Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Conferência Nacional da Educação
Durante a realização da Conferência Nacional da Educação Básica, em abril de 2008, o Ministério da Educação assumiu o compromisso com a Conferência Nacional.
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
O Ensino Superior na Europa de hoje Universidade de São Paulo A USP e a internacionalização da formação universitária 10 de Novembro de 2004 Pedro Lourtie.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
Conferência Intermunicipal de Educação Local : Araguaína FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
PROGRAMA.
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Desafios da Educação Brasileira
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – DIRPE TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS PARA O TERCEIRO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS – DIRPE TERCEIRO SETOR.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Profª Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar A história da educação pública está associada à luta pela construção dos direitos sociais e humanos

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Luta em prol da ampliação, da laicidade, gratuidade, da obrigatoriedade, da universalização do acesso, da gestão democrática, da ampliação da jornada escolar, da educação de tempo integral, da garantia de padrão de qualidade.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Democratização – bandeira dos movimentos sociais Acesso Permanência Sucesso

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Direito a educação Trajetória escolar sem interrupção; Respeito ao desenvolvimento humano, à diversidade e ao conhecimento; consolidação de condições dignas de trabalho, formação e valorização dos profissionais

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Construção de PPP e PDI articulados com a comunidade e demandas dos movimentos sociais Reconhecimento do peso das desigualdades sociais nos processos de acesso e permanência à educação e a necessidade da construção de políticas e práticas de superação desse quadro

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Adequar tempo didático ao tempo de aprendizagem Valorização dos profissionais: formação, salário e carreira

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Gestão Democrática Participação Autonomia Transparência pluralidade

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação Infantil – consolidação de políticas, diretrizes e ações:realização do censo, atendimento das crianças por profissional habilitado, revisão do currículo, a ampliação e a oferta pelo poder público.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Anos finais do Ensino Fundamental – superação da ruptura entre os anos iniciais, ciclos, séries e outras formas de organização, como tempos e espaços interdependentes e articulados entre si.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Ensino Fundamental para nove anos Universalização e ampliação garantindo mais tempo e mais oportunidade para a aprendizagem

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Ensino Médio e Educação Profissional - busca da ruptura do dualismo estrutural entre as duas modalidades (formação voltada para a demanda do mercado de trabalho e mundo da produção

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação de Jovens e Adultos (EJA) – consolidação de uma política que garanta formação integral, de alfabetização e das demais etapas de escolarização, ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação Especial – implementação de uma política educacional como garantia da transversalidade da educação especial na educação (transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos)

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação de Jovens e Adultos (EJA) – consolidação de uma política que garanta formação integral, de alfabetização e das demais etapas de escolarização, ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos – ressaltar o importante papel da escola como ambiente de inclusão digital, custeada pelo poder público

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Currículo – redimensionamento das formas de organização e de gestão do tempo e espaços pedagógicos, humanizar e assegurar um processo de ensino-aprendizagem significativo

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Formação de leitores e de mediadores em especial na Educação Básica, com a renovação e manutenção das bibliotecas com equipamentos, espaços e acervos bibliográficos, como condição para a melhoria do processo

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Práticas culturais e sociais dos estudantes e da comunidade local – como dimensões formadoras, que se articulam com a educação e que deverão ser consideradas na produção cotidiana do trabalho escolar

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Direito às formas alternativas de gestão – garantia e reconhecimento pelo poder público, de acordo as necessidades de grupos culturais e sociais específicos – do campo, indígenas, remanescentes de quilombos...

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Escola de tempo Integral: em termos de número de vagas e de demandas educacionais + qualidade + convivência + cidadania

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Sistema “S” – ampliação da gratuidade em cursos e programas de educação profissional, bem como do número de vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Educação Superior - reconhecer como bem público: equidade,qualidade, pertinência e compromisso com a sociedade. No turno diurno, noturno e tempo integral.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Professoras Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar