AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo DO DISCURSO AO PLANEJAMENTO DESCOLADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Advertisements

PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
O dimensionamento da movimentação de contêineres.
Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós? Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós?
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
1 PESQUISA QUALITATIVA 1. Falsas dicotomias 2. Quantidade e qualidade 3. Matéria e espírito 4. Dimensões da realidade 5. Complexidade.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
Gestão Orientada para Resultado
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil
CONSTRUÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
Secretaria de Comunicação
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente Coordenadoria de Planejamento Ambiental Brasília, 07 de abril de 2009 Zoneamento Ecológico.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Apresentação de Estágio Supervisionado
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo DO DISCURSO AO PLANEJAMENTO DESCOLADO (TÍTULO INICIAL DO PROJETO DE PESQUISA: SEGREGAÇÃO, DEGRADAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PLANEJAMENTO URBANO NÍVEL: MESTRADO ORIENTADOR: JOÃO SETTE WHITAKER FERREIRA ORIENTANDO: RÔMULO ANDRADE DE OLIVEIRA 1º SEMESTRE/2006

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo Geral A eficácia das políticas públicas e do planejamento urbano na solução dos problemas da cidade moderna brasileira, observando os discursos ideológicos vinculados a estas práticas. Essa observação terá como pano de fundo duas cidades, Brasília e São Paulo, que farão o contraponto: espaço descontínuo e o contínuo; ação maior ou menor do estado no desenvolvimento do espaço da cidade. OBJETO

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo Os modelos teóricos para a explicação da cidade são insuficientes e comprometidos com determinadas ideologias que, tendem ou pretendem assegurar interesses de determinados grupos ou facções de grupos, não possuindo assim capacidade para a solução dos problemas da cidade. O resultado das soluções adotadas estão diretamente ligados a capacidade de gestão continuada das cidades, o que geralmente não ocorre, pois as descontinuidades político/administrativas são mais regras do que exceções. E mesmo quando é possível uma continuidade, o aparelho do Estado é extremamente comprometido com a reprodução de um modelo concentrador e desigual. HIPÓTESES

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo HIPÓTESE 1: Os modelos teóricos* são comprometidos com uma visão por vezes ideológica da sociedade. (uso da acepção marxista de significado forte segundo Bobbio)... o significado fraco é aquele em que o termo designa sistemas de crenças políticas, conjunto de idéias e valores cuja função é a de orientar comportamentos coletivos relacionados à ordem pública. O significado forte é aquele em que o termo se refere, desde Marx, a uma distorção no conhecimento. KONDER, Leandro – A Questão da Ideologia – Companhia das Letras. São Paulo 2002, p. 10. Esses modelos representam a interpretação de sociedade que não consegue absorver a dimensão de igualdade social e são comprometido com a reprodução de um modelo concentrador e desigual. HIPÓTESES *Para efeito desse enunciado estou me referindo a modelos teóricos, tais como o modelo centro-periferia difundido e defendido por estudiosos do desenvolvimento urbano como característica o desenvolvimento desigual da cidade brasileira e latino-americana.

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo HIPÓTESE 2: A estrutura do Estado, ou melhor utilizando o termo, o aparelho de Estado funciona em princípio para garantir a reprodução da lógica do capital, e mesmo que ações e programas de governos tenham uma preocupação, ou uma intenção de mudança, não se conseguem a devida continuidade. Falta a mudança cultural e burocrática da máquina. A disputa por determinados setores do Estado, onde realmente as decisões acabam sendo tomadas, vetadas ou inviabilizadas, são constantemente assumidas por grupos ou facções de grupos que buscam a manutenção ou a prevalência de suas agendas, permitindo periodicamente pequenas mudanças que não afetem a condição maior. mudar para permanecer o mesmo HIPÓTESES

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo Geral / Teórico Discussão teórica: Sobre o conceito de ideologia Sobre o conceito de Estado Sobre o conceito de Segregação Degradação, Deterioração, Obsolescência, Precarização Breve discussão sobre a formação da sociedade brasileira: Histórico Breve história do planejamento brasileiro Governos: Populismo – desenvolvimentista e Tecnocracia Era Vargas e JK Após 64 Específico Caracterização das duas cidades Observação das práticas das políticas públicas e do planejamento: Política Habitacional Planos Diretores ESTRUTURA

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo São Paulo População estimada – (2004) Área da unidade territorial km² Brasília População estimada – (2004) Área da unidade territorial km²

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo São Paulo Produto Interno Bruto 2002 (R$ 1.000,00) Valor adicionado da agropecuária Valor adicionado da indústria Valor adicionado dos serviços Impostos Dummy Financeiro PIB a preço de mercado corrente PIB per capita 13,139 Brasília Produto Interno Bruto 2002 (R$ 1.000,00) Valor adicionado da agropecuária Valor adicionado da indústria Valor adicionado dos serviços Impostos Dummy Financeiro PIB a preço de mercado corrente PIB per capita 16,361 DADOS DO IBGE Valores expressos e milhares de reais

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo Ceilândia Taguatinga Asa Sul – Plano Piloto Superquadra - Plano Piloto

AUP 5823 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO (ANTIGA AVALIAÇÃO DA TEORIA INTRA-URBANA) Professores: Csaba Deak e Nuno de Azevedo