TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Por Carlos Reis
TEORIA CLÁSSICA Quem Quando Onde Henry Fayol 1916 foi lançado o livro “Administração Industrial e Geral”. . França
O que há de novo? O objetivo era o mesmo: Aumentar a eficiência; Mas a forma era diferente: A microabordagem em relação ao homem foi enormemente ampliada o que significou um avanço do objeto de estudo (foco) das TGA ...
Confronto das teorias de Taylor e Fayol Administração Científica Aumento da eficiência por meio do aumento da eficiência no nível operacional Fayol Teoria Clássica Aumento da eficiência por meio da forma e disposição de órgãos componentes da organização e das suas inter-relações Confronto das teorias de Taylor e Fayol
As 6 funções da empresa
FUNÇÕES DA EMPRESA (Era Contemporânea)
Funções do Administrador PREVER ORGANIZAR* COMANDAR COORDENAR CONTROLAR Visão e Plano de ação; Estruturar, alocar recursos, preparar; Dirigir, orientar; Ligar, unir, harmonizar, integrar; Verificar, fiscalizar.
Passa a ter 2 significados: ORGANIZAR* Passa a ter 2 significados: Entidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos; Função administrativa que significa o ato de organizar.
14 Princípios Gerais da Administração Divisão do trabalho. (leva a especialização) Autoridade e responsabilidade. Disciplina. (obediência as normas) Unidade de comando (1 só chefe). Unidade de direção (1 só objetivo). Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. Centralização do poder. (no topo) Cadeia escalar. (hierarquia) Ordem. (cada coisa em seu lugar) Eqüidade. (justiça) Remuneração justa. (motivação) Estabilidade do pessoal. (# rotatividade) Iniciativa. (pró-atividade) Espírito de equipe. (união)
DECORRÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS Divisão do trabalho: conduz a especialização. O departamento é a reunião de especialistas, portanto quanto mais departamentos mais eficiente seria a empresa; Divisão do trabalho: levou também a uma clara separação entre quem faz e quem pensa.
DECORRÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS Divisão do trabalho: se a divisão do trabalho é fundamental, a coordenação é obrigatória; e a unidade de comando é vital à coordenação. Unidade de comando: lava a hierarquia ou cadeia escalar ou cadeia de comando;
DECORRÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS Autoridade ou direito de dar ordem: o poder é derivado do cargo; Responsabilidade: como cada departamento só responde por sua especialidade, surgem departamentos de assessoria denominados Staff. Esses órgãos não obedecem o princípio escalar pois não tem autoridade de comando. Sua autoridade é de staff ou de aconselhamento.
ORIGEM DO PODER AUTORIDADE FUNCIONAL: LINEAR: STAFF: PODER TÉCNICO/EXPERIÊNCIA CARGO TÉCNICO/CONHECIMENTO
O que leva a que... Especialização Divisão do trabalho Departamentalização Coordenação Unidade de comando Hierarquia. Divisão do trabalho Especialização Departamentalização Coordenação Unidade de comando