Estágios de desenvolvimento capitalista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores Sócio-Econômicos Iniciativas para o Setor Melhorias no processo de Registro de Imóveis Padronização do processo de avaliação Evolução do marco.
Advertisements

Economia do Brasil.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Fundamentação teórica:
Fundamentação teórica:
Teorias do Comércio Internacional
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco1 MODELO INTEGRADO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA: CONCEITOS.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
A agricultura e a questão agrária
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Fármacos e Medicamentos Prospecção em Fármacos e Medicamentos : respondendo aos desafios Competitividade e padrão de inovação: desafios, obstáculos e barreiras.
A INDÚSTRIA QUÍMICA CONSTRUINDO A RIQUEZA DO BRASIL Apresentação de Nelson Brasil de Oliveira no I Encontro Regional de Química – RJ/ES Agosto/20051/10.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Supply Chain Management
Industrialização Retardatária – cap2 Livro João Manuel
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Ciências de Materiais I
Arquitetura de Sistemas de Informação
Nova República.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
“Missão Institucional”
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública A Experiência do TCU junto aos CAEs no Estado de Minas GeraisEXPOSITOR: José
Secretaria de Comunicação
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
Eduardo José Oliveira Dias
Marketing de Relacionamento
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
DETERGENTES Principal função
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A ILEGALIDADE NA EXPANSÃO DAS CIDADES MÉDIAS Estudo de Caso de São José do Rio Preto Painel: Habitação Popular e Mercados Informais Alessandra C. dos SANTOS.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
Mercado de Previdência II Fórum Manaus Seguros. Ministério faz projeção de saldo negativo entre R$ 39 bilhões e R$ 40 bilhões nas contas neste ano A Previdência.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Apresentação de Estágio Supervisionado
1. Características físicas e naturais
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
Vírus A maior de todas as pragas virtuais.
Transcrição da apresentação:

Estágios de desenvolvimento capitalista Extensivo Processo de extensão do modo capitalista de produção que implica em: Extensão da forma-mercadoria Instituição da propriedade privada da terra Processo de assalariamento da força de trabalho Urbanização Industrialização Processo de acumulação em função da extensão dos mercados e do aumento da produtividade

Estágios de desenvolvimento capitalista Intensivo Exaustão do estágio extensivo Forma-mercadoria predomina na produção Mão de obra assalariada Sociedade urbanizada Processo de acumulação principalmente em função do aumento da produtividade Necessidade crescente da intervenção do Estado como provedor das condições para acumulação – infra-estrutura e reprodução da força de trabalho Necessidade de planejamento

Sociedade de elite Duas facetas de ação estatal: a promoção das condições gerais da produção de excedente o simultâneo bloqueio das condições de sua acumulação interna

Planos nacionais Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento - II PND (Governo Geisel, 1974-1979): Terceiro Plano Nacional de Desenvolvimento - III PND (Governo Figueiredo, 1979-1985): Plano Cruzado (Governo Sarney, 1985-1990, implementado em fevereiro de 1986): Plano Cruzado II (Governo Sarney, novembro de 1986): Plano Bresser (Governo Sarney, junho de 1987): Plano Verão (Governo Sarney, janeiro de 1989): Plano “Brasil Novo” ou Plano Collor (Governo Fernando Collor de Mello, 1990-1992, em março de 1990): Plano Collor II (Governo Collor, fevereiro de 1991):

Planos nacionais Fundo Social de Emergência (primeira e segunda fases do Plano Real) (Itamar Franco 1992-1994; ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, a partir de dezembro de 1993): Plano Real (Governo Itamar Franco, ministro da Fazenda Rubens Ricupero, em julho 1994): Plano Plurianual - PPA 1996-1999 (Governo Fernando Henrique Cardoso): Projeto “Brasil 2020” Plano Plurianual - PPA 2000-2003 Plano Plurianual - PPA 2004-2007 (Governo Lula): Projeto Brasil 3 Tempos PAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento – II PND Diagnóstico: vulnerabilidade externa associada à estrutura produtiva incompleta Estratégia: substituição de importações - desenvolvimento dos setores de base, especialmente bens de capital, eletrônica (computadores e eletrônica digital) e insumos básicos (siderurgia, metais não ferrosos, petroquímicos, fertilizantes, defensivos agrícolas, papel e celulose, matéria prima para indústria farmacêutica, minerais não metálicos (cimento, enxofre, etc.). desconcentração industrial

Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento – II PND Estratégia (continuação): Estado – infra-estrutura econômica (energia, transportes, comunicações) e áreas de desenvolvimento social (educação, saúde e previdência social) empresas privadas – indústrias de transformação, indústria de construção, agricultura e pecuária, comércio, seguros e sistema financeiro redução da dependência em relação às fontes externas de energia política de colonização, promovendo o deslocamento de populações para áreas de baixa densidade demográfica crescimento do mercado de consumo de massas distribuição de renda

Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento – II PND Resultados avanços na substituição de importações aumento das exportações Conseqüências manutenção de elevadas taxas de crescimento dívida externa estatizada

Plano Plurianual - PPA 1996-1999

Plano Plurianual - PPA 1996-1999

Plano Plurianual - PPA 1996-1999

Plano Plurianual - PPA 1996-1999

Plano Plurianual - PPA 1996-1999 “Planejamento indicativo, ‘servindo de elemento privilegiado para a otimização sistêmica na exploração das oportunidades’” “O estado não mais lidera o processo, que deve evoluir mediante a implementação de parcerias” Uso transformador de grandes obras de infra-estrutura associada a transporte ou energia Portifólio de projetos + Quadro espacial a partir da concepção dos eixos

Plano Plurianual - PPA 1996-1999 “nem todos os ‘eixos’ eram eixos de verdade, nem os ‘eixos’ davam conta de abarcar minimamente o espectro de ações e iniciativas contidas em um PPA” “porções territoriais com a finalidade de orientar a ação governamental” “A espacialidade da logística específica dos grandes projetos infra-estruturais prevaleceu sobre a pesada dimensão espacial, efetivamente regional, da pobreza e de outros campos de preocupação das ações governamentais.” “o estudo passa a tratar o processo de desenvolvimento como mera questão de business, em que o que vai ganhando maior dimensão é o subprojeto da estruturação de um portifólio de investimentos”

Plano Plurianual - PPA 1996-1999 “Proposição de formas mais eficientes em termos de logística e de ‘corredores de exportação’ – para acessar os ‘bolsões de riqueza’ do território nacional”