Curso de Graduação em Ciência Política (UFPE)

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Transcrição da apresentação:

Curso de Graduação em Ciência Política (UFPE) CONTEXTO ESTRATÉGIA INSTITUTO DE PESQUISA MAURÍCIO DE NASSAU (IPMN) Curso de Graduação em Ciência Política (UFPE) DACP - Diretório Acadêmico de Ciência Política PESQUISAS ELEITORAIS: CARACTERÍSTICAS, APLICAÇÕES, INTERPRETAÇÃO E CONTROVÉRSIAS Maurício Costa Romão 29 de agosto de 2012

Breve retrospecto histórico; Amostra representativa – aplicação; PESQUISAS ELEITORAIS: CARACTERÍSTICAS, APLICAÇÕES, INTERPRETAÇÃO E CONTROVÉRSIAS SUMÁRIO Breve retrospecto histórico; Amostra representativa – aplicação; Erros; Modalidades; Avaliando desempenho; Interpretação; Convergência; Briga com pesquisas eleitorais; Alguns pontos controversos

BREVE HISTÓRICO BREVE HISTÓRICO

PESQUISAS ELEITORAIS: Início Literary Digest USA - 1916 George Gallup USA - 1936 Eleitores: listas telefônicas e catálogos automóveis Eleitores: amostra de “apenas” 3.000 quest. Envio de milhões de cédulas e cômputo dos retornos Estratificados por sexo, idade, renda, ocupação, residência Projeta W. Wilson em 1916 e os 4 pres. seguintes Prevê vitória de Roosevelt s/ Landon por 56% a 44% Em 1936 posta 10 milhões de cédulas; recebe 2.376.583 Confiante: promete devolver salários recebidos dos jornais Prevê A. Landon s/ F. Roosevelt por 57% a 43% Abertas a urnas deu Gallup: passa a ser padrão mundial Maurício Costa Romão

PESQUISAS ELEITORAIS: Landon x Roosevelt ELEIÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS – 1936 PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS (%) DIGEST X GALLUP   Alf Landon F. Roosevelt Digest 57 43 Gallup 44 56 Resultado 37 61 2.376.583 eleitores 3.000 eleitores Amostra representativa da população: sexo, idade, renda, escolaridade, local de residência, etc. Amostra não representativa da População: listas telefônicas e catálogos de registros de automóveis Lição: mais importante que o tamanho da amostra é sua representatividade

Gallup (sentado): Revista Veja, Edição 1873 . 29 de setembro de 2004

POPULAÇÃO E AMOSTRA REPRESENTATIVA BREVE HISTÓRICO

Estimativas dos parâmetros populacionais PESQUISAS DE OPINIÃO Pressuposto estatístico: para se obter indicadores de uma população (universo), basta consultar apenas uma parte (amostra) representativa dessa população. População Amostra Resultados extraídos da amostra Estimativas dos parâmetros populacionais erro amostral Maurício Costa Romão

EXEMPLO DE AMOSTRA REPRESENTATIVA BREVE HISTÓRICO

EXEMPLO DE PESQUISA DO IPMN ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade do Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 6 e 7 de agosto de 2012. UNIVERSO: Pessoas com 16 anos ou mais de idade residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 1080 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 3,0 pontos percentuais. Maurício Costa Romão

EXEMPLO DE PESQUISA DO IPMN ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA OBSERVAÇÕES: As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos no processamento dos dados. Categorias em que apresentam 0% significa que o percentual de perguntas é menor que 0,5% dos total das respostas. A resposta “OUTROS” refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos. A resposta “NS/NR” representa a resposta “Não sabe/ Não respondeu”. REGISTRO DA PESQUISA: A presente pesquisa foi registrada no TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO, sob o número 00060/2012, no dia 01 de agosto de 2012. Maurício Costa Romão

PESQUISA DO IPMN: Variável Sexo (Cota) Perfil dos entrevistados: Maurício Costa Romão

PESQUISA DO IPMN: Variável Faixa Etária (Cota) Perfil dos entrevistados: Faixa etária Maurício Costa Romão

PESQUISA DO IPMN: População, amostra e entrevistas RPA (estrato) População residente População potencialmente ativa (15 a 64 anos) Número de setores censitários   RECIFE 956.555 100% 1.079 RPA 01 - Centro 51.079 5,3% 58 RPA 02 - Norte 135.997 14,2% 149 RPA 03 - Noroeste 189.809 19,8% 213 RPA 04 - Oeste 171.741 18,0% 207 RPA 05 - Sudoeste 166.049 17,4% 181 RPA 06 - Sul 241.880 25,3% 271 RPA (estrato) População amostrada Número de setores censitários Número de entrevistas RECIFE 68 816 RPA 01 - Centro 4 48 RPA 02 - Norte 10 120 RPA 03 - Noroeste 13 156 RPA 04 - Oeste 12 144 RPA 05 - Sudoeste RPA 06 - Sul 17 204

PESQUISA DO IPMN: Setor censitário Amostra: 816 eleitores Margem de erro: 3,5% Nível de confiança: 95% Período: julho/2008 Local: Recife Instituto: IPMN Setor Censitário

ERROS EM PESQUISAS ELEITORAIS BREVE HISTÓRICO

PESQUISAS ELEITORAIS: Erro Erro 95,0 23,0 17,0 20,0 3,0 Erro amostral: é inerente à metodologia. Pode ser calculado e controlado Exemplo de um % de intenção de voto obtido numa pesquisa, cujo erro amostral é de 3,0% (p/ + ou p/ -) e o nível de conf. é de 95,0% 95,0 23,0 17,0 20,0 3,0 % no máximo no mínimo Intervalo de Confiança Intenção de voto pode estar entre Nº obtido na pesquisa Margem de erro Erro não amostral: ocorre na confecção e /ou operacionalização em campo. Não pode ser calculado, mas pode ser minimizado Maurício Costa Romão

FÓRMULA SIMPLIFICADA DE CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA n = Z² / 4 x e² Z : nível de confiança, expresso em nº de desvios-padrão n : tamanho da amostra e : erro amostral máximo Exemplo: para um erro de 3,0% (e = 0,03) e um nível de confiança de 95% (Z = 1,96) , o tamanho da amostra n será: n = 1,96² / 4 x 0,03² = 1067 Simplificação: 1,96² = 4 , portanto: n = 1/e² e e = 1/raiz quadrada de n

MARGENS DE ERRO, TAMANHO DA AMOSTRA E CUSTOS Margem de erro Tamanho da amostra 0,5 38.416 1,0 9.601 2,0 2.401 3,0 1.067 3,5 784 4,0 600 5,0 384 7,5 171 10,0 96 Nível de Confiança 95% Maurício Costa Romão

PESQUISAS ELEITORAIS: Margem de Erro e Empate Técnico PESQUISA DATAFOLHA EM S. PAULO Russomano 31% X Serra 27% (20/ago/2012) Margem de Erro (3 pontos percentuais)   34 Máximo de Russomano 33 32 31 31 Russomano 30 29 EMPATE 28 27 27 Serra 25 26 24 Mínimo de Serra Maurício Costa Romão

PESQUISAS ELEITORAIS: Margem de erro de subconjuntos PESQUISA ELEITORAL P/ PRESIDENTE 2010 INTENÇÃO DE VOTOS (%) POR GRANDES REGIÕES Região Dilma Serra Marina Amostra Erro (%) Norte 41,0 32,0 6,0 140 8,3 Nordeste 45,0 30,0 4,0 540 4,2 Sudeste 36,0 35,0 9,0 880 3,3 Sul 8,0 300 5,7 Centro-Oeste 34,0 33,0 13,0 Amostra Total   2.000 2,2 Maurício Costa Romão

MODALIDADES DE PESQUISAS: QUANTITATIVA E QUALITATIVA BREVE HISTÓRICO

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA ELEITORAL MODALIDADES PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA identificar percepções e preferências dos eleitores; conhecer as necessidades e problemas que afetam os cidadãos; identificar e avaliar as lideranças e apoios mais importantes; conhecer a imagem que os eleitores têm do cand. e de seus opositores; identificar pontos fortes e fracos do candidato e dos adversários; planejar ações, discursos e estratégias; Servir de subsídio às atividades de marketing político; identificar e corrigir problemas surgidos no decorrer da campanha; acompanhar, avaliar e tomar decisões com base em dados concretos.

