SERVIÇO DE FARMÁCIA HOSPITALAR COM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS POR DOSE INDIVIDUALIZADA NOS HOSPITAIS DE PRONTO SOCORRO MUNICIPAL “Implementando o Uso Racional de Medicamentos e uma Maior Integração entre os Profissionais de Saúde”

9 Principais Ações Desenvolvidas PROGRAMA DE FARMACOVIGILÂNCIA NOS HOSPITAIS DE PRONTO SOCORRO MUNICIPAL “Resgatando a Relação Paciente - Profissional Farmacêutico”

10 Principais Ações Desenvolvidas CENTRAL GERAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO “Assegurando a Programação, Aquisição e Distribuição de Medicamentos e Materiais Técnicos com Qualidade e Menor Custo”

11 Principais Ações Desenvolvidas PROGRAMA PILOTO DE SOCIALIZAÇÃO DA HOMEOPATIA NA REDE BÁSICA EM BELÉM “Proporcionando o Acesso a Terapias Complementares em Saúde”

12 Principais Ações Desenvolvidas IMPLANTAÇÃO DO CICLO LOGÍSTICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM BELÉM (Seleção, Programação, Aquisição,Recebimento, Armazenamento, Distribuição, Prescrição, Dispensação) “Buscando uma Maior Eficácia, Eficiência e Efetividade na Utilização de Medicamentos”

13 Principais Ações Desenvolvidas CENTRO DE INFORMAÇÕES DE MEDICAMENTOS Parcerias: SESMA, CESUPA, FARMABEM “Cumprindo o Papel de Esclarecimentos sobre os Benefícios e os Riscos da Utilização de Medicamentos”

14 Principais Ações Desenvolvidas VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MEDICAMENTOS “Resgatando os Princípios Básicos para uma Saúde Pública Respeitada”

15 Principais Ações Desenvolvidas QUALIFICAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA - MEDICAMENTOS (Farmacêuticos – Médicos – Enfermeiros) “O aprender a aprender, fazendo e servindo”

16 Principais Ações Desenvolvidas TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA: MINISTÉRIO PÚBLICO, SESMA, CRF/PA, SINDICATO COMÉRCIO VAREJISTA E PROCON “Fazendo-se cumprir a Lei 5.991/73” “Hoje, parceria serviço público e privado: programas de educação em saúde”

17 Principais Ações Desenvolvidas TREINAMENTO DE EQUIPES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM USO CORRETO DE MEDICAMENTOS: PARCERIA SESMA-GETAF/MS “Buscando aliados para o processo de esclarecimento sobre o uso racional de medicamentos”

18 Principais Ações Desenvolvidas CONCURSO PÚBLICO PARA MAIS 60 FARMACÊUTICOS/MEDICAMENTOS E 20 FARMACÊUTICOS/ANÁLISES CLÍNICAS “Ampliando horizontes para consolidar um novo paradigma para Assistência Farmacêutica” DESAFIO: TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO

19 Principais Resultados Obtidos Reconhecimento e apoio da população “Moral elevado dos farmacêuticos” Melhora da acessibilidade aos medicamentos Melhora do acesso aos medicamentos: disponibilidade, qualidade e uso racional.

20 Agradecimentos: OPAS/OMS; MS/GETAF, CESUPA, MRE, FARMABEM, CRF/PA, MP, PROCON, PMB Carlos Alberto Pereira Francisco Pacheco Geraldo Luchesi José Augusto Alves Dupim Márcia Passos Nelly Marin Jaramillo Silvia Storpirtis Suzana de Ávila Tarcísio Palhano Vera Lúcia Luiza Victor Hugo Travassos da Rosa Silvio Machado

21

22

23

24

25