Métodos e níveis de análise em Psicologia Cognitiva

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Transcrição da apresentação:

Métodos e níveis de análise em Psicologia Cognitiva UFMG – FAFICH - DPSI Psicologia Experimental III Prof. Gustavo Gauer

Experimentação em Psicologia Cognitiva Componentes do método experimental: Comparação entre medidas da Variável Dependente (VD) Manipulação da introdução da Variável Independente (VI) Controle das variáveis confundidas Delineamentos experimentais Inter-sujeitos: condições da VI manipuladas diferentemente entre os grupos experimental e controle Intra-sujeitos: condições da VI manipuladas entre os ensaios do mesmo sujeito => TAREFA COGNITIVA

Paradigmas em PC Paradigma é uma forma de organizar um procedimento (tarefa + delineamento) para estudo de algum conceito em psicologia cognitiva Paradigmas “clássicos”: Stroop (atenção) DRM (falsas memórias) Escuta dicóica (atenção dividida) Tarefa de Seleção de Wason (tomada de decisão) ...

Paradigma de Stroop: Interferência na atenção azul roxo azul verde vermelho amarelo verde vermelho roxo azul vermelho amarelo Procure dizer os nomes de cada uma das cores dos retângulos acima

Paradigma de Stroop: azul roxo azul verde vermelho amarelo verde vermelho roxo azul vermelho amarelo Procure dizer os nomes de cada uma das cores das letras acima

Paradigma de Stroop: azul roxo azul verde vermelho amarelo verde vermelho roxo azul verde amarelo Procure dizer os nomes de cada uma das cores das letras acima

Paradigma de Stroop: azul roxo azul verde vermelho amarelo verde vermelho roxo azul vermelho amarelo Evidência: O tempo que se leva para dizer os nomes das cores na última linha de estímulos é significativamente maior que nos outros dois conjuntos Fenômeno: Interferência de um aspecto distrator do estímulo sobre o aspecto de interesse na ordem da tarefa Explicação (modelo): sistemas neurocognitivos concorrentes para atenção a diferentes aspectos do estímulo; maior treinamento (em adultos) no aspecto semântico; alta exigência de recursos para o processo de inibição

Stroop modificado: Stroop clássico Emocional (palavras +, -, neutras) VERMELHO AZUL VERDE AMARELO PRETO Stroop modificado: Emocional (palavras +, -, neutras) ESCURO CALMO TENSO RÁPIDO COMUM BAIXO TRISTE ESTRANHO FERIDO SOLTO LONGO PRONTO Semântico (substantivos, verbos, adjetivos) CANTAR FIXO MESA LETRA PRETO ENTRAR COMUM PEDIR CORDA FALSO MENTIR LARGO

Níveis de Evidência (A. Damasio, 1994; 2000) Acesso direto (o próprio organismo pode conhecê-los) Fenomenal (auto-relato de estados da consciência) Comportamental (relato do que é observável em si e nos outros) Comunicacional (interação mediada pela linguagem) Acesso indireto (apenas em outros organismos, e/ou por meio de instrumentos e inferência) Anatômico (estrutura do organismo) Fisiológico (funcionamento do organismo) Neural (organização do SNC) Cognitivo (modelo do funcionamento dos processos mentais)

Níveis de análise dos processos cognitivos Psicobiológico (neural) Ativação de redes neurais nas estruturas do sistema nervoso Cognitivo (mental) Sistemas de conhecimento (na forma de modelos cognitivos) Comportamental Respostas do organismo diante das demandas do ambiente Fenomenal Experiência em primeira pessoa

Exemplo: linguagem Psicobiológico Fenomenal Comportamental Cognitivo Processamento visual inicial Processamento auditivo inicial Cognitivo Reconhecimento visual da palavra Reconhecimento auditivo da palavra Associação semântica Psicobiológico Codificação pré-motora Controle motor da fala Fenomenal Comportamental

Evidência em psicologia cognitiva Comportamental Observação e registro da resposta do organismo Cognitiva Qualificação da resposta à tarefa – desempenho e exatidão, tempo de reação Fenomenal Análise de auto-relatos Psicobiológica Imagem de áreas SNC na execução de tarefas Execução de tarefas na presença de lesões, fármacos

Tempo de Reação (Donders)

Análise de tarefa e Método Subtrativo Definição precisa e inequívoca dos componentes da tarefa Lógica subtrativa Componentes do TR (Donders) Premissa de processamento serial e descontínuo Um estágio é finalizado antes que o outro inicie Seria possível inserir ou retirar estágios de processamento da tarefa, aferindo a diferença no tempo de reação (inserção pura) Adequado para tarefas simples

Método subtrativo

Exemplo: memória autobiográfica Comportamental Reconhecimento de uma fotografia que eu tirei ontem, em contraste com uma que alguém tirou do mesmo lugar Cognitiva A tarefa demanda processos de recuperação episódica, imaginação visual, processamento auto-referente Fenomenal Sentimento subjetivo (certeza) de haver efetivamente tirado aquela foto daquele ângulo Neural Ativação de áreas pré-frontais, hipocampais, visuais e parahipocampais

Exemplo: Paradigma fotográfico Cabeza, R., Prince, S. E., Daselaar, S. M., Greenberg, D. L., Budde, M., Dolcos, F., LaBar, K. S., & Rubin, D. C. (2004). Brain activity during episodic retrieval of autobiographical and laboratory events: An fMRI study using a novel photo paradigm. Journal of Cognitive Neuroscience, 16, 1583-1594. Paradigma fotográfico: Participantes orientados a fotografar partes do campus com câmera digital Tarefa: reconhecer as fotos tiradas por eles próprios, misturadas a fotos tiradas pelos outros participantes Acuidade: reconhecimentos verdadeiros, reconhecimentos falsos e omissões FMRI: CPF medial, regiões parahipocampais e visuais, hipocampo