PESQUISAS ELEITORAIS: Quantitativas PESQUISA QUANTITATIVA Quantifica as opiniões dos eleitores e mede as oscilações dessas opiniões Variáveis: intenção de voto , rejeição, força de apoios, prioridades da pop., etc. A eficácia da pesquisa quantitativa depende da margem de erro a ela associada Maurício Costa Romão

PESQUISAS ELEITORAIS: Qualitativas PESQUISA QUALITATIVA Estimula os participantes a pensar e falar sobre temas colocados em discussão Lida com aspectos subjetivos, atinge motivações não explícitas ou inconscientes Imagem do candidato e dos seus opositores; Pontos positivos e negativos de cada um Fornece subsídios para avaliação de ações e atitudes Maurício Costa Romão

Sala para aplicação de técnica “grupos focais” (focus groups) PESQUISA QUALITATIVA Sala de observação, atrás do espelho falso(one way mirror ) Sala para aplicação de técnica “grupos focais” (focus groups) (reunião de pessoas que representam o perfil do público a ser investigado) – Imagem do Instituto Mappa

PESQUISA QUALITATIVA Outro ângulo da sala, agora com lanches (sala de observação, atrás do espelho) Imagem do Instituto Mappa

Imagem do Instituto Mappa PESQUISA QUALITATIVA Sala de observação Imagem do Instituto Mappa

PESQUISAS QUANTITATIVA: ESTIMULADA E ESPONTÂNEA BREVE HISTÓRICO

PESQUISA QUANTITATIVA - Estimulada Se a eleição para prefeito do Recife fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (ESTIMULADA) Amostra: 1080 eleitores Margem de erro: 3,0% Nível de confiança: 95% Período: 20 e 21/08/2012 Local: Recife Instituto: IPMN Maurício Costa Romão

PESQUISA QUANTITATIVA – Estimulada (o disco) Se a eleição para prefeito do Recife fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? Maurício Costa Romão

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA - Espontânea Se a eleição para prefeito do Recife fosse hoje, em quem você votaria? (ESPONTÂNEA) Amostra: 1080 eleitores Margem de erro: 3,0% Nível de confiança: 95% Período: 20 e 21/08/2012 Local: Recife Instituto: IPMN Maurício Costa Romão

PESQUISA QUANTITATIVA - Convergência PESQUISA SENSUS: INTENÇÃO DE VOTOS (%) P/ PRESIDENTE 2010 Candidato Estimulada Espontânea Dilma 41,6 30,4 José Serra 31,6 20,2 Marina 8,5 5,0 Outros 4,0 16,5 B/N/NS/NR 14,3 27,9 Data 31-02 ago PESQUISA SENSUS: INTENÇÃO DE VOTOS (%) P/ PRESIDENTE 2010 Candidato Estimulada Espontânea Dilma 47,5 42,9 José Serra 25,6 23,2 Marina 11,6 10,5 Outros 2,2 3,3 B/N/NS/NR 13,1 20,1 Data 26-28/set Maurício Costa Romão

PESQUISAS DE TRACKING Gallup Daily Election Polling Results for the Presidential General Election, Obama vs. McCain, trend since Aug. 15-17,2008 National registered voters Aug 17, 2008 Aug 24, 2008 Aug 31, 2008 Sept 06, 2008 Based on three-day rolling averages Sample of 2,765 registered voters. Margin of sampling error is ± 2 %. GALLUP POLL

VOTOS EM BRANCO, NULOS, INDECISOS E VOTOS VÁLIDOS BREVE HISTÓRICO

PESQUISA QUANTITATIVA – Brancos, Nulos e Indecisos Maurício Costa Romão

VOTOS VÁLIDOS - Conceito TSE Eleitorado Abstenção Votos apurados - = Votos apurados Brancos e nulos Votos válidos - = PESQUISA Votos totais Brancos, nulos e indecisos Votos válidos - = Maurício Costa Romão

PESQUISAS ELEITORAIS: Entrevistas Nº de Entrevistados por Eleitor PROPORÇÃO DE ELEITORES ENTREVISTADOS NAS PESQUISAS ELEITORAIS - BRASIL E PERNAMBUCO   Eleitorado 2012 Amostra Nº de Entrevistados por Eleitor Brasil 140.394.103 2.000 Questionários um em cada 70.197 eleitores Pernambuco 6.498.122 1.000 Questionários um em cada 6.498 eleitores Maurício Costa Romão

