A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Profa. Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Histórico da Tutoria.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
SÉCULO XX.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
O Real, o virtual e o digital
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
O Papel do Tutor na EAD on-line
Flexibilização Curricular
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Tipos de Tutoria.
Histórico do Monitor.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Comunidade de Aprendizagem
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Facinter – Faculdade Internacional de Curitiba
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Fundamentos de Vigilância Sanitária
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI PEREIRA KARINA ROBERTA DA SILVA

Ambiente de aprendizagem nos cursos de Pós-graduação a distância - EAD Sem a presença física do professor Uso das TICS Criar ambiente interativo – CA – tele-sala ou pólo Posição de destaque para o tutor- atuação junto ao aluno Utilização de estratégias e conduzir a autonomia – ousadia e criatividade Utilizar técnicas de comunicação e competência interpessoal Comparação com Orientador Educacional e Supervisor Escolar nos cursos presenciais nas instituições escolares

Orientador e Supervisor educacional: Pedagogo que atua junto à equipe pedagógica, professores e alunos Atendimento ao aluno: individual ou grupo – alcançar realização pessoal Agente de mudança – transformar a realidade Reflexão - ação Atendimento ao professor – organização da prática pedagógica Trabalho participativo Agente de mudança – comprometimento com o processo e os resultados O ALUNO EM EAD : Sujeito adulto / Busca por promoção profissional, pessoal e/ou social / Vantagens de: tempo e horário / Informações gerais sobre o curso Vontade, interação, determinação e autonomia

TUTOR Presença indispensável nos cursos de Pós-graduação a Distância Orientar e mediar os alunos nos CA Minimizar desinteresse e evasão A importância de um ambiente de aprendizagem Motivação e comprometimento

Serviço de tutoria, formação do tutor, atuações, competências e relacionamento interpessoal Formação superior – conhecimentos de orientação e das teorias da comunicação e informação; Tarefa orientadora; domínio do conteúdo técnico- científico; habilidade de comunicação - interatividade Informar, motivar, assessorar, orientar; Orientação acadêmica, receptividade e motivação; Conclusão: Buscar atender ao máximo as necessidades dos alunos, auxiliando-os, incentivando-os à autonomia – evitar a evasão.