Mestranda: Edimara Mezzomo Luciano Orientadores: Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Apoio: FAPERGS Mapeamento das Variáveis Essenciais ao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Estudos Econômicos Sincor-SP
O que é gestão financeira
Sistema de Informação Gerencial
PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
A Tomada de Decisão segundo o comportamento Empreendedor:
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Defesa de Dissertação de Mestrado
Marketing: Introdução
PROJETOS INDUSTRIAIS I
LOGÍSTICA Operador Logístico.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Segmentação de mercado
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade de Brasília
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
PLANO DE NEGÓCIO.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
CONSULTORES ASSOCIADOS LTDA
Departamento Jurídico-Financeiro
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Função da Administração:
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
INDICADORES ESSENCIAIS PARA DIAGNÓSTICO E SUPORTE
MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Administração de Marketing
Controle de estoque.
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
Ângelo Rogério Meneghetti – GESID/PPGA/EA/UFRGS Mestrando: Ângelo Rogério Meneghetti Orientadores: Prof. Dr. João Luis Becker Prof. Dr. Henrique Freitas.
Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
MARKETING BÁSICO Módulo IX – A Pesquisa de Mercado.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Campus de Ribeirão Preto BALANÇO PERGUNTADO.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
principalmente da tutoria,
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise das Demonstrações Contábeis
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Planejamento Estratégico de Marketing
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Plano Operacional Profa. Bruna Panzarini
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Mestranda: Edimara Mezzomo Luciano Orientadores: Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Apoio: FAPERGS Mapeamento das Variáveis Essenciais ao Processo Decisório nas Empresas Gaúchas do Setor Industrial Alimentar

 Tema e justificativa  Objetivos  Método de pesquisa  Resultados  Conclusões A GENDA

T EMA E J USTIFICATIVA u Importância do processo decisório para as empresas. u Necessidade de entender e orientar o decisor durante o processo de tomada de decisão. u Grande disponibilidade de informações. u Necessidade de tomar decisões de maneira rápido e com riscos menores. u Mapear o que o decisor considera importante na tomada de decisão.

O BJETIVO G ERAL Definir um conjunto de variáveis que os decisores percebem como essenciais ao tomarem decisões nas diversas áreas de gestão, elencando-as por incidência.

Identificar, através de revisão de literatura, de experiência prática e de pesquisa em uma amostra selecionada, um conjunto de variáveis essenciais ao processo decisório; Verificar se existem diferenças entre o conjunto de variáveis essenciais em cada área de gestão (pessoal, materiais, vendas, financeira, produção, estratégica); Identificar relações entre as variáveis identificadas, o que permitirá compreender os decisores quanto às suas necessidades de suporte ao processo decisório, isto constituindo um referencial para confrontar novas situações. O BJETIVOS E SPECÍFICOS

M ETODOLOGIA DE P ESQUISA Estratégia exploratória Método survey (30 empresas) Coleta de dados entrevista e correio (23) (7) Instrumento questões abertas (47) Área de aplicação indústria alimentar gaúcha médias e grandes empresas (75) Respondentes Diretores e gerentes Análise de dados Qualitativa - análise de conteúdo Quantitativa- incidência de variáveis

Conjunto de variáveis Variáveis essenciais por área funcional Situações de decisão Variáveis Literatura Grupo de especialistas Consolidar variáveis legitimidade suficiência não excessividade Survey Um setor industrial Variáveis essenciais ao processo decisório Pré-teste D ESENHO DE P ESQUISA

V ARIÁVEIS

Em recente pesquisa realizada pelo departamento de marketing, constatou-se uma certa insatisfação dos clientes. O que você faria? ______________________________________________________ ______________________________________________________ Explique o mais detalhadamente possível em que você se baseou para tomar suas decisões. ______________________________________________________ ____________________________________________________ No verso desta folha, por favor faça um esboço dos principais elementos considerados na sua decisão e suas respectivas relações. Sua empresa precisa estar atenta diariamente ao que acontece dentro e fora dela, para manter-se competitiva e rentável. Sendo assim, várias são as preocupações de seus administradores, monitorando continuamente variáveis econômico-financeiras, de pessoal, mercadológicas, de produção e estratégia da empresa. I NSTRUMENTO

R EFINAMENTO DO I NSTRUMENTO (pré- teste) LocalQuantidade respondentes (aproximadamente) Quantidade de questões (aproximadamente) turma do 8º nível do curso de Administração da UFRGS 30 3 turma do curso de Especialização em Gestão do PPGA/EA/UFRGS 402 turma do curso de Gestão da Qualidade, do SEBRAE 20 6 (as da área de ‘Pessoal’)

E MPRESAS

R ESPONDENTES Quantidade60 respondentes (2 respondentes por empresa, em média) Cargo28 diretores 32 gerentes (produção, na maioria) (área comercial, na maioria) SexoMasculino, na maioria (apenas 5 mulheres) Idade40 anos, em média (a maioria entre 30 e 50 anos de idade) Experiência profissional 22 anos de tempo de serviço, em média (mínimo 5 anos, máximo 60 anos) Trabalho na empresa 14 anos, em média (maioria com até 20 anos) Escolaridade2º grau, curso superior e especialização (17) (25) (17) 1 respondente com 1º grau completo

C ONFIRMAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DO CONJUNTO DE VARIÁVEIS 1. Salário 2. Benefícios 3. Qualificação 4. Ambiente 5. Qtd. de funcionários 6. Qtd. de estoque 7. Valor de estoque 8. Giro de estoque 9. Fornecedores 10. Market share 11. Volume de vendas 12. Demanda 13. Satisfação dos clientes 14. Sazonalidade 15. Logística 16. Marketing/ divulgação Pessoal Vendas Materiais R ESULTADOS Variáveis incluídas após a análise de dados

17. Lucro 18. Faturamento 19. Custo 20. Preço 21. Liquidez 22. Margem de lucro 23. Rentabilidade 24. Endividamento 25. Patrimônio 26. Inadimplência 27. Taxa de juros 28. Investimentos 29. Margem de contribuição 30. Produtividade 31. Tecn. da produção 32. Capacidade produtiva 33. Desperdício 34. Volume de produção 35. Qualidade 36. Tecn. do produto 37. Mix 38. P&D 39. Impacto ambiental 40. Política governamental 41. Concorrência 42. Associação de classe 43. Mercado 44. Risco 45. Imagem da empresa Financeiro Produção Ambiente

V ARIÁVEIS MAIS CITADAS

V ARIÁVEIS MAIS CITADAS – “ ESSENCIAIS ”

P ERFIL D ECISÓRIO DAS E MPRESAS Fornecedor Tipo de administração Variáveis mais consideradas Cooperativada (7)Qualidade (4), Satisfação dos clientes (2) Familiar (11)Qualidade (7), Custo (3) Profissionalizada (12)Qualidade (4), Custo (2) Fornecedor Região geográfica Variáveis mais consideradas Metropolitana (8) Planalto (7) Qualidade (3), Custo (2) Qualidade (4), Custo (2) Serra (2)Preço (1), Qualidade (1) Alto Taquari (3)Custo (1), Produtividade (1) Vale do Rio Pardo (5) Central (1) Qualidade (4), Satisf. dos clientes (1) Qualidade (1), Satisf. dos clientes (1) Noroeste (2)Qualidade (1)

P ERFIL D ECISÓRIO DAS E MPRESAS (cont.) Fornecedor Atividade Variáveis mais consideradas Refeições e conservas (7)Qualidade (3) Abate de animais (16) Leite e laticínios (4) Massas e biscoitos (3) Qualidade (8), Satisf. dos clientes (2) Qualidade (2), Satisf. dos clientes (1) Balas e caramelos (3)Custo (2), Produtividade (1) Padaria, confeitaria (1)P&D (1) Moagem de grãos (6) Diversos e rações (10) Qualidade (5), Custo (2) Qualidade (5), Custo (3)

V ARIÁVEIS MAIS CITADAS EM CADA Á REA F UNCIONAL O número entre parênteses refere-se à quantidade de empresas que citaram a variável

Macro Variáveis Essenciais PessoalMateriaisVendasFinanceiroProduçãoAmbiente Materiais Fornecedores (107) Vendas Vol. Vendas (110) Demanda (87) Financeiro Custo (249) Preço (126) Rentabilidade (113) Produção Qualidade (163) Tec. Produção (90) Ambiente Mercado (140) Concorrência (134) Os valores ressaltados correspondem aos 3 valores mais citados V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: Macros X Variáveis ‘ESSENCIAIS’ (por quantidade de citações)  D e c i s õ e s s o b r e... 

Macro Variáveis Essenciais PessoalMateriaisVendasFinanceiroProduçãoAmbiente Materiais Fornecedores (107) Vendas Vol. Vendas (110) Demanda (87) Financeiro Custo (249) Preço (126) Rentabilidade (113) Produção Qualidade (163) Tec. produção (90) Ambiente Mercado (140) Concorrência (134) Os valores ressaltados correspondem aos 3 valores mais citados V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: Variáveis ‘ESSENCIAIS’ X Macros (por quantidade de citações)  Influência em... 

V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: distribuição nos grupos (por quantidade de citações) Essenciais Muito Importantes Pouco importantes Pessoal-212 Materiais1--3 Vendas2-4- Financeiro3235 Produção35-1 Ambiente2231 Não-programadas conhecidasNão-programadas inéditas MATERIAIS PESSOAL VENDAS PRODUÇÃO AMBIENTE FINANCEIRO

Macro Macro / Variáveis PessoalMateriaisVendasFinanceiroProduçãoAmbiente Pessoal AMBIENTE Materiais FORNECE- DORES Vendas DEMANDA Financeiro CUSTO PREÇO Produção PRODUTI- VIDADE QUALIDADE TECN. PRODU- ÇÃO QUALIDADE Ambiente MERCADO CONCOR- RÊNCIA MERCADO Variáveis ESSENCIAIS Variáveis MUITO IMPORTANTES MIX V ARIÁVEIS MAIS CITADAS: Macros X Macros (pelo número de empresas que citaram as variáveis)  D e c i s õ e s s o b r e...   Influência em... 

C ONCLUSÕES Confirmação e complementação do conjunto de variáveis; Conjunto de variáveis ‘Essenciais’; Conjunto de variáveis ‘Essenciais’ em cada área funcional; Perfil decisório da empresa; Relações entre macros e variáveis mais citadas; (?) não foi considerada (!) foi considerada Mercado X market share (?) Macro Materiais = Mercado e produtividade(?) Macro Vendas X rentabilidade (?) Qualidade X Macro Pessoal (?) Custo = produtividade e quantidade de funcionários (!) Macro Pessoal = 1º - custo, 2º - produtividade, 3º ambiente (!) Salário = concorrência x associações de classe (!) Risco = grupo ‘Muito importantes’ (!) Processo decisório no setor industrial alimentar é de grande complexidade;