O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simulação de Sistemas Antonio J. Netto AULA1.
Advertisements

Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Laboratório de Neurociências
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Introdução à Bioinformática
CONCEITOS ELEMENTARES
Expressão génica.
Literacia científica o que é?
Centrado na arquitetura
FACULDADE DOS GUARARAPES
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
1 Data Integration in a Bandwidth-Rich World Ian Foster and Robert L. Grossman Universidade Federal Fluminense Doutorado em Computação – Engenharia de.
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
USABILIDADE.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.
Introdução à expressão gênica
Métodos de Análise de Expressão Gênica
Genômica funcional e metagenômica
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
[Clayton J Pereira] [Leonilson Kiyoshi] [Prof. Dr. Vitor Leite]
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
Núcleo de Pós-Graduação
Engenharia Genética.
Tecnologia da informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
GRADE Conceito Histórico –NASSA’s Information Power Grid (Primeira) “A” GRADE e “uma” GRADE; GRID Middleware –Exs: Condor, GLOBUS e Unicore;
Fundamentos de Metodologia
Sistemas Especialistas
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Metodologia de Pesquisa
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Bancos de Dados Natália F. Martins. BD de Seqüências Há uma quantidade gigantesca de informação sobre biomoléculas em BD públicos Mais de 348 BD –BD de.
Diogo Silva Nº  1988 NCBI- Banco de dados público contendo sequências de DNA dos mais diversos organismos  1995 Técnica do microarranjo -perfil.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Experimentação Algorítmica
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Introdução à Bioinformática
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Inferência de redes gênicas por métodos de seleção de características
Introdução a Banco de Dados Aula 04
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação
Integração.
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional Katia Guimarães 2008/2.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Clustering Algorithms for Gene Expression Analysis Pablo Viana Fagner Nascimento.
Kátia de Paiva Lopes Orientador: Sandro Renato Dias Departamento de Sistemas de Informação Faculdade Fabrai-Anhanguera 1.
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Alinhamentos Múltiplos
Gestão do Conhecimento e da Informação
Aplicações em Redes Neurais Artificiais De acordo com Turbam, McLean e Wetherbe (2004), “a computação neural também pode ser combinada com outros sistemas.
REDES COMPLEXAS Rafael Dahis Engenharia de Computação e Informação UFRJ Redes de Computadores II – 2009/2 Professores: Luis Henrique Otto.
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Inteligência Artificial
SISTEMA SIM e CRM Aula 12.
FERRAMENTAS DE ANÁLISE MOLECULAR
EPIGENÉTICA.
Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Sistemas Multimídia Distribuídos
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
Transcrição da apresentação:

O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática CPS 830 - Trabalho Cooperativo Suportado por Computador - 2002/3 Prof: Jano Moreira de Souza O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática Yura C. Ferreira

Objetivo “Apresentar as principais características e desafios da Bioinformática, fusão das Ciências Biológicas com a Ciência da Computação”

Introdução A Biologia passa a ser uma ciência fortemente baseada em dados. Novas tecnologias que permitem catalogar, organizar, manipular e minerar grandes quantidades de dados.

Questões a serem respondidas Como esta informação é codificada, armazenada, decodificada e utilizada em sistemas biológicos? Quais seqüências regulares, são indicadores da existência de uma proteína funcional? Como podemos caracterizar a sintaxe (gramática) e a semântica (significado) das seqüências macromoleculares? Como centenas de genes interagem durante a vida de forma a coordenar processos biológicos específicos de interesse como, desenvolvimento neurológico, doenças e envelhecimento?

Principais Temas em Sistemas de Bioinformática A natureza dos dados biológicos; Armazenamento, análise e recuperação de dados; Modelagem computacional e simulação; Integração de informações biologicamente significantes; Data mining; Processamento e Visualização de imagens; Fechando o Ciclo.

A Natureza dos Dados Biológicos Resultados baseados em métodos bastante rígidos de coleta, análise e checagem dos dados . Bioinformáticos lidam diariamente com dados bastante crus. Resultados obtidos são encarados com bastante ceticismo pela comunidade científica.

A Natureza dos Dados Biológicos Dados experimentais iniciais incluem erros experimentais (sistemáticos ou aleatórios). Experimentos são caros em termos de profissionais, reagentes, equipamentos e tempo É necessário combinar o raciocínio indutivo baseado nas informações biológicas existentes, com os novos resultados dos experimentos. Caracterizar e quantificar a incerteza presente nos dados.

Armazenamento, Análise e Recuperação de Dados Análise dos dados, tal como significância estatística, clusterização, ou busca por padrões. BLAST (Basic Local Alignment Search Tool) compara a nova seqüência de DNA com todas as outras seqüências presentes no banco de dados de forma a encontrar as seqüências mais similares a ela. Construir algoritmos eficientes que permitam selecionar melhor as informações retiradas deste mar de dados, bem como agregar informações de valor aos mesmos.

Modelagem computacional e simulação Exerce um papel central, para a compreensão de muitos dos fenômenos biológicos. O uso da análise numérica e da modelagem computacional permite responder questões do tipo “A que taxa uma dada enzima catalisa o processo de divisão celular?” A revista Science apresentou os principais projetos em sistemas biológicos (mar 2002), a maior parte deles se baseavam em técnicas de simulação.

Integração de Informações Biologicamente Significantes Um grande mar de dados heterogêneos. Pouca informação sobre os Dados. Dificuldade de relacionar experimentos. Desperdício de recursos caros. Recursos dedicados a restringir a navegação em domínios específicos. BioCarta CyanoBase

Data Mining Localizar relacionamentos pertinentes e interessantes dentro de quantidades massivas de informação. Simplificar dados, sumarizar. Saber o que armazenar.

Processamento e Visualização de Imagens Microarrays Extração automatizada dos dados. Fornecer melhores recursos para visualização de imagens em 2D e 3D (Difícil exploração)

Fechando o Ciclo Natureza fortemente Iterativa e Interativa da pesquisa biológica. Fornecer um feedback dos estágios anteriores de um experimento. Reorganizar o layout de um microarray

Exemplos de Sistemas em Desenvolvimento Sistemas capazes de montar genomas inteiros. ATOL – Assembling the Tree of Life, árvore filogenétic, algoritmos para reconstruir estas árvores (loop). BioSig - Sistema para arquivamento e interpretação de imagens microscópicas (microarray).

Exemplos de Sistemas em Desenvolvimento Permitir o estudo de fenômenos biológicos, em diversos níveis, usando múltiplos modos de investigação. Por exemplo, pesquisadores podem estudar processos biológicos ao nível dos DNAs, RNA mensageiro “mRNA”, proteínas, enzimas, redes de reação química, ou a nível fisiológico. Cada nível fornece uma visão diferente dos mecanismos abaixo do mesmo, porém juntos poderão ser a base para se responder as perguntas biológicas existentes.

Exemplos de Sistemas em Desenvolvimento Sistema Valis Execução de estudos funcionais em genes ou famílias de genes de forma isolada ↓ Analisar todos os genes de um dado organismo, simultaneamente

Conclusões Infinidade de oportunidades Para Ciência da Computação. Unificar as Linhas de Pesquisa Cercar de maneira satisfatória determinados problemas. Risco de se perder no grande volume de informação.