Liberalismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Onde? ING (início), FRA (auge);
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
Escola Econômica Clássica
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
Capitalismo / Socialismo
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
O I L U M N S Professora: Marta.
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORMAÇÃO DOS ESTADOS (revisão)
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Geografia Geral Prof. JORGE.
O Liberalismo e os Socialismos
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
MUNDO DO TRABALHO.
Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
O Iluminismo.
Aula Semi - Fortunato.
A ONDA LIBERAL Unidade 6 – páginas 12 até 23
Formação da ordem capitalista
ILUMINISMO Daniela Torres.
Processo de formação do espaço capitalista
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
CAPITALISMO.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
A Economia Política Inglêsa
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Sistema Econômico / Organização Econômica
Professor Ulisses Mauro Lima
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
Prof° Leandro Crestani
O pensamento liberal Capítulo 18.
O processo de desenvolvimento do capitalismo
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
VISÃO GERAL DA ESCOLA CLÁSSICA
Pág.8 A declaração dos direitos do Homem e do cidadão aprovