Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho 2003 - Prof. Vasco1 MODELO INTEGRADO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA: CONCEITOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
INICIAL.
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Implantação do Sistema MRP II
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Pesquisa Operacional Modelos, Conceitos Básicos para PL
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Gestão Orientada para Resultado
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
B.2. As Habilidades Gerenciais
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Clique.
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Implementação da Solução
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 08
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Administração de Sistemas de Informação
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
The Data Warehouse Toolkit
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Objetivos e Metas de Marketing
Transcrição da apresentação:

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco1 MODELO INTEGRADO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA: CONCEITOS ECONÔMICOS E ADMINISTRATIVOS QUE FUNDAMENTAM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CORPORATIVOS - Apresentação geral e análise das bases concretas sobre as quais se assentam os processos de produção, processamento e difusão controlada das informações no interior das organizações Prof. Luiz Antonio T. Vasconcelos (Vasco) – Instituto de Economia – Unicamp Economia das Empresas Economia Industrial e Tecnologia

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco2 Síntese do processo de Gestão (1) Fundamento essencial: sustentabilidade dinâmica do processo de geração e apropriação do lucro a partir da posição ocupada no espaço competitivo Assim, a arquitetura do modelo deve estar assentada nas variáveis e indicadores que afetam, em última instância, as dimensões sustentáveis da taxa de lucro (rentabilidade) efetiva do Capital, tais como a margem de lucro (lucratividade) das Vendas, a rotação (produtividade) dos Recursos Produtivos

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco3 Ilustração da Taxa de Lucro e sua decomposição inicial LAJI = Lucro Total KT = Capital Total RT = Receita Total Capital Total = Conjunto dos Recursos Produtivos Utilizados Receita Total = Conjunto de Produtos e Clientes Lucro Total = Próprio, de Terceiros e Social MARGEM LAJI / RT TAXA DE LUCRO LAJI / KT ROTAÇÃO RT / KT

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco4 Síntese do processo de Gestão (2) - A taxa de lucro é resultado de ações concretas executadas a partir de planejamento prévio e submetidas, posteriormente, a processo crítico de avaliação. - Dessa forma, o modelo deve contemplar a produção das informações essenciais para todas as etapas do processo de gestão empresarial estratégica (planejamento, execução e avaliação dos resultados) em todos os compartimentos relevantes da organização, de forma a garantir sua unicidade (base de dados unificada), integridade e confiabilidade (base de dados responsabilizada setorialmente).

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco5 Ilustração dos tempos e ferramentas de Gestão

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco6 Ilustração dos tempos e ferramentas de Gestão (2)

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco7 Ilustração dos tempos e ferramentas de Gestão (3) – Sistema de Produção – Tempo Real Planejamento e Controle de Produção Determinação das metas quantitativas para o mix de produção, ou seja, elaboração dos programas de produção consolidados, a partir das vendas efetivas e, dependendo do regime de produção adotado, das vendas previstas, incluindo a previsão dos estoques de Produtos Acabados Planejamento e Controle das Compras e da Utilização de Matérias Primas e Insumos em geral Determinação das metas quantitativas de aquisição de suprimentos de insumos materiais, a partir dos programas de produção estabelecidos e conforme o regime de produção vigente. As quantidades a serem adquiridas (para utilização plena ou estocagem parcial e temporária no período) são obtidas através da "explosão" da quantidade produzida feita a partir dos respectivos requerimentos unitários de insumos materiais dos produtos da empresa. Ou seja, a quantidade total a ser produzida de cada produto no período "explode" a quantidade de insumos materiais de cada tipo e em seguida, consolida-se o volume de insumos materiais a ser adquirido por tipo

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco8 Ilustração dos tempos e ferramentas de Gestão (4) – Sistema de Produção – Tempo Real Planejamento e Controle de Custos Custos Variáveis Totais Determinação dos valores monetários unitários dos gastos com insumos materiais, mão de obra direta, insumos energéticos e com outros recursos variáveis utilizados no processo produtivo e "explosão" dos respectivos custos variáveis totais referentes ao "mix" de produtos produzidos e vendidos no período. Determinação das taxas de custos diretos de vendas (p.ex., comissões e fretes) e de tributação (p.ex. ICMS, IPI, PIS e COFINS) e cálculo do seu valor monetário a partir do valor da receita do período. Custos Fixos Totais Determinação dos valores monetários com gastos em depreciação e em despesas administrativas (geral, de produção, de vendas e de distribuição) e financeiras e consolidação do total de despesas fixas do período de planejamento (ou seja, determinação da "carga estrutural de custos").

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco9 Ilustração dos tempos e ferramentas de Gestão (5) – Sistema de Produção – Tempo Real Planejamento e controle dos Investimentos em Capital de Giro. (Fluxo de despesas nos ciclos produtivos e comercial, estoques, etc.) Determinação dos requerimentos de capital de giro para o período, a partir dos fluxos de custos e despesas e dos prazos relacionados ao ciclo produtivo (prazo médio de produção), ao ciclo de comercialização (prazo médio de recebimento das vendas), ao pagamento de agentes (fornecedores, governo, empregados, etc.) e aos estoques programados conforme os requisitos do regime de produção utilizado. Planejamento e Controle do Fluxo de Caixa Determinação do fluxo de caixa do período a partir da projeção das entradas e saídas relacionadas ao recebimento das vendas e ao pagamento das compras e demais despesas e custos efetuadas no período.

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco10 Ilustração dos tempos e ferramentas de Gestão (6) – Sistema de Avaliação de Resultados e Proposição de Ajustes Estratégicos – Tempo Futuro

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco11 O tempo no processo de Gestão Estratégica: ciclos relevantes - Antecedentes: o tempo prévio e o processo de planejamento - Ciclo da tecnologia: planejamento, desenvolvimento, teste, aplicação, descarte/substituição/derivação (LP) - Ciclo do produto: planejamento, desenvolvimento, produção, descarte (MP e LP) - Ciclo operacional: planejamento, processo de produção, vendas, distribuição e fluxo de caixa (CP)

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco12 Síntese do processo de Gestão (3) Em suma: as condições de sustentação dinâmica da taxa de lucro dependem da articulação de um conjunto amplo de fatores: a) No plano da inserção da empresa no mercado a) No plano da inserção da empresa no mercado: visão de sua rede relações com uma grande variedade de agentes econômicos b) No plano intracorporativo b) No plano intracorporativo: visão das relações entre os vários compartimentos decisórios e/ou operacionais que condicionam as possibilidades concretas de produção de informações de qualidade, compartilhadas ou não.

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco13 Ilustração dos compartimentos relevantes de Gestão – Relações em rede e intracorporativas (1)

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco14 Ilustração dos compartimentos relevantes de Gestão – Relações em rede e intracorporativas (2)

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco15 Exemplos de questões críticas de Gestão: Ilustração de demandas de informação por parte de um Sistema Integrado de Informações para Gestão Estratégica das Empresas – SIIGEE (ERP) (1) 1. Grau de consecução de metas de mercado e de resultados, associadas a produtos e períodos: participação no mercado do produto A; Volume de Vendas Regionais do Produto A; Lucratividade efetiva do Produto A, no segmento S ou no cliente C da região R, etc. 2. Grau de obtenção das metas de utilização dos recursos produtivos, associadas a atividades, processos e períodos: volume de produção, nível de ocupação da capacidade instalada por máquina, por sistema de produção, etc.

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco16 Exemplos de questões críticas de Gestão: Ilustração de demandas de informação por parte de um Sistema Integrado de Informações para Gestão Estratégica das Empresas – SIIGEE (ERP) (2) 3. Grau de obtenção dos objetivos relacionados ao uso de recursos financeiros de terceiros para financiar o capital de giro: determinação dos custos financeiros, determinação dos recursos financeiros líquidos liberados, planejamento do período de substituição dos recursos de terceiros, etc. Em suma 4. Em suma: Estruturar os recursos da empresa e fundamentar roteiros decisórios completos nos diversos momentos relevantes: planejamento, implementação-avaliação tática, obtenção dos resultados, avaliação estratégica.

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco17 Principais componentes do SIIGEE (ERP)

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco18 Principais impactos da implementação de SIIGEE na gestão das empresas (1) 1. Estabelecimento de uma base efetiva de geração de informações, unificada e integrada, que permite otimizar a qualidade e o ritmo das decisões em todos os níveis, compartimentos e tempos de gestão 2. Esta unificação e integração, em geral, não é construída de forma original, ou seja, as empresas não nasceram dotadas dessa ferramenta. Dessa forma, pode-se falar que antes de uma integração o que se assiste nas empresas que adotam os SIIGEE é um processo de desfragmentação, que implica na substituição de vários sistemas de informação, por um único e integrado. 3. Integrar estruturas pré existentes que exigem mudanças radicais para se adaptar aos novos formatos de relações impostos pelos novos sistemas, portanto, é radicalmente diferente de criar novas estruturas integradas

Modelo Integrado de Gestão: base conceitual dos SIIGEE's - Cenpra junho Prof. Vasco19 Principais impactos da implementação de SIIGEE nas empresas (2) 4. Os efeitos, contudo, podem sugerir que ambos processos sejam semelhantes, pois impactam as relações de trabalho e emprego no mesmo e complexo sentido: num caso – a empresa que nasce integrada – há exclusão antecipada de potenciais ocupantes de postos de trabalho que sequer são criados; noutro caso – empresas reestruturadas – eliminam-se postos de trabalho e há o deslocamento/afastamento de um grande número de pessoas de seus empregos produtivos ou altera-se fortemente qualidade e a intensidade de ocupação dos que permanecem na nova estrutura