Bibliotecários como defensores dos jovens Dra. Lesley S. J. Farmer Universidade do Estado da Califórnia, Long Beach.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós? Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós?
Boa tarde, pessoal!!.
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
LIDERANÇA Exercícios.
Gestão Orientada para Resultado
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
O que são os Dons Espirituais
Aconselhamento e Relacionamento Familiar
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Transcrição da apresentação:

Bibliotecários como defensores dos jovens Dra. Lesley S. J. Farmer Universidade do Estado da Califórnia, Long Beach

O que representa uma biblioteca? Uma comunidade que quer aprender!

A biblioteca tornou-se O CENTRO DAS INFORMAÇÕES!

O que os nossos jovens precisam saber e fazer? Ter competência em informação: acessar, avaliar, usar Estar sempre abertos para aprender: perseguir interesses, ler, gerar conhecimento Ser responsáveis socialmente: defender a democracia, ser éticos, cooperar

Princípios dos programas das bibliotecas Ensinar e aprender Acessar e fornecer informações Administração do programa

Ensinar e aprender Apoiar cursos Contextualizar a competência informacional Alinhar-se às metas de alfabetização Extrair e apresentar conhecimento Fornecer experiências de meios Apoiar o aprendizado diversificado Integrar tecnologia Ligar-se à comunidade

Acessar e fornecer informações Ajudar os jovens a pesquisar informações Acessar o mundo Oferecer ambiência para o aprendizado Assegurar que TODOS os jovens possam aprender Desenvolver coleções com outros Promover a liberdade intelectual

Administração do programa Apoiar a instituição Fornecer bons bibliotecários Planejar estrategicamente Avaliar com regularidade Desenvolver pessoal Comunicar com clareza ADMINISTRAR recursos humanos, financeiros e físicos

Como envolver os jovens Tirar proveito dos interesses dos jovens Ir aonde os jovens se reúnem Conhecê-los! Ganhar a confiança e o respeito deles Mostrar um serviço positivo, coordenado, atencioso Oferecer meios autênticos para envolvê- los Trabalhar com órgãos locais Buscar recomendações de adultos que atendem jovens Oferecer uma abordagem pessoal

Trabalhando com os jovens RESPEITE-OS, valorize-os, ouça-os e interaja com eles de maneira autêntica Comunique suas altas expectativas com relação a comportamento, capacidade, atitudes Promova e reforce a diversidade e a cidadania positiva Aproveite a curiosidade e a criatividade naturais dos adolescentes Construa um sentido de família e comunidade Fique atento às expectativas imediatas e da cultura da comunidade

O que os jovens podem fazer? Ajudar nas atividades da biblioteca Ajudar nos serviços para crianças Resenhar livros, veículos de comunicação, sites da internet Criar produtos para a biblioteca: fotos, trabalhos artísticos, vídeos, displays, cartazes, boletins informativos, páginas da web Treinar outras pessoas no uso da tecnologia Traduzir Organizar a história oral e da comunidade

Capacitando os jovens Deixe que os jovens desenvolvam suas próprias metas Ofereça treinamento e oportunidades para liderança Aceite compromissos de curto prazo e para projetos específicos Forneça feedback oportuno e apropriado – permita erros Dê aos jovens oportunidades para que compartilhem Forneça válvulas de escape para a energia e a inquietação dos jovens Desenvolva um senso de pertencimento, mas permita a independência Integre atividades sociais Conheça os aspectos positivos e negativos da pressão dos colegas Ajude os jovens a negociar diferenças e solucionar problemas Estimule comemorações e reconhecimentos de indicadores de desempenho; AGRADEÇA-os!

Serviços voltados para os jovens Centros de lição de casa, serviços de monitoramento Locais para compartilhar: painéis para grafitagem, resenhas, mensagens instantâneas, gerenciador de listas de discussão, bate-papos on- line, publicação on-line Locais para expressões culturais Treinamento em tecnologia, feiras e exposições Aconselhamento vocacional Clubes de livro/internet/cineclubes

Programas voltados para os jovens Informações sobre saúde Administração do dinheiro Educação Exploração da carreira / voluntariado Direitos civis e ativismo político Habilidades parentais Entretenimento Hobbies Expressão da criatividade Tecnologia

Produtos voltados para os jovens Displays de trabalhos dos jovens Antologias de trabalhos dos jovens Cartazes: dos jovens, para e sobre os jovens Páginas na web: dos jovens, para e sobre os jovens Listas/resenhas de livros, URLs, filmes… Base de dados de recursos locais Competência informacional – dicas e tutoriais on-line

Ação voltada para a comunidade Identifique os principais interessados Identifique o público-alvo Identifique a(s) meta(s) comum(ns) Avalie as necessidades Avalie os recursos Defina papéis Planeje e implemente de modo colaborativo Comunique Avalie

Porque os jovens são nosso futuro!