MISSÃO FACIAP - ALEMANHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação 09h00 Recepção dos convidados (ITESCS) 09h15 Abertura e apresentação da pauta do dia (Fernando) 09h20.
Advertisements

ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
1.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Programa Bolsa Família
FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO Secretaria da Administração Penitenciária
1 Novembro/ Em 10/03/09 o Estado de São Paulo alienou o controle do Banco Nossa Caixa ao Banco do Brasil Em 11/03/09 foi constituída a Nossa Caixa.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
ELSON
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Secretaria de Educação Básica
Área de Negócios de Exploração e Produção
Ministério da Educação
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
COMITÊS 2011 / 2012
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Empreendedorismo e competitividade das médias empresas
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Rio de Janeiro – outubro/2005
Programas Sociais de Moradia Econômica
#Julho12.
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
Objetivos de hoje Apresentar situação dos acordos de resultados
HISTÓRICO A Líder Consultoria (Empresa Júnior) é uma associação civil, sem fins lucrativos constituída por alunos de graduação a AEDB que presta serviços.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
A casa do empresário desde Histórico A ACIAR foi fundada em Junho de 1979, através da iniciativa de empresários de Realeza e também com apoio da.
Apresentação da Franquia
As formações para os altos funcionários oferecidas pelo IGPDE.
por Diogo Gomes de Araújo
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
PARQUE EMPRESARIAL AJORPEME
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Promover a capacitação profissional de seus membros e dos estudantes do curso de agronomia da UFV a partir da prestação.
Bem Vindo!.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Recursos e Fontes de Financiamento
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Geoposicionamento e Prospecção
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
SAMUEL CRESPI Gerente Nacional MICROEMPREENDEDORISMO.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EVERALDO COLODETTI Secretário Municipal de Desenvolvimento Equipe Técnica – Departamento de Economia Solidária.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Disciplina: Organização do Trabalho
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

MISSÃO FACIAP - ALEMANHA Período: 12 a 21 de Agosto de 2011 Cidades visitadas: Essen Dusseldorf e Oberhausen

A CIDADE DE ESSEN Região centro leste da Alemanha. 7a. maior cidade da Alemanha. Conhecida como coração de aço. Chegou a ter 500 mil pessoas trabalhando embaixo da terra nas 32 minas de carvão que existiam. As reservas de carvão são enormes mas inviáveis economicamente.

A CIDADE DE ESSEN Essen chegou a ter 780 mil habitantes e hoje tem 580 mil Transformou-se passando de uma cidade da industrialização para uma cidade de SERVIÇOS. Foi extremamente bombardeada em 45 destruíndo 90% dos prédios. Hoje tem uma excelente infraestrutura.

ESSEN E A FAMÍLIA KRUPP A família Krupp iniciou o processo de industrialização de Essen. Chegou a empregar 130 mil pessoas. Alfredo Krupp descobriu a roda para locomotivas sem emendas. A fábrica chegou a ter 7 kms de cumprimento por 1 Km de largura.

A empresa Thyssen Krupp Alguns números que impressionam: 6 milhões de euros custa a manutenção mensal da antiga casa da família Krupp transformada em museu de arte moderna, com 45 hectares, 8000 m2 de área e 269 quartos; A Fundação Krupp investiu 55 milhões de Euros na ampliação de outro museu da cidade de Essen. A nova sede da empresa Thyssen Krupp custou 360 milhões de euros. As janelas são monitoradas por computadores e se movem conforme o sol. É uma empresa muito diversificada nos ramos de atuação, entre eles, elevadores, aço, caminhões, motores para navios.

SHOW STARLIGHT EXPRESS Teatro construído para o show de patinação em cartaz há 20 anos, sem interrupção. 7 shows por semana, está no livro dos records como espetáculo mais visto em todos os tempos, já foi assistido por 13 milhões de pessoas. Teatro com capacidade para 1600 pessoas. Atrai expectadores de diversos lugares da Europa e turistas de todo o mundo.

Câmara de Artes e Ofícios de Essen Parceria com o sistema CACB há alguns anos Ofícios: todas as atividades que se trabalha com as mãos 5000 empresas no setor de ofícios que contratam 35% dos aprendizes de Essen Há 26 núcleos setoriais nesta câmara Há várias oficinas de aprendizagem: padeiro, eletricista, carpinteiro, etc.

Câmara de Artes e Ofícios de Essen Recebe contribuições: compulsórias: as empresas são obrigadas a estarem ligadas a câmara da sua atividade e contribuir compulsoriamente para as mesmas; voluntariamente: as empresas contribuem voluntariamente para poder participar dos núcleos setoriais. (cada núcleo tem seu orçamento e contrata a câmara para prestar serviços ao mesmo)

Câmara de Artes e Ofícios de Essen Atividades desenvolvidas: Com a contribuição compulsória: transferência de algumas atividades governamentais tais como: registro das empresas, capacitação profissional dos empresários. E ainda: defesa dos interesses das atividades (legislação, tributação, questões trabalhistas, politica salarial, etc); Com a contribuição voluntária: atividades dos núcleos setoriais, desde discussão da grade curricular dos cursos profissionalizantes, treinamentos, ações em conjunto, inclusive participação em licitação.

Para ser empresário na Alemanha Há 10 anos atrás só poderia abrir uma empresa após a obtenção da titulação de mestre. Para ser mestre: há necessidade de realizar um curso na área que se pretende abrir a empresa com duração de aproximadamente 3 a 3,5 anos. Realizar uma prova na escola de mestres (em 4 áreas: teoria da área, pedagogia para ensinar, administração e gestão). Algumas atividades foram liberadas do título de mestre para abertura de empresa, entretanto, isto não diminuiu a procura pelos cursos.

Incubadora TRIPLE Z “Mina do futuro” Projeto do Conselho de Essen para desenvolvimento local Está instalado no antigo centro de profissionalização da mina (patrimônio da Humanidade (UNESCO)). A incubadora é uma Sociedade Anônima e cumpre a mesma legislação de qualquer S.A. As entidades adquiriram ações, hoje são 1500 acionistas, há empresas e cidadãos da cidade como acionistas (envolvimento das pessoas). Área utilizada de 11 mil m2 de propriedade da Prefeitura de Essen, em comodato. Há atualmente 90 empresas com 600 empregados.

Incubadora TRIPLE Z “Mina do futuro” Desde a criação passaram 256 empresas, 163 já deixaram a incubadora. Incubadora mista (diversas atividades) fomentando a sinergia entre as diversas empresas. Parcerias com empresas de consultoria para fornecerem gratuitamente, um vez ao mês apoio aos jovens empresários na incubadora. As empresas podem permanecer até por 8 anos, mas a média de permanência é de 4 anos. O contrato de aluguel é de 5 anos, podendo ser rescindido com aviso prévio de 6 meses. Muito envolvimento com o bairro, buscam integração com as escolas, oferecer serviços.

Incubadora TRIPLE Z “Mina do futuro” Para o início do projeto receberam recurso de fomento da União Européia A incubadora fica aberta 7 dias por semana, 24 horas, qualquer um pode trabalhar a hora que quiser trabalhar. O aluguel da incubadora varia de 7,25 euros o m2 para escritórios, 5,50 euros o m2 para áreas produtivas. São alugadas salas de reunião, de treinamento, etc.

GENO BANK ESSEN Vídeo COOPERATIVISMO NA ALEMANHA - INICIO EM 1850 – Criada para combater os altos juros da época, agiotas e contra a estrutura bancária que só atendia pessoas ricas e grandes empresas. RAMOS:Agrícola, Crédito, Compras atacado, Compras Varejo,Construção Civil. Baseou-se inicialmente em três princípios: AUTO-AJUDA, AUTO-ADMINISTRAÇÃO. AUTO-RESPONSABILIDADE Como no Brasil, a adesão é livre, atuam em suas áreas de abrangência e são organizadas por confederações.

GENO BANK ESSEN COOPERATIVISMO NA ALEMANHA O órgão máximo é a Assembléia Geral. Cooperativas com mais de 3.000 associados é obrigatória a indicação de representantes para votar nas Assembléias, na proporção de 100 associados = 1 delegado. O Conselho de Administração controla o órgão executivo e nomeia entre seus pares grupos de trabalho para temas específicos. A Diretoria Executiva é responsável pela execução e desempenho da cooperativa. Todo o sistema cooperativista gera 300.00 empregos mais 35.000 empregos de aprendizes.

GENO BANK ESSEN O sistema hoje está dividido: COOPERATIVISMO NA ALEMANHA O sistema hoje está dividido: 2.604 cooperativas rurais 1.900 cooperativas construção civil 1.622 cooperativas de compras atacado 1.138 cooperativas de crédito 219 cooperativas compras varejo. Está sendo criada a 1ª. Cooperativa de Energia Solar(energias alternativas) e algumas familiares (escolas, asilos)

GENO BANK ESSEN COOPERATIVISMO NA ALEMANHA 49.000 Cooperativas de Crédito em 96 paises com 177 milhões de cooperados. 50 milhões de cooperados somente na Europa 16 milhões de cooperados na Alemanha e 30 milhões de clientes (36,6% população) O sistema bancário alemão divide-se em: Bancos Privados Bancos Governamentais 1.138 cooperativas de crédito na Alemanha, 2 grandes centrais, 30 milhões de clientes, 16 milhões de cooperados, 700 Bi de captação, 600 Bi de empréstimos,

GENO BANK ESSEN Existe há 115 anos (fundada em 1896) COOPERATIVISMO NA ALEMANHA detêm capital de 66 bilhões de euros e geraram lucros de 8 bilhões de euros. São divididas em duas grandes centrais que desenvolvem os produtos, mas a alçada é de cada cooperativa. São bastante seguras o que atrai investidores. São solidárias há 70 anos para evitar que nenhum cliente seja prejudicado. De acordo com o rating de cada são definidos valores para aplicação num fundo solidário. Detêm 15% do mercado financeiro da Alemanha. Existe há 115 anos (fundada em 1896) Principio da pessoa antes do capital Cada pessoa = 1 voto Foco na sustentabilidade Crises recentes mostrou a solidez da cooperativa que disponibilizou crédito. Na última crise dos 25 maiores bancos somente o Deutsch Bank e as duas Centrais Cooperativas que não precisaram de ajuda

GENO BANK ESSEN Possuem 20% da população bancarizada de Essen COOPERATIVISMO NA ALEMANHA Depósitos a prazo e a vista: 1 bilhão de euros (12% crescimento nos últimos 2 anos) Empréstimos: 500 milhões de euros (esforço para chegar a 60% das captações em empréstimos). *Distribui 5% dividendos sobre o capital que tem como limite mínimo 250 euros por associado e máximo de 1.000 euros/capital por associado. Objetivo é gerar capital próprio. Full Banks – mesmos direitos e obrigações dos demais bancos *Não tem diferença nas taxas de juros entre a concorrência *Para atrair clientes procuram dar atendimento diferenciado, gerar serviços melhores. Possuem um sistema de drive-thru onde o cliente entra no estacionamento e, sem sair do carro, faz seu auto-atendimento. *Legislação permite que trabalhem com não-associados Possuem 20% da população bancarizada de Essen 55% Bancos Municipais (Sparkassen – lucros p/projetos sociais) 20% estatais e privados 5% estrangeiros Capital: 81 milhões de euros, sendo 41 milhões visíveis (capital da cooperativa) 17 milhões invisíveis (também capital da cooperativa) 16 milhões capital dos associados

GENO BANK ESSEN Estratégia é buscar clientes dos demais bancos COOPERATIVISMO NA ALEMANHA GOVERNANÇA 20.000 associados – em torno de mil que comparecem nas assembleias – elegem 200 delegados com mandato de 4 anos – elegem os 9 conselheiros com mandato de 3 anos – 1/3 pode ser renovado a cada ano. Conselho com um presidente e um vice. O atual presidente faz parte do conselho desde 1996 e é presidente desde 2004. Não tem limite de reeleição, só por idade. Conselheiro para a reeleição pode ter no máximo 65 anos. Conselheiro novo – no máximo 60 anos. Os diretores executivos são contratados através de processo seletivo, buscados no mercado de todo país. São profissionais de mercado Banco Central supervisiona a qualificação e audita os mesmos Hoje Geno Bank tem 40.000 clientes e somente 20.000 são associados Estratégia é buscar clientes dos demais bancos São supervisionados pelo Banco Central para o qual depositam 8% de capital. Podem emprestar até 25 % do PR Declaram lucro menor que o real (legislação permite) porque transferem para fundos silenciosos. Das sobras, 20 % são pagos em tributos e do restante 75% ficam para os fundos e 25% vão para os cooperados. 25% das sobras provêm dos juros e 75% dos produtos e serviços. Possuem um sistema de auto-avaliação com cliente oculto onde verificam cerca de 100 critérios. Foco na capitalização própria.

Camara da Industria e Comércio de Essen Atividades: Responsável por 3 municípios; cidades muito próximas; População de 960 mil habitantes; Representam interesse de 50 mil empresas: indústrias, comércio e prestação de serviços; Somente não atende os ofícios; Recebem contribuição compulsória desde a abertura da empresa; 75% das riquezas são geradas por empresas de serviços e 25% pelas demais;

Câmara da Industria e Comércio de Essen Representa os interesses dos empresários da região (Ex: parecer para abertura de um grande shopping no centro da cidade); Executa tarefas governamentais: qualificação profissional (mais de 140 profissões), contratos de aprendizagem (atualmente 10 mil aprendizes). Realização das provas (mestres). Nomeação e encaminhamento de peritos; Documentação específica para realização de comércio exterior Na Alemanha hoje há 80 câmaras distribuídas nos 16 Estados.. Desenvolvem fortemente a cooperação entre as entidades e o poder público.

Câmara da Industria e Comércio de Essen Estrutura: dividem os assuntos em grupos para serem discutidos: impostos, comércio exterior, questões legais, indústrias, profissionalização, etc. Dependendo do assunto cada grupo possui de 30 a 40 membros que elaboram suas propostas que são votadas na assembléia geral. 120 representações fora da Alemanha. A Câmra de São Paulo é a maior.SP possui 900 empresas alemãs e no Brasil 1300. A Câmara enxerga as oportunidades no exterior e as aponta aos seus associados. Entre os projetos internacionais para 2012 há missões empresariais, seminários, feiras (EX. Criação de estandes coletivos).

Câmara da Industria e Comércio de Essen O dia a dia da Câmara: Perguntas de aspectos legais para abertura de negócios; Problemas de sucessão empresarial; Assistência na concorrência dos negócios; Perito para problemas nas obras dos empreendimentos; Apoio a novos empreendimentos, apoio na obtenção do alvará; Desenvolvimento de plano de negócio; Palestras informativas. Ex. la. Quinta-feira do mês palestra que aborda o tema abertura da empresa, com presença em média de 35 a 40 pessoas. Outras atividades: Workshops sobre temas específicos: seguros, previdência privada, previdência pública; Parceria com especialistas para de forma voluntária palestrarem sobre assuntos de interesse dos empresários; Apresentação dos bancos para apresentarem linhas de crédito Dialogo permanente (mensal) com os órgãos públicos em reuniões com os empresários; Workshop de contabilidade para não contadores; Dicas sobre legislação; Workshop sobre as obrigações do empregador para com o empregado.

Centro de Eventos de Essen Sobre a Alemanha: 2/3 das 150 maiores feiras do mundo são realizadas na Alemanha; 10 bilhões de euros é o valor gasto por expositores e visitantes nestas feiras na Alemanha; 23,5 bilhões de euros em volume de negociações 220 mil empregos gerados

Centro de Eventos de Essen Duas principais funções: trazer feiras para Essen e promover feiras no exterior Fundado em 1913 110 mil m2 de área construída + 20 mil m2 de áreas livres para exposição 18 galpões de exposição 5 mil vagas de estacionamento 5 minutos a pé de 20 hotéis (2 mil leitos) Aproveitam muito todos os atrativos da cidade para divulgar o centro de eventos

Centro de Eventos de Essen 200 funcionários diretos 3200 funcionários indiretos no município Total de 5000 empregos gerados na região Cada euro gerado no centro de eventos gera 5 euros de negócios no município 60 milhões de faturamento no ano, portanto, gerou 300 milhões de negócios no município. Os investimentos são feitos pelo município e pelos recursos gerados pelo próprio parque. Obras de altíssimo padrão.

Centro de Eventos de Essen Em 2010: 15 mil expositores; 122 dias de feiras ( a cada 3 dias uma feira + tempo adicional de montagem) 1,4 milhões de visitantes de 149 países diferentes 62 milhões de euros de faturamento As maiores feiras tem duração de 5 a 9 dias.

Centro de Eventos de Essen Trabalho internacional do parque: Escritórios em Nova York, Canadá, Itália, USA e representantes em outros países. Levam as feiras que são líderes no mundo para outros países: China, Rússia, Brasil, Dubai. Objetivo: os expositores terem acesso a novos mercados e promover a marca do parque trazendo visitantes para Essen. Exemplos de feiras que são destaque: feira de jardinagem e paisagismo, feira de solda e corte, feira de carros antigos, feira de segurança.

Centro de Eventos de Essen Estrutura: 220 funcionários sendo que: 1/3 na área de manutenção, área técnica e transporte; 1/3 no apoio de realização de feiras; 1/3 captação, finanças, comunicação O diretor executivo é de carreira, está a 15 anos na casa e ingressou por processo seletivo.

Camara Regional do Ofício-Dusseldorf

Câmara Regional de Ofícios Dusseldorf. Função: - Auxiliar na organização e estruturação das Câmaras locais. Em 26 profissões preparam os mestres. Auxiliam na sucessão das empresas. 35 mil empresas precisando de sucessores. Cooperação com as Escolas para superar problema de capacitação dos jovens. Representam os empregados e empregadores. Políticas ambientais.

Agência de Trabalho de Essen Secretaria de Trabalho Em Essen há 27.600 desempregados (12%). Na Alemanha 2,9 milhões de desempregados. São 610 agências em toda a Alemanha, interligadas em rede O objetivo é levar as pessoas ao trabalho, emprego.. São clientes: empresas e desempregados Financiamento da agência: contribuição das empresas e dos empregados.

Agência de Trabalho de Essen Secretaria de Trabalho A agência paga aos desempregados uma bolsa – Limite de 01 ano – na recusa de indicações de emprego há corte do benefício (c/acompanhamento) Acompanha quem está na fase de reabilitação (saúde) Consultoria aos desempregados, análise do perfil, capacitação Apoio aos jovens com deficiência em matemática e português Realizam o encaminhamento de aprendizes, aconselhamento e orientação aos jovens para escolher o curso mais adequado (profissão).

Agência de Trabalho de Essen Secretaria de Trabalho Financiamento de até 80% do salário dos empregados quando a empresa está com dificuldades, garantindo os empregos até a reabilitação da empresa; A medida acima assegurou 7000 empregos somente na cidade de Essen Orçamento de 2010: 16 milhões de euros investidos na qualificação, nas medidas preparatórias para os jovens assumirem um trabalho e na criação de novas empresas para desempregados e mais 12 milhões de euros para complementação salarial.

Agência de Trabalho de Essen Secretaria de Trabalho

Agência de Trabalho de Essen Secretaria de Trabalho

Agência de Trabalho de Essen Secretaria de Trabalho

Câmara de Ofícios de Oberhausen

Câmara de Ofícios Oberhausen Função: Cuida de aspectos de meio ambiente, energia, sucessão empresarial, gestão das empresas, moradias. Gestão de resíduos sólidos, proteção do solo, orientação do uso de energia nas construções e obras. Baixar custo das empresas com energia. Assessorias na aquisição de equipamentos. Ambientes internos (fungos e mofos). Coleta e aproveitamento de águas de chuvas, emissões de gás em ambientes fechados. Ensino a distância. Apoio ao jovem acadêmico para ter a sua empresa.

Câmara de Ofícios Oberhausen Função: Foco em consultorias principalmente gestão e marketing. Parceria com as Universidades.Pesquisa deve ser aplicada. 36% do tempo da Câmara é no apoio a novos empreendedores. Ensinar a vender bem.

Agência de Desenvolvimento de Essen Presta serviços para investidores que querem abrir empresas em Essen Uma sociedade ltda. 50% do Município de Essen e 50% das entidades empresariais Tem como uma das principais atividades criação e disponibilização de terrenos ao empresariado Trabalham na captação de filiais de grandes empresas; Participam de feiras onde há investidores estrangeiros

Agência de Desenvolvimento de Essen Fornecem todo o suporte para os investidores, inclusive acompanhamento dando suporte para moradia, escolas, terrenos, cadastros necessários Possuem publicação em inglês e alemão com todas as informações necessárias para abrir uma empresa na Alemanha, além de portal sobre o mesmo assunto No site há comparativo com 39 países para que o investidor entenda a diferença de tributação do seu pais de origem com a Alemanha. Orçamento anual de 5 milhões de euros, destes 15 a 30% vem de comissões de vendas de terrenos.

MISSÃO ALEMANHA ! ! ! ATÉ A PRÓXIMA !!! A MISSÃO COMEÇA AGORA!