Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
O Aluno a Distância.
As Sete Leis do Aprendizado
O livro didático de ciências
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Currículo oficial de São Paulo
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Aprender a aprender no Ensino Superior Fga. Pierangela Nota Simões.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Deise Kramer Lima Fernandes
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
PROJETO DE PESQUISA LER E GOSTAR!!! Coordenadora Maria Aparecida Cagnoni Sant’Anna e Acadêmicas 3º ano Pedagogia UEG – Formosa – GO.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Metodologia para quem quer aprender
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
As 7 Leis do Ensino Eliel Unglaub, Ph.D
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Pedro Demo.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR
ARTE DE ESTUDAR Segundo Pedro Demo
NTE REGIONAL E SCOLA J OSÉ S ERAFIM R IBEIRO JARAGUARI MS PROGETEC RONAN IVO DE SOUZA.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
E.E.Antônio Nogueira da Fonseca Terenos/MS Progetec: Nayane Mertens Prof. Multiplicadora: Mercedes Goulart Sampaio.
Metodologia para quem quer aprender
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Docência universitária: repensando a aula
THE SEVEN LAWS OF TEACHING
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Transcrição da apresentação:

Progetec: Giliarde Rodrigues de Araujo Grupo 02: Aprender é estudar.

  A mente humana não pode ser instruída, nem doutrinada, pois devemos entender o sujeito como participante ativo no processo de aprendizagem;  Ambiente adequado de aprendizagem supõe atividades participativas nas quais o aprendiz se encontra envolvido e motivado; Metodologia para quem quer aprender

  Para que o aprendizado realmente ocorra, deve haver processos e dinâmicas reconstrutivas, interpretativas, sendo o aprendiz o autor;  Em geral somos instruídos a reproduzir, o que coincide com não aprender; Aprender é estudar

  Supõe autoria;  Exige pesquisa;  Pede elaboração;  Reclama leitura sistemática;  Expressa argumentos e contra-argumentos;  Habilidade de fundamentar;  Requer dedicação sistemática transformada em hábito.  Quando tratar de um professor o estudo deve ser profissionalmente; Aprendizagem adequada

  Disciplina;  Perseverança;  Motivação; Estudar exige:

  O professor precisa ler todo dia;  Não é viável motivar o gosto pela leitura no aluno, se o professor não lê;  A atitude adequada do professor deve ser: ler, estudar, elaborar e pesquisar;  O professor que aprende constantemente tem mais facilidade em ensinar. O professor e a leitura

  DEMO, Pedro. Metodologia para quem quer aprender. São Paulo: Atlas, Bibliografia