AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Advertisements

Projecto Aprende Comigo para a inclusão das crianças com autismo
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Aprendizagem.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
DIVERSIDADE E VALORES:
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
MARIA APARECIDA TRARBACH
Quando falamos em aprender...
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
A equipe de coordenação e a prevenção de conflitos na escola
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Presidência da República
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Profa. Reane Franco Goulart
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
A Função do Professor Articulador
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
Professor(es) Apresentador(es):
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Avaliação de Projetos Sociais
Termo de Terminalidade
Plano de AEE.
Matriz de avaliação processual
Estratégias Para Motivar Funcionários Qual o Papel do Líder? Que Habilidades Ele Deve Possuir Para Motivar Funcionários? Qual o Perfil Dos Funcionários?
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA

Conceito de avaliação educacional Processo sistemático de análise de uma atividade de fatos situações de aprendizagem: comportamento, trabalho em grupo …que permite compreender de forma contextualizada todas as dimensões e implicações do mesmo, visando estimular o aperfeiçoamento do aluno(a) (melhorar a aprdzg e superar obstaculos) (Belloni, Magalhães e Sousa, 2003)

Tipos de Avaliação Avaliação inicial-nivel do aluno(a) Avaliação – processo de acompanhamento – dificuldades, necessidades Avaliação final (resultado) – objetivo educacional

Avaliação  apoiar a aprendizagem do aluno em qualquer nivel do desenvolvimento humano

Na escola inclusiva… A avaliação serve para levantar dados para apoiar o processo de aprendizagem de cada estudante (inicio, processo e final) A avaliação é um recurso valioso para o docente apoiar o aluno em risco de exclusão A avaliação deve ser processual A avaliação deve contar com a participacão constante do aluno na tomada de decisões sobre os caminhos a seguir: ouvir o aluno(a)

Na escola inclusiva… A avaliação: não pode se restringir a produção escrita não pode ser restrita a notas ou conceitos deve ser ampla e considerar todos os elementos do desenvolvimento do aluno(a) (social, aprendizagem de conteudos, emocional, comportamental, expressividade, receptividade, participacao, etc)

Como podemos utilizar avaliação para apoiar no processo ensino e aprendizagem? Portfólio Seminarios Prova Trabalhos Avaliação de Performance Avaliação sistematica Registro regular Participativa (oral e escrita, individual e em grupo) Observar o aluno(a) Ouvir o aluno Auto avaliação Análise de erro Busca de caminhos

Docente deve saber da criança com deficiência antes de recebê-la AVALIAÇÃO DAS NEE Docente deve saber da criança com deficiência antes de recebê-la Familiares devem ser contactados pela escola: levantamento de informações relevantes Comunidade escolar e local deve ser sensibilizada e conscientizada sobre os direitos Contatos regulares com a família e participação na vida da escola

Levantamento de informações relevantes sobre aluno(a) Família pode colaborar no conhecimento do perfil da criança: habilidades (o que sabe fazer e o que faz bem) interesses ( programa de TV, tipos de música, tipos de brinquedo e brincadeira, esporte...) hobby (correr, cozinhar, desenhar/pintar, colecionar algo, etc.) comportamento (calmo, quieto, agitado, briguento, engraçado, etc.) o que gosta e o que não gosta (animais, comida, brincadeira, etc.) Criança pode contribuir acrescentando informações (que tipo de atividade, exercício gosta na classe, quais os amigos mais gosta e porque? etc.) Como aprende melhor (dados e observação da professora, colegas)

RELACAO ESCOLA-PROFESSOR-FAMILIA Atitude positiva dos pais favorece inserção na vida escolar/social Pais de crianças com necessidades especiais precisam de apoio para desempenhar o seu papel Colaboração dos familiares pode ser desenvolvida com informações relevantes e uso de linguagem simples – principalmente nos contextos em que a escolarização não é valorizada

RELACAO ESCOLA-PROFESSOR-FAMILIA Professore(a)s e familiares precisam ser encorajados para aprender a trabalhar juntos como parceiros Familiares devem ser encorajados a apoiar as crianças em casa e na escola Escolas devem ‘ensinar’ os familiares sobre como apoiar a escolarização Pais devem ser convidados e apoiados a se organizarem como um grupo importante dentro da gestão da escola e devem participar de decisão

Lembre-se de que nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor sempre!