De Ezequiel Theodoro da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Atendimento ao Aluno
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
Letramento: um tema em três gêneros
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Enquanto isto na roça....
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
LEITURA NA ESCOLA: problemas e tentativas de solução
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Cristiane jonas Francisconi
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Mecanismos de Formação de Opinião Pública
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Educação.
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Resenha Produção de texto.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O que é ensinar história?
ELIANE PEREIRA DE BRITO
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
2008. Resenha Segundo o dicionário é uma apreciação breve de um livro ou de um escrito.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Estrutura do documento:
Produção de Texto SARESP 2011
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Ponto de partida Capítulo 3
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Concepções de linguagem e ensino de português
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática (texto 1) Duas concepções contraditórias, mas não opostas (parte.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ENSINAR a APRENDER a LER,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Transcrição da apresentação:

De Ezequiel Theodoro da Silva Alguns apontamentos sobre dois capítulos do livro Criticidade e leitura: ensaios De Ezequiel Theodoro da Silva

Pensar a realidade social, econômica, política e cultural do BR e do RS: Quais são os modos de organização e produção da existência? Quais são os valores e as dinâmicas da circulação da cultura? Qual é a relação desse universo macro com o universo presente na sala de aula?

Relações entre classes Contradições sociais e econômicas A que classe pertence cada aluno? A que classe pertence o professor? Visão de mundo Quem determina quais discursos circulam?

Leitura pelas classes oprimidas Problemas da estrutura social Vivências e carências sociais e de leitura Necessidade de consciência, racionalidade e transformação

Leitura crítica e leitores críticos como necessidade do país Sociedade conservadora onde poucos detêm o poder e os privilégios Distorção, manipulação, exclusão e dependência “os trabalhadores sem trabalho, os estudantes sem estudo, os cidadãos sem cidadania” Reprodução das crises Naturalização da barbárie

Necessidade de rebater O esvaziamento e a uniformização da linguagem A pobreza discursiva “as palavras são uniformizadas, têm seus vários sentidos congelados ou são deixadas sem sentido nenhum. Importa cada vez menos o conhecimento e cada vez mais os fatos, as notícias.”

Leitura crítica Compreender as raízes da contradição social Busca de benefícios Não aceitação de privilégios de uma minoria Contestação e questionamento X Ignorância e conformismo Estereótipo de docilidade, ingenuidade e cordialidade

Crítica Imaginário de Crítica positiva como construtiva, bem vista Crítica negativa como destrutiva, mal vista Qual é o papel de cada forma de crítica? Qual é o papel do professor na formação da criticidade do aluno?

Imaginário sobre o texto escrito Expressão da verdade, com objetividade Transmissão de informação X Desvelamento das relações de forças e das múltiplas possibilidades de interpretação Questionamento (colocar em dúvida) Desmascaramento do funcionamento da ideologia Reflexão sobre e transformação das idéias

Mercado e universo de textos multimidiáticos Pontos de vista e convicções em circulação em diferentes meios e tipos de textos Necessidade de critérios dos professores Instrumentalização dos alunos para criação de critérios próprios, análises e posicionamentos

Consequências da leitura crítica “Pela leitura crítica, o sujeito abala o mundo das certezas” “a leitura crítica sempre gera expressão: o desvelamento do SER do leitor”

Exemplos Variedade de fontes de informação sobre os assuntos estudados Diferentes interpretações ou versões sobre um mesmo tema Comparações e julgamentos Múltiplos lugares ideológico-discursivos que orientam as vozes dos escritores “desenvolvimento crescente das capacidades de julgamento, avaliação e apreciação de textos”

Leitura crítica do que circula Relacionar com busca de um Alfabetismo Pleno Identificar possíveis erros na linha de raciocínio Detectar falsas analogias, generalizações e simplificações Diferencial observações concretas e inferências do autor Identificar mudança de sentido de um termo Perceber distorções e supressões

Leitura crítica na sala de aula “raciocinar sobre os referenciais de realidade do texto” Fazer parte de um “projeto de transformação social”

Entranhas do texto e da sociedade “chegar às entranhas de um texto é, ao mesmo tempo, penetrar nas entranhas dos fenômenos da realidade na medida em que mundo e linguagem não são entidades separadas” “combatendo a simplificação ou a superficialização da realidade” “o ler as linhas, o ler nas entrelinhas e o ler para aém das linhas”