AVALIANDO DESEMPENHO INSTITUTOS DE PESQUISAS BREVE HISTÓRICO

DESEMPENHO DE INSTITUTOS DE PESQUISA: CRITÉRIOS Critérios que a literatura especializada tem apontado como balizadores de desempenho dos institutos de pesquisa nos levantamentos efetuados em pleitos eleitorais: nome do vencedor do pleito; ordem de colocação dos candidatos; estimativas fora da margem de erro. Maurício Costa Romão

AVALIANDO DESEMPENHO DOS INSTITUTOS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO (%) NA ÚLTIMA SEMANA DO PLEITO P/ PREFEITO DO RECIFE, EM 2008, E RESULTADOS OFICIAIS (VOTOS VÁLIDOS) Candidato Método NEPD IMN Vox D. Data Datafol Ibope TRE M. Filho 24,5 23,6 22,6 23,3 24 23 24,6 Cadoca 7,9 7 6 7,8 8 5 3,7 J. Costa 52,7 55,5 59,4 53,3 56 52 55 54 51,5 R. Henry 11,7 10,7 13,3 10 14 12 16,4 Outros 3,4 3,2 1,2 2,2 2 4 3 Data 29/set 02/out 03/out 04/out 05/out # Erro (%) 4,0 2,0 3,5 3,0 D. Padrão 2,71 3,24 4,26 2,43 3,75 2,05 2,78 1,9 Média 2,10 2,90 4,08 2,34 3,50 1,82 2,30 1,50 Candidato Método NEPD IMN Vox D. Data Datafol Ibope TRE M. Filho -0,1 -1,0 -2,0 -1,2 -0,6 -1,6 24,6 Cadoca 4,2 3,3 2,3 4,1 4,3 1,3 3,70 J. Costa 1,2 4,0 7,9 1,8 4,5 0,5 3,5 2,5 51,5 R. Henry -4,7 -5,7 -3,1 6,4 -2,4 -4,4 16,4 Outros -0,3 -0,5 -2,5 -1,5 1,7 0,3 -0,7 Média 2,10 2,90 4,08 2,34 3,50 1,82 2,30 1,50 # Maurício Costa Romão

PESQUISAS ELEITORAIS: INTERPRETANDO RESULTADOS BREVE HISTÓRICO

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS ISOLADAS Pesquisa em Barra Mansa (RJ) p/ prefeito – 2004 Período: 27 a 29 de março de 2004 Margem de erro: 5,6 pontos percentuais para + ou para – Número de entrevistas: 301 Intervalo de confiança: 95,0% Instituto: IBOPE 33,6 30,6 28,0 25,6 25,0 22,4 20,0 19,4 14,4 % Brasil 28,0 59,2% Inês 25,0 18,6% Guto 20,0 17,9% Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas de um mesmo Instituto (Tendência) Tam. Amostra 1.080 Margem de Erro 3% Nível de Conf. 95% Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas sucessivas de um mesmo Instituto ELEIÇÃO NA BAHIA – 2006 – IBOPE* Segunda: Souto 1º turno; Domingo: empate técnico; Boca de urna: virada; Críticas aos institutos; Tendência: nºs e gráfico DATA DA DIVULGAÇÃO PAULO SOUTO JAQUES WAGNER OUTROS CANDIDATOS 18 Maio 69,5 12,2 18,3 25 Julho 72,7 16,9 10,4 14 Agosto 71,2 21,9 6,8 11 Setembro 67,7 32,1 6,2 25 Setembro 56,5 36,5 7,1 01 Outubro 51,0 41,0 9,0 01 Outubro** 43,0 49,0 8,0 Resultado Oficial 52,9 4,1 IBOPE: “JW sobe na reta final e pode levar eleição p/ 2º turno” IBOPE: ”virada na Bahia: JW pode ganhar no 1º turno ou disputar c/ P. Souto em 29/10” * Votos válidos (excluídos os votos branco, nulos e os indecisos). ** Pesquisa boca de urna. (TA: 5.000; E: 2,0%; NC: 99,0%) Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas de um mesmo Instituto ELEIÇÃO NA BAHIA – 2006 (IBOPE) GRÁFICO DE TENDÊNCIA Pesquisa capta sentimento do momento; Sentimento muda sob influência de vários fatores (propaganda, guia eleitoral, fatos novos, etc); Um ou + desses fatores afetam comportamento do eleitor; É a dinâmica social em curso; Esses momentos não são projeções do futuro; Pesquisa: método científico que detecta e antecipa tendência, a partir de levantamentos sucessivos. Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas de Institutos Diferentes Candidatos IPMN Ibope Humberto Costa 35,5 40,0 Mendonça Filho 20,7 20,0 Geraldo Júlio 6,8 5,0 Daniel Coelho 5,6 9,0 B/N 14,0 NS/NR 8,1 7,0 Data 09-10/jul 12-14/jul Tam. Amostra 1.100 805 Margem de Erro 3,0% Nível de Conf. 95,0% Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas de Institutos Diferentes (Patamares e Tendência) Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas de Institutos Diferentes (Patamares e Tendência) Maurício Costa Romão

