PROPOSTA PEDAGÓGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Prof. Celso Gramática.
PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NA DIDÁTICA CRÍSTICA
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
2008 já começou! É hora de definir várias ações!.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
RECUPERAÇÃO PARALELA Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
OBJETIVOS Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Estadual de Ensino da Capital, da Grande São Paulo e do Interior, um contexto significativo para.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
COMO AVALIAR ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Proposta pedagógica x visão epistemológica O conjunto de princípios que compõe o Proposta Pedagógica orienta e conduz, quotidianamente, o comportamento de todos os trabalhadores envolvidos no processo educativo. A visão epistemológica assumida pela escola determina as relações professor-aluno-conhecimento.

Proposta pedagógica x Conhecimento Conhecimento é algo a ser construído. Cabe ao professor instrumentalizar-se para colocar o aluno diante do objeto de conhecimento de tal forma que a interpretação deste seja resultado de uma mediação da ação docente. Ao professor cabe estar presente, acompanhar, orientar, mas não ingressar no processo de interação do aluno com o conhecimento.

Proposta pedagógica x Componentes curriculares Aos componentes curriculares cabe refletir sobre seus objetivos como disciplina e a maneira de serem operacionalizados dentro deste contexto de modernidade em que encontra-se inserido, uma vez que os conteúdos devem ser vistos como conceituais, atitudinais e procedimentais. Portanto, o enfoque dado ao conteúdo pelo professor determinará mais sua postura do que metodologia usada, indicando assim o nível de coerência com o Projeto Pedagógico assumido pela instituição.

Proposta pedagógica x planejamento Para sustentar a coerência da ação com a visão de educação se faz necessário planejar. Entende-se planejar como a antecipação mental da ação que será realizada. É uma proposta do ideal ser conduzido pelo real. Para tanto se faz necessário um comprometimento com aquilo que foi enquanto plano transformando-se em ação consciente e intencional. Planejar é tentar amarrar os acontecimentos futuros à nossa vontade. Para isso é fundamental o conhecimento da realidade a fim de usufruí-la ou transformá-la. Partimos sempre da realidade e nela retornamos, só que já transformada.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Coordenação de Fortalecimento Institucional- CGFOR

PLANEJAR.... É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; É uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis; É um processo de racionalização que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.

FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social. Expressar os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. Evitar a improvisação e a rotina. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, articulando os elementos do processo de ensino: Objetivos (para que ensinar). Conteúdos (o que ensinar). Os alunos (para quem ensinar). Os métodos e técnicas (como ensinar). Avaliação.

PLANO DE AULA O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e/ou módulos que foram previstas em linhas gerais são especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. Objetivos específicos. Conteúdos. Tempo provável. Desenvolvimento metodológico. Avaliação.

AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE: Levar em consideração que o planejamento constitui um período de tempo variável. O processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases: apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas, desenvolvimento, consolidação (fixação, exercícios..), avaliação. Considerar o nível de preparação dos alunos para os conhecimentos novos. Formular objetivos claros, pois deles vão depender os métodos e procedimentos de transmissão e assimilação dos conteúdos e as formas de avaliação.

AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE: Lembrar que a avaliação deve ser feita no início, durante e no final de uma unidade didática ou módulo. Fazer uma avaliação da própria aula. Questões: O relacionamento professor-aluno foi satisfatório? Foram feitas verificações de aprendizagem no decorrer da aula? Houve uma organização das atividades de modo a garantir um clima de trabalho favorável? O tempo foi adequado? Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova?

O PLANEJAMENTO NA ESCOLA ATIVA O planejamento é realizado mensalmente e diariamente. O planejamento mensal permite que o professor preveja as atividades a serem desenvolvidas durante um período determinado, proporcionando maior segurança e promovendo integração entre a equipe da escola. Leva em consideração os componentes: Curricular. Comunitário. Administrativo. Formação e acompanhamento. O planejamento diário é construído ao final de cada dia de trabalho, com a participação dos alunos. Assim, professores e alunos definem as atividades a serem trabalhadas no dia seguinte, os recursos necessários e os conteúdos que serão estudados. O professor sistematiza e organiza esta ação e se compromete a planejar, ao final de cada módulo dos guias, atividades complementares.

NOSSOS PRÓXIMOS PASSOS . O QUE VAMOS FAZER ? . QUANDO ? . COMO ? . QUEM ? . COM QUEM?

Atividade prática à distância 1- Elaborar plano de ação elencando as seguintes ações: Elaboração dos indicadores de desempenho dos alunos. Avaliação diagnóstica de entrada dos alunos. Análise e resultados da avaliação diagnóstica. Assessoramento pedagógico às escolas. Principais dificuldades dos professores. Planejamento de microcentros pedagógicos.