COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENEM 2010 Profa. Lorhaine F. do Amaral
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
“Proposta de atividade, esboço inicial”
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Mediação e Linguagem II

SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Redação nos vestibulares
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
Caderno Interfaces Curriculares
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Professores Coordenadores Ensino Fundamental Anos Finais
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Redação para ENEM CASDVest Redação para ENEM CASDVest 2013.
Textualidade e textualização
A estrutura do texto escrito: interação a distância
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Redação UEM Gêneros textuais
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
GÊNERO TEXTUAL PROCURAÇÃO: CONCEITO E FORMA
Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?
Critérios para correção
Zuleika de Felice Murrie
COERÊNCIA Profª. Valéria
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Estrutura do documento:
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Texto Dissertativo Argumentativo
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Prof. Benedito Salazar Sousa
Etapas de uma sequência didática
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Reescrita - conceituações
Reflexões sobre Produção Textual
Tecnologias / Produção de texto
PROVA BRASIL 2015.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. SOLUÇÃO.
Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia
Como redigir um bom texto?
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Relatório.
SENAC/SE CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS PROFESSOR DR. ANTONIO JOSÉ DOS SANTOS COSTA  Conceito de texto;  Língua falada e língua escrita; 
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Texto e relações intratextuais
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL

COMPETÊNCIA I TEMA

ASSUNTO QUE SE QUER PROVAR OU DESENVOLVER TEMA ASSUNTO QUE SE QUER PROVAR OU DESENVOLVER

TEMA Na Produção Textual, o Tema deverá ser desenvolvido de acordo com determinações TEMÁTICAS E SITUACIONAIS da proposta de redação

COMPETÊNCIA II Gênero

TODO TIPO DE TEXTO ORAL E ESCRITO GÊNERO TODO TIPO DE TEXTO ORAL E ESCRITO

GÊNERO Espera-se que o aluno consiga: Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gênero (esses elementos informam o gênero). Ex: Carta/receita

COMPETÊNCIA III COESÃO E COERÊNCIA

COESÃO E COERÊNCIA Organização do texto.

COESÃO E COERÊNCIA Espera-se do aluno que organize o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos e textuais necessários para sua construção.

COMPETÊNCIA IV Registro

Ex: Paragrafação, acentuação, ortografia REGISTRO Espera-se que o aluno seja capaz de APLICAR AS CONVENÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA E DO SISTEMA DE ESCRITA Ex: Paragrafação, acentuação, ortografia

COMPETÊNCIA V PROPOSIÇÃO

PROPOSIÇÃO DEFESA OU NÃO DE UMA IDÉIA

PROPOSIÇÃO Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema.