Painel – Experiências nacionais e internacionais sobre recepção e tratamento de manifestações Guillermo Jorge Brasilia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Avaliação e Relatório de Desempenho de Programas na Austrália Mark Nizette Departamento de Finanças e Administração Outubro de 2001.
Restrições de Acesso à Informação
Descendente do Tribunal Federal de Recursos (TFR) – criado há 60 anos STJ – Superior Tribunal de Justiça – Constituição de 1988 – 21 anos de história.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
1.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
1º ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS DO SETOR PÚBLICO DO MARANHÃO
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500 ANO ROTÁRIO
Relatório de Atividades da Ouvidoria do INPI 2013
Avaliação da Conformidade
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
SIT – Trabalho 5 Fernando Lange Guerra. Banco de Dados IPEA-DATA Missão: "Produzir, articular e disseminar conhecimento para aperfeiçoar as políticas.
Talentos para Inovação
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA
Premissas Dados das Microrregiões.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
O QUE É UM SISTEMA.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Relatório de Atividades da Ouvidoria do INPI 2013
Perfil, necessidades, desejos e comportamento.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Ouvidoria – Geral da União
Plano Nacional de Cultura
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
A relação das ouvidorias com os meios de comunicação
Campo Grande - Mato Grosso do Sul 1991 tridígito Decreto DOGES 2007 Seminário de Ouvidoria 2006/2007 Disque-Dengue 156 Histórico Ouvidoria.
Ouvidora da São Paulo Turismo. Criada pelo Ato DPR nº 009/2005 “Objetivo:Atuar como órgão assessor na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS DA OUVIDORIA.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
Gestão e Prática em Ouvidoria (20h) Lei de Acesso à Informação (20h) Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria – Mediação (20h) Proteção do Usuário.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
IFRO em números 8 Campi 25 Polos EAD 20 Cursos 9480 Matrículas 936 Servidores 430 Docentes 506 Técnicos Administrativos Fonte: Painel de indicadores/DGTI/PRODIN.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
Perspectivas e ações Ouvidoria-Geral da União Março 2016.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Painel – Experiências nacionais e internacionais sobre recepção e tratamento de manifestações Guillermo Jorge Brasilia, 06/11/2014

Como enfrentar o desafio de possuir múltiplas competências, que envolvem recebimento e tratamento de manifestações, bem como atividades de gestão e controle?

Gestão Como utilizar as manifestações dos cidadãos para possibilitar inovações e melhoras no serviço público?

Gestão Que instrumentos, além do relatório de gestão, podem permitir que a ouvidoria contribua para produzir informações e aperfeiçoar as políticas públicas e os serviços públicos? Como podem as ouvidorias prover orientação/ assessoramento para os cidadãos e para as demais unidades de seus órgãos? Como as ouvidorias podem “agregar valor” às manifestações dos cidadãos, isto é, como podem traduzi-las de modo que se aumente a possibilidade de dar-lhes atendimento?

Controle Quais estratégias as ouvidorias podem utilizar para corrigir falhas e antecipar problemas na prestação de serviços?

Controle Que fatores podem auxiliar a intermediação das ouvidorias com outras áreas de seus órgãos? Como podem as ouvidorias avaliar e melhorar as políticas e serviços de seus órgãos? Devem as ouvidorias controlar prazos de respostas, inclusive prazos da Lei de Acesso à Informação?

Participação Como a ouvidoria pode se consolidar como instância de participação social?

Participação Políticas de comunicação Pautas para interação com os cidadãos/ linguagem utilizada e clareza da resposta/ eficácia da resposta x uso de formalismos ou abstrações Há exemplos de boas práticas em se tratando de mecanismos de interação com a população?