Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Informática na Educação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Informática na Educação
O uso dos softwares nas escolas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Sala de Aula Virtual para Professores
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Propostas de layout Modelo 1
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Conceitos e Gerações de EAD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
10 Competências do Professor Moderno
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Softwares Educacionais – Cód
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
O computador como Meio e como Fim...
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Transcrição da apresentação:

Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação Formação de Professores e Novas Tecnologias de Comunicação e Informação Marimar M. Stahl PUC-Rio - Educação Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Sociedade Tecnológica novas tecnologias de informação e comunicação tecnológicos sociais econômicos culturais novos rumos para a sociedade Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Contexto social o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade a necessidade de suprimir o desequilíbrio entre: ricos e pobres “educados” e analfabetos “inforricos e infopobres” Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Contexto social palavras-chave para sintetizar o espírito de nosso tempo devem ser: pluralidade criatividade flexibilidade qualidade “eticidade” Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Contexto Educacional explorar as pesquisas de todas as ciências identificar as necessidades e aspirações dos indivíduos e das organizações determinar finalidades, métodos, programas, meios de ação adequados Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Adoção dos 4 pilares da educação Contexto Educacional Adoção dos 4 pilares da educação aprender a conhecer aprender a fazer aprender a conviver aprender a ser (Relatório UNESCO - Delors) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Paradigmas educacionais PARADIGMA DE TRADIÇÃO ORAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO A B PARADIGMA ATUAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO PARADIGMA BASEADO EM TECNOLOGIA C SISTEMAS ESPECIALISTAS ALUNO PROFESSOR BASE DE CONHECIMENTO Modelos de Ensino do Passado, Presente e Futuro (Branson, 1990, p.9) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

PARADIGMA DE TRADIÇÃO ORAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

PARADIGMA ATUAL EXPERIÊNCIA CONHECIMENTO PROFESSOR ALUNO Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

PARADIGMA BASEADO EM TECNOLOGIA SISTEMAS ESPECIALISTAS ALUNO PROFESSOR BASES DE CONHECIMENTO Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Contexto para Uso das NTICs em Educação novas tecnologias hipermídia telemática novos paradigmas de uso uso educacional doméstico ambientes interativos de ensino-aprendizagem Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 3

Hipermídia prefixo hiper - com sentido de ramificação e tomada de decisão ------------------------------------------------------------- hipertexto - pedaços de texto conectados por elos significativos multimídia - vários meios controlados e/ou criados por computador hipermídia - hipertexto + multimídia Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 5

Aplicações Hipermídia integram textos imagens (cores, animação) sons ultrapassam a figura estática a experiência limitada criam novas formas de aprender desafiam paradigmas baseados em materiais impressos Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Vantagens da Hipermídia promove uma aprendizagem multi-sensorial e multi-dimensional, criando realismo atende a diversos tipos de usuários, com diferentes estilos de aprendizagem oferece flexibilidade, com múltiplas possíveis organizações, facilitando o trabalho cooperativo permite armazenar grande massa de informação, integrando vários meios Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 6

“reunião de Holywood com Silicon Valley” (IBM) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

“as grandes redes de telecomunicações serão componentes básicos da infra-estrutura do século XXI” (Brandstad, 1992)

Telemática Telemática - integração e aplicação de sistemas baseados em computador com tecnologias de telecomunicação uso de redes de computadores para: lista de discussão e fórum correio eletrônico chat - comunicação sincronizada acesso a bancos de dados e materiais transferência de arquivos links - ligações a outros sites

INTERNET Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

informação comunicação interação Comunidades eletrônicas informação comunicação interação eliminando os limites entre: local de trabalho - lar - sala de aula Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

"Atenção especial ao desenvolvimento da telemática, na medida em que permite o acesso a sistemas de ensino externos à escola (...) Esta "segunda escola", individualizada, interativa, que se abre, talvez obrigue a primeira a reexaminar suas funções e tarefas." Dieuzeide (1987) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Prospectivas processo ensino-aprendizagem online mediatizado apoiado computadores Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Habilidades tecnológicas comunicativas interativas uso de hardware e software geral uso de software de comunicação comunicativas comunicar idéias “conversar” interativas trabalhar cooperativamente participar efetivamente do grupo

Exigências para a Educação oferecer experiência educacional diversificada domínio do processo de aprendizagem educação permanente Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Papel do Professor apropriar-se das novas tecnologias e utilizá-las no contexto escolar rever o papel da escola, desenvolvendo currículos mais flexíveis proporcionar aos alunos variadas experiências educacionais, considerando as experiências vividas fora da escola participar efetivamente do planejamento para utilização e avaliação do uso das NTICs Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 13

Alfabetização em computadores domínio de habilidades e valores para enfrentar a sociedade cada vez mais informatizada evitar a exclusão digital Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

“Através da história, a alfabetização tem dado poder àqueles que dominam as habilidades exigidas pela sociedade em determinado estágio de desenvolvimento social e político, e a alfabetização em computadores será o novo acesso ao poder na sociedade de alta tecnologia e processamento da informação.” (Anderson) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Problemas nas Escolas pequeno número de computadores poucos software educacionais de qualidade resistência à mudança, pessoal e institucional falta de preparação dos professores para uso das novas tecnologias dificuldades para integrar o uso das NTICs ao currículo tradicional Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Resistência à mudança resistência à mudança pela: falta de percepção das vantagens e do potencial do computador falta de oportunidade para experimentar Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Falta de preparação falta de preparação dos professores para: usar computadores como ferramentas de trabalho avaliar e selecionar software adequado para as situações de aprendizagem orientar alunos para uso de NTICs, em especial os computadores para a solução de problemas Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Currículos tradicionais Escola Currículos tradicionais currículos tradicionais pouco flexíveis para: lidar com resultados desiguais propiciados pelo uso de computadores utilizar novas formas de agrupar, avaliar e promover os alunos aproveitar as atividades de aprendizagem realizadas com uso educacional doméstico dos computadores explorar o computador nas áreas de conhecimento, disciplinas e conteúdos indicados por pesquisas Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

tecnófilos tecnófobos tecnófilos - consideram que a tecnologia vai resolver todos os problemas da educação tecnófobos - negam o potencial educativo da tecnologia; geralmente por uma inadequada apresentação inicial à tecnologia, e/ou um professor tecnófobo Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

“Sozinho, ele [o computador] não é inteligente nem criativo, e não sai de um trabalho algorítmico. Em compensação, a dupla ‘homem-máquina’ torna-se inteligente, não por causa da máquina, mas por causa do homem.” (Babin & Kouloumdjian) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Perspectivas para o Século XXI conhecimento - recurso básico “knowledge workers” (Drucker) educação formal: tecnologias de aprendizagem aprender a aprender processos externos à escola ao longo de toda a vida Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Perfil do professor sólida formação inicial percepção clara do contexto sócio-político- econômico-cultural preocupação com a relação entre teoria e prática busca de constante auto-aperfeiçoamento aceitação e uso de inovações ênfase no trabalho cooperativo e interdisciplinar consciência de ser agente de mudança capaz de estabelecer: quê, como, onde, porquê, para quê, para quem, a quem servem as novas tecnologias Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

Aceitação das Novas Tecnologias fatores que podem contribuir: possibilidade de ver funcionando oportunidade de experimentar verificação da facilidade de uso percepção das vantagens sobre a maneira atual de fazer as coisas compatibilidade com seu ambiente Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação

“... todos os sinos e apitos eletrônicos não podem superar um ensino pobre ou ensino que não atenda às necessidades dos alunos; atraentes exemplos visuais não são suficientes para ultrapassar as barreiras que surgem quando os estilos de aprendizagem não são atendidos pelo planejamento instrucional.” (Christensen et alii, 1993) Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação 14

Efetividade instrucional não depende do meio utilizado, mas da qualidade das estratégias embutidas nele. Marimar M. Stahl PUC/Rio - Educação