As várias dimensões da comunicação do Governo Jos é -Manuel Bassat Divisão de Comunica ç ão para o Desenvolvimento, Banco Mundial Maputo, 5 de Dezembro,

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Transcrição da apresentação:

As várias dimensões da comunicação do Governo Jos é -Manuel Bassat Divisão de Comunica ç ão para o Desenvolvimento, Banco Mundial Maputo, 5 de Dezembro, 2008

Escutar Um governo pode recorrer a vários mecanismos para escutar: Plataformas para um diálogo sistemático – com agricultores, sindicatos, empresários, etc.- Monitorização dos media mas também análise das opiniões dos cidadãos expressas nos programas de rádio Reuniões comunitárias periódicas

Escutar (2) Exemplos: Ministério da Justiça do México; Sondagem Global do Banco Mundial Os estudos de opinião são mais fiáveis MAS é também muito importante mostrar que se está a escutar Estudos de opinião: inquéritos periódicos e focus groups

Consultas Trata-se de escutar mas com o objectivo explícito de obter opiniões sobre um assunto específico que poderão ser usadas na definição de uma política. e de que aqueles que têm de viver com uma política poderão ter opiniões, ideias e preocupações muito relevantes. 1 2 Assenta na premissa de que o Governo não possui toda a informação

Consultas (2) Frequentemente uma proposta é avançada para discussão: ponto de partida mas não um documento “cozinhado” Exemplo da “conversa nacional” sobre a educação em França Fóruns estruturados

Criação de consensos/ Formação de alianças O Governo pode levar a cabo as medidas necessárias para garantir o apoio em torno de uma política Assegurar que o Parlamento aloca os recursos necessários Evitar uma oposição que possa fazer descarrilar a política Facilitar a apropriação e implementação dessa política

Conhecimento Público Actividades para “socializar” uma política e assegurar que os cidadãos se familiarizam com ela Utilizar linguagem simples e línguas locais Usar os mass media Traduzir conceitos complexos em proposições facilmente compreensíveis

Mudança comportamental Por vezes o conhecimento público não é suficiente. É preciso que os cidadãos adoptem novos comportamentos Campanhas específicas dirigidas a esses grupos para garantir que o novo comportamento é adoptado. Campanha para promover um estilo de vida saud á vel entre adultos do sexo masculino na Ucrânia Que os pais mantenham as suas filhas na escola; que os motoristas passem a usar capacete, etc.

Educação Cívica Por vezes os governos têm de se envolver na educação cívica para assegurar que os cidadãos entendem as políticas e reformas propostas Se os cidadãos não estiverem cientes dos seus direitos e dos mecanismos para protegê-los, as reformas trarão poucos resultados Exemplo da modernização dos sistemas judicial e legal da Georgia Ouvir a informação, apenas, poderá não ser suficiente, tornando-se necessária uma abordagem pedagógica – evitar ser paternalista.

Fomentar a Transparência A confiança é a mercadoria mais preciosa que um governo democrático pode desejar Estar disposto e ser capaz de demonstrar que o governo não tem nada a esconder é um sinal muito poderoso A transparência é uma ferramenta chave para iniciar esse processo de criação de confiança A criação de confiança é um processo de longo prazo que requer um profundo compromisso político

Gestão de Crise Muitas vezes os profissionais de comunicação são chamados a lidar com uma situação de crise A experiência do Governo Chinês com o SARS em 2002 e com o terramoto em 2008 É essencial garantir uma boa harmonização entre a gestão e a equipa de comunicação Como em Medicina, quanto mais se investir na prevenção, menos se gasta na cura