CULTURA ORGANIZACIONAL A cultura organizacional compõe-se de três dimensões interdependentes: a material, a psicossocial e a ideológica. Dimensão material: estrutura da organização – ambiente físico, recursos materiais e tecnologicos; Dimensão psicossocial: estrutura funcional e de poder, através das relações formais prescritas e das relações informais emergentes; Dimensão ideológica: estrutura das normas e valores declarados, conscientes inconscientes.
Schein (1986) define cultura como: “ padrão de pressupostos básicos – inventados, descobertos, ou desenvolvidos por um determinado grupo à medida que ele aprende a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna - que tem funcionado bastante bem para ser considerado válido e, portanto, para ser ensinado a novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas”.
Apresenta duas funções primordiais: Ajuda a organização em seus problemas básicos de sobrevivência e adaptação ao ambiente externo; Ajuda a integração de seus processos internos para desenvolver a capacidade de continuar a sobreviver e adaptar-se. A cultura ajuda a reduzir a ansiedade. Fornece indicação sobre linguagem comum, critérios para inclusão e exclusão, poder e status, amizade, amor e intimidade, prêmios e castigos, ideologia e mística organizacional compartilhada.
Cultura Organizacional Mecanismos de defesa Insumos Aspectos subjacentes Aspectos aparentes C O M P R G Interações Desempenho Global RESULTADOS Objetivo / missão Estrutura Tecnologia Regras / estratégias Rec materiais Rec humanos Comunicação Normas explícitas Valores declarados Sentimentos Emoção “Sombra” Atitudes Símbolos Normas grupais Luz Sombra