INTERPRETANDO RESULTADOS DE PESQUISAS Pesquisas de Institutos Diferentes (Médias) Prefeito do Recife 2012 Média de intenções de voto (%) de vários institutos nos meses de julho e agosto (até o guia eleitoral) Candidatos Julho Agosto Total Humberto Costa 36,2 31,6 33,7 Mendonça Filho 23,0 17,2 19,8 Geraldo Júlio 5,3 14,7 10,4 Daniel Coelho 7,9 7,5 7,7 Outros 1,0 B/N 13,7 15,0 NS/NR 9,9 8,9 Prefeito do Recife 2012 Média de intenções de voto (%) de vários institutos nos meses de julho e agosto (até o guia eleitoral) Candidatos Julho Agosto Total Humberto Costa 36,2 31,6 33,7 Mendonça Filho 23,0 17,2 19,8 Geraldo Júlio 5,3 14,7 10,4 Daniel Coelho 7,9 7,5 7,7 Outros 1,0 B/N 13,7 15,0 NS/NR 9,9 8,9 Maurício Costa Romão

CONVERGÊNCIA DE RESULTADOS DE PESQUISAS ELEITORAIS

CONVERGÊNCIA DE RESULTADOS DE PESQUISAS Mendonça Filho Raul Henry Maurício Costa Romão

CONVERGÊNCIA DE RESULTADOS DE PESQUISAS Cadoca Maurício Costa Romão

BRIGA COM PESQUISAS ELEITORAIS

MOTIVOS PARA NÃO BRIGAR COM PESQUISAS Motivo 1: resultados semelhantes Conclusão 1: quando se briga com uma pesquisa, se está brigando com todas. Motivo 2: projeção do futuro Conclusão 2: pesquisa detecta tendência; o futuro, a Deus pertence. Motivo 3: discrepâncias de resultados Conclusão 3: toda pesquisa já nasce com erro, e não é feita para acertar os percentuais que os candidatos obterão nas urnas. Motivo 4: tiro no pé Conclusão 4: o maior atributo de um instituto de pesquisas é a sua credibilidade; por que decretar seu próprio fim, perdendo-a? Motivo 5: ex ante, post factum Conclusão 5: ex ante não é possível, relaxe post factum. LEMBRETE: Quem ganha eleição é o candidato, não é a pesquisa!

PESQUISAS ELEITORAIS: ALGUNS PONTOS CONTROVERSOS

PESQUISA ELEITORAL: Tópicos controversos O papel das pesquisas Influência sobre a decisão do eleitor O voto útil Controle legal sobre as pesquisas Pesquisa fabricada Desconfiança e desconhecimento Admissão de erros Carga emocional Acertar na mosca Conflito de interesses Maurício Costa Romão

Tiago Recchia, Gazeta do Povo (PR), 16/04/2010

INSTITUTO DE PESQUISAS MAURÍCIO DE NASSAU CONTEXTO ESTRATÉGIA INSTITUTO DE PESQUISAS MAURÍCIO DE NASSAU FIM Maurício Costa Romão www.contextoestratégia.com.br mauricioromao.blog.br mauricio-romao@uol.com.br (81) 9615.0998