TRABALHO SAÚDE E TRABALHO EM PROFESSORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Base conceitual da epidemiologia
Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Qualidade de vida relacionada à saúde
Princípios básicos de Fisiologia do Exercício
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
Investigação de Surtos
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Variações de Longo Prazo no Rendimento Médio dos Homens a partir de Simulações com o modelo de Oferta e Procura Eduardo L.G. Rios-Neto Ernesto Amaral Palestra.
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Técnicas de Amostragem
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
1.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Matemática e Educação Ambiental.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
A visão da Academia sobre a Política de Saúde Mental Vigente no País Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira – Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
E.
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Por que trazer o Prêmio para o Brasil Ronaldo A. F. Nogueira Diretor IMF Editora/Revista RI.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Transcrição da apresentação:

TRABALHO SAÚDE E TRABALHO EM PROFESSORES Eduardo José Farias Borges dos Reis Tânia Maria de Araújo Cristina Kavalkievicz Departamento de Saúde SINPRO-BA

INTRODUÇÃO Maior categoria profissional do mundo; Importância social; Estudos relativamente escassos das condições de trabalho e saúde; Concentração dos estudos: problemas da voz osteomusculares distúrbios psíquicos

INTRODUÇÃO Mudança no mundo do trabalho: globalização neoliberal Desdobramento na estruturação e valorização social das atividades docentes: Desvalorização social do professor Mudança dos conteúdos curriculares Mudança da relação professor-aluno (cliente) Escassez dos recursos materiais Deficiência das condições de trabalho Aumento das exigências do papel do professor Fragmentação do papel do professor

MULHER NA EDUCAÇÃO A educação é uma profissão que a mulher tem ocupado majoritariamente: Expansão do setor educacional. Incorporação ao mundo de trabalho (motivada pela crise econômica, crise de emprego e a luta das mulheres pelos seus direitos). Ser considerada uma atividade própria das mulheres por envolver o “cuidados dos outros”. Considerar-se uma extensão das atividades realizadas em casa, uma extensão da família e oferecer aparentemente condições adequadas para continuar cumprindo o tradicional papel familiar feminino. A sugestão familiar, fácil acessibilidade, próprias capacidades percebidas e possibilidades de emprego. No censo de professores de 1997, 86% dos professores eram mulheres (INEP, 1999)

SALÁRIO E VALORIZAÇÃO SOCIAL “Não obstante, no momento atual, nossa sociedade tende a estabelecer o status social com base no nível de vida salarial. A idéia de saber, abnegação e vocação caiu por terra na valorização social.” (Esteve, 1999). A média de salário dos professores, dentro da educação básica na rede particular de ensino no Brasil, é de 675 reais, no Estado da Bahia, 396 reais (INEP, 1999).

MAL-ESTAR DOCENTE O “mal-estar docente” (Esteve, 1995); esgotamento, fadiga, burnout; Trabalho docente é considerado estressante: alta jornada de trabalho, conflitos com alunos, acúmulo de tarefas intra e extraclasse.

PROFESSOR E SAÚDE Tradicionalmente, a docência não tem sido uma profissão considerada de risco direto para a saúde. Em Estados Unidos, uma pesquisa, mostrou que 27% dos educadores padeciam problemas crônicos de saúde decorrentes do trabalho (OIT, 1981).

O Serviço Médico da Delegação de Educação do Governo Vasco (Espanha) mostrou que os problemas de saúde que mostraram mais dias de afastamento foram transtornos mentais, enfermidades osteomusculares, traumatismos e transtornos da fonação (Belandia, 2001). Em professores da rede particular de Salvador, 33% responderam afirmativamente a respeito de presença de problemas de saúde ocorridos nos últimos 15 dias antes da coleta dos dados (Araújo et al., 1998; Silvany et al., 2000).

Segundo Kohen & Valles (1994), 40% dos professores na Argentina vão à escola doentes. O Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador, de Salvador, registrou, entre 1991 e 1995, demanda no ambulatório de 76 docentes. Quarenta e seis educadores (61%) foram diagnosticados como portadores de doenças ocupacionais (CESAT, 1997).

Segundo dados do Departamento de Educação de Araba, na Espanha, 27% dos professores ficaram afastados do trabalho no período 1996/97 por problemas de saúde (Lan Ossasuna, 1998).

CUSTOS E CONSEQÜÊNCIAS DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E TRABALHO DOCENTE Para o professor Diversas enfermidades Depressões Para o aluno Para o sistema Custo econômico (ausentismo, abandono da profissão, custo econômico da enfermidade...) (Palomares, 2001)

OBJETIVOS Descrever características do trabalho dos professores em Salvador e Vitória da Conquista; Descrever condições de saúde dos professores de Salvador e Vitória da Conquista; Avaliar associação entre características do trabalho docente e condições de saúde física e mental em professores de Salvador e Vitória da Conquista

MÉTODOS

MÉTODOS Estudos epidemiológicos exploratórios de corte transversal População estudada/Critério de seleção da amostra: 1- Rede particular de ensino básico de Salvador: selecionado por amostragem aleatória por conglomerados (escolas), estratificada, proporcional; 2- Rede particular de ensino básico de Vitória da Conquista: todos os professores das 10 maiores escolas; 3- Rede municipal de ensino pré-escolar e fundamental I e II de Vitória da Conquista: censo

MÉTODOS Foram incluídos os professores que: Encontravam-se em efetivo exercício da atividade docente no momento da realização da pesquisa. Foram excluídos: Professores de educação física; Informática; e Línguas estrangeiras.

Os Questionários continham dados sobre: MÉTODOS Os Questionários continham dados sobre: 1- Variáveis sociodemográficas (sexo, idade, cor da pele, escolaridade) 2- Trabalho profissional: carga horária, tempo de trabalho como professor, número de alunos e de turmas, turno de trabalho. 3- Condições de trabalho: avaliou-se as cargas de trabalho (barulho, luminosidade, mobiliário, temperatura, exigências físicas). 4- Avaliação de queixas de saúde e morbidade referida (queixas de sintomas osteomusculares, relacionados à voz, ao aparelho respiratórios, alergias) 5- Avaliação de saúde mental: investigou-se distúrbio psíquico menor usando o “Self Report Questionnaire” (SRQ-20).

Distúrbios Psíquicos Menores MÉTODOS Distúrbios Psíquicos Menores Self Report Questionnaire” - SRQ-20 Instrumento auto-aplicado, com 20 itens; Ponto de corte 7 ou mais questões; “screening” para sintomas psíquicos não psicóticos; Padronizado internacionalmente e validado para a população brasileira; Desempenho aceitável quanto a sensibilidade, especificidade e validade.

CANSAÇO MENTAL - NERVOSISMO MÉTODOS CANSAÇO MENTAL - NERVOSISMO Cansaço mental e nervosismo podem ser considerados respostas emocionais aos estresse (Begley, 1998) Cansaço mental: perda da capacidade potencial ou efetiva, corporal e psíquica (Laurell e Noriega, 1989) Nervosismo (irritabilidade) é uma manifestação psíquica que surge posteriormente ao estado de cansaço mental, que em última instância relaciona-se também ao processo de desgaste advindo do processo de trabalho (Seligmann-Silva, 1994)

RESULTADOS

Descrição geral da população estudada segundo o tipo de escola, Salvador, Bahia

Características do trabalho docente referidas pelos professores da rede particular de ensino de Salvador (N= 573).

Principais queixas referidas pelos professores da rede particular de ensino de Salvador (n = 573 professores).

Prevalência de distúrbios psíquicos menores (DPM) por tipo de Escola.

Média de queixas de doença por tipo de escola e presença de distúrbios psíquicos menores (DPM)

Rede Particular de Salvador 58 escolas, 575 professores Prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores: 20,3% Associação com DPM: trabalho repetitivo insatisfação no desempenho das atividades ambiente intranqüilo e estressante desgaste na relação professor-aluno falta de autonomia no planejamento das atividades ritmo acelerado de trabalho pressão da chefia/coordenação

Vitória da Conquista-BA Município no sudoeste do Estado da Bahia Com 225.091 habitantes Economia baseada principalmente pelos serviços e pelo comercio.

Rede Particular de Ensino de Vitória da Conquista APRESENTAÇÃO DOS DADOS DA REDE PARTICULAR DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Rede Municipal de Vitória da Conquista 219 escolas (186 na zona rural e 33 na zona urbana) e 20 creches 808 professores

Rede Municipal de Vitória da Conquista Foram investigados mais detalhadamente aspectos da saúde mental. Dentre os problemas de saúde mais prevalentes na população estudada destacaram-se : * Cansaço Mental : 70,1 % * Nervosismo: 49,2% * Distúrbios psíquicos menores: 55%

Rede Municipal de Vitória da Conquista Associação estatística Cansaço Mental Ser mulher Idade  27 anos Renda R$360,00 Lecionar 5 anos Vínculo estável Trabalhar zona urbana Carga horária  35h Alta demanda Nervosismo Ser mulher Idade 27 anos Ter filhos Nível médio de escolaridade Sobrecarga doméstica alta/média Não ter lazer regular Lecionar 5 anos Vínculo empregatício estável Trabalhar na zona urbana Carga horária  35h Alta demanda Baixo suporte social

Rede Municipal de Vitória da Conquista Associação com Distúrbios Psíquicos Menores: das 37 variáveis independentes estudadas, 23 estiveram associadas, como por exemplo: sexo feminino zona de trabalho urbana vínculo de trabalho estável tempo como professor maior ou igual a 5 anos carga horária de trabalho maior ou igual 25h sobrecarga doméstica alta e média trabalho em alta exigência: alta demanda e baixo controle

Razões de Prevalência Bruta e Ajustada Razões de Prevalência Bruta e Ajustada** (RP) e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC 95%) para a associação entre grupos do Modelo Demanda-Controle e distúrbios psíquicos menores (DPM) para os professores de Vitória da Conquista, Bahia, 2002. Grupos do Modelo Demanda-Controle N* Prevalência de DPM RP Bruto (IC 95%) RP Ajustado Alta Exigência  Demanda +  Controle 72 77,8% 1,72(1,43-2,07) 1,74 (1,44-2,10) Trabalho Passivo  Demanda +  Controle 56 51,8 1,15(0,86-1,53) 1,24 (0,92-1,66) Trabalho Ativo  Demanda +  Controle 255 62,4 1,38(1,17-1,63) 1,35 (1,13-1,61) Baixa Exigência  Demanda +  Controle 257 45,1 1,00 * A Razão de Prevalência (RP) foi calculada com a situação de Baixa Exigência no denominador ** RP Ajustada por sexo, vínculo de trabalho, zona de trabalho, carga horária semanal em sala de aula e recebimento de ajuda em atividade doméstica. Utilizando-se a Análise de Regressão Logística Múltipla (ARLM). Ao final foi necessário proceder-se ao cálculo das estimativas de RP.

DISCUSSÃO

LIMITES DO ESTUDO Estudos de corte transversal não estabelecem nexo causal; apontam associação entre variáveis estudadas; efeito do trabalhador sadio Viés de informação conflito entre sindicato e governo coleta no final do ano letivo ampliação do espaço democrático

PERFIL DOS PROFESSORES Alto percentagem de mulheres Vários lugares de trabalho Elevada carga horária total de trabalho docente Baixa renda Alta percepção de demanda psicológica e física no trabalho

SAÚDE Elevada proporção de problemas de saúde referidos, destacando-se: Os relacionados com a postura corporal Os relacionados com a saúde mental Os relacionados com a voz Alta prevalência de distúrbios psíquicos menores: (42%)

FATORES DE RISCO Os relacionados com a postura corporal Correção de trabalhos escolares Demanda física no trabalho Os relacionados com a saúde mental Demanda psicológica e suporte social Dedicação de tempo a atividades particulares Trabalho com alta exigência Os relacionados com a voz Uso incorreto da voz

PERSPECTIVAS DE ESTUDO

Revisão sistemática da literatura Estudos longitudinais para estabelecer relações de causalidade Estudos de analise qualitativa que contemplem as variações interindividuais, influência histórica, política, social e cultura dos locais de trabalho

RECOMENDAÇÕES DE MUDANÇA Eliminar demandas físicas desnecessárias no trabalho docente; Diminuir as demandas psicológicas; Aumentar o suporte social; Facilitar as condições para a realização de atividades promotoras de saúde (exercício físico e lazer); Informar aos professores sobre formas individuais de atenuar o estresse.

Os resultados do nosso estudo apóiam a hipótese de que o desgaste psíquico dos professores é determinado, em boa parte, pelo tipo e pela forma de organização de seu trabalho.