PONTOS ABORDADOS:  FAVELA  GÊNERO FEMININO  AÇÕES COLETIVAS  POLÍTICAS PÚBLICAS  CIDADANIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
1.
Mudança social, famílias e crianças
ELIZABETH TEIXEIRA Amanda Martins Bastos Elizabeth Gomes da Rocha
Programa de Ética e Cidadania
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
Pedagogia da pesquisa-ação
Saúde e Prevenção nas Escolas
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Ministério da Educação
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
O campo da Psicologia no CRAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Acompanhamento Familiar
A primeira infância,cidadania já.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Autor: Pricila Arrojo da Silva
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
“Os Incríveis”.
PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 09/12/13 Seminário Regional Pró Convivência Familiar e Comunitária do Centro Oeste Cuiabá/MT “Boas práticas.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
identidade Brasileira: as questões de Gênero e de Geração
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Plano de Reordenamento e seus desafios. DATAS IMPORTANTES 2006: Publicação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária – referência política,
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
ROTARY - AJU NORTE Inclusão Social através da Inclusão Digital.
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Buenos Aires, Argentina Prefeitura Municipal de Campinas
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Constituição de Grêmios Estudantis
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Apresentação de TCC Educanda: Isis Ferraz de Moura Grupo : Pororoca
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
PROJETO NAC TALES CÉLULA: MUSICART
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
REUNIÕES REGIONAIS.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
BELLATO, Roseney ; PEREIRA, Wilza Rocha. Direitos e vulnerabilidade: noções a serem exploradas para uma nova abordagem ética na Enfermagem. Texto & Contexto.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Clarice Traversini Diretora de Currículos e Educação Integral Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

PONTOS ABORDADOS:  FAVELA  GÊNERO FEMININO  AÇÕES COLETIVAS  POLÍTICAS PÚBLICAS  CIDADANIA

 A proposta é emergir as experiências adquiridas com grupos de mulheres em situação de vulnerabilidades sociais, suas incursões em grupos focais e seus desdobramentos, partindo de reflexões empíricas, teóricas e suas aplicabilidades  TEMÁTICAS DISCUTIDAS: *violências domésticas, *abandonos, *negligências familiares, *saúde, *educação, * desigualdades econômicas e sociais, entre outras questões.

 O Trabalho de reflexão _ empoderamento da subjetividade  O acesso ao Estatuto da Criança e do adolescente  Palestras com profissionais, Oficinas de Saúde, Oficina de Letramento  Confecção de palestras com temáticas sugeridas pelas próprias  Reconstrução do sujeito

 COLETIVO DE MULHERES QUE ESTUDAM MULHERES _ COMEM  Objeto de estudo da pesquisa FEMINIZAÇÃO DO PODER  Necessidade de socializar a experiência à outras mulheres igualmente desqualificadas  Leitura a cada encontro do livro O Poder e o Não Poder das Mulheres, Ivone Gebara.

 AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES NA COMUNIDADE DO VIDIGAL E VILA CANOA  OFICINA DE INFORMÁTICA  ACESSO A EXAMES MAMOGRÁFICOS  APRESENTAÇÃO NOS ESPAÇOS UNIVERSITÁRIOS: * IBICT, UFRJ E PUC-RIO

REFERÊNCIAS  rio.br/pibic/relatorio_resumo2009/relatorio/ser/suely.pdf rio.br/pibic/relatorio_resumo2009/relatorio/ser/suely.pdf  GEBARA. Ivone O Poder e o não poder das mulheres São Paulo Ed. Paulinas, 1991 –(Coleção Mulher, tema atual  BAWMAN. Zigmunt, Modernidade Líquida RJ ED Jorge Zahar 2001  Lei nº / 1990 Convenção Sobre os Direitos da Criança; Lei de Criação do Conanda  Lei n° 8242 / 1991; Regimento Interno do Conanda ­­_ Resolução n° 8.242/2004

 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL(CF/88) / Coordenação Maurício Antonio Ribeiro Lopes _ 2° ed. Ver. E atual – São Paulo ED Revista dos Tribunais, 1997 – ( RT Códigos) Vários colaboradores  SOCIAL EM QUESTÃO, Questão Social no Brasil Contemporâneo _ volume 15, número 15, Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Serviço Social – Semestral ISSN  SOCIAL EM QUESTÃO, Convivência Familiar e Comunitária: um direito a ser priorizado para todas as crianças. Perspectivas nacionais e internacionais _ volume 14, número 14, Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Serviço Social – Semestral ISSN  CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade _ A Era da Informação: economia, sociedade e cultura volume 2 ED. Paz e Terra - 6° ed. 2008

Contatos:  CARLOS NOGUEIRA:  SUELY DA CONCEIÇÃO RODRIGUES: