TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
FACILITADOR PROFESSOR FLÁVIO MOURA
Balanced Scorecard (BSC)
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Criptografia Quântica : Um Estudo
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Luiz Carlos Lisboa Gondim
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Gestão Orientada para Resultado
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
B.2. As Habilidades Gerenciais
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Controle de Gastos Públicos
Aula III Fontes no Processo Civil Brasileiro. O direito processual e suas fontes.
Segurança de Dados no MAER.
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
5W1H.
Missão Visão Valores.
LIDERANÇA.
QUESTÃO 01 Quando a lei deixa certa margem para atividade pessoal
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Congresso Brasileiro de Justiça e Direito Desportivo Estruturação Societária das Entidades Desportivas.
ORGANIZAÇÃO O’BRUN;Organização é um sistema
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
The Data Warehouse Toolkit
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração. Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de.
Processo Administrativo
TEORIA CLÁSSICA Autor: HENRI FAYOL – 1841 – 1925 (engº de minas);
ABORDAGEM CLÁSSICA Administração Científica Teoria Clássica
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO: ORGANIZANDO A EMPRESA AULA 1
TEORIA CLÁSSICA FAYOL.  Jules Henri Fayol ( ) foi um engenheiro, grande gestor e pesquisador francês, criador da Teoria Clássica da Administração.
Gestão de Produção Yuri Simão 2015.
Transcrição da apresentação:

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Por Carlos Reis

TEORIA CLÁSSICA Quem Quando Onde Henry Fayol 1916 foi lançado o livro “Administração Industrial e Geral”. . França

O que há de novo? O objetivo era o mesmo: Aumentar a eficiência; Mas a forma era diferente: A microabordagem em relação ao homem foi enormemente ampliada o que significou um avanço do objeto de estudo (foco) das TGA ...

Confronto das teorias de Taylor e Fayol Administração Científica Aumento da eficiência por meio do aumento da eficiência no nível operacional Fayol Teoria Clássica Aumento da eficiência por meio da forma e disposição de órgãos componentes da organização e das suas inter-relações Confronto das teorias de Taylor e Fayol

As 6 funções da empresa

FUNÇÕES DA EMPRESA (Era Contemporânea)

Funções do Administrador PREVER ORGANIZAR* COMANDAR COORDENAR CONTROLAR Visão e Plano de ação; Estruturar, alocar recursos, preparar; Dirigir, orientar; Ligar, unir, harmonizar, integrar; Verificar, fiscalizar.

Passa a ter 2 significados: ORGANIZAR* Passa a ter 2 significados: Entidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos; Função administrativa que significa o ato de organizar.

14 Princípios Gerais da Administração Divisão do trabalho. (leva a especialização) Autoridade e responsabilidade. Disciplina. (obediência as normas) Unidade de comando (1 só chefe). Unidade de direção (1 só objetivo). Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. Centralização do poder. (no topo) Cadeia escalar. (hierarquia) Ordem. (cada coisa em seu lugar) Eqüidade. (justiça) Remuneração justa. (motivação) Estabilidade do pessoal. (# rotatividade) Iniciativa. (pró-atividade) Espírito de equipe. (união)

DECORRÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS Divisão do trabalho: conduz a especialização. O departamento é a reunião de especialistas, portanto quanto mais departamentos mais eficiente seria a empresa; Divisão do trabalho: levou também a uma clara separação entre quem faz e quem pensa.

DECORRÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS Divisão do trabalho: se a divisão do trabalho é fundamental, a coordenação é obrigatória; e a unidade de comando é vital à coordenação. Unidade de comando: lava a hierarquia ou cadeia escalar ou cadeia de comando;

DECORRÊNCIAS DOS PRINCÍPIOS Autoridade ou direito de dar ordem: o poder é derivado do cargo; Responsabilidade: como cada departamento só responde por sua especialidade, surgem departamentos de assessoria denominados Staff. Esses órgãos não obedecem o princípio escalar pois não tem autoridade de comando. Sua autoridade é de staff ou de aconselhamento.

ORIGEM DO PODER AUTORIDADE FUNCIONAL: LINEAR: STAFF: PODER TÉCNICO/EXPERIÊNCIA CARGO TÉCNICO/CONHECIMENTO

O que leva a que... Especialização Divisão do trabalho Departamentalização Coordenação Unidade de comando Hierarquia. Divisão do trabalho Especialização Departamentalização Coordenação Unidade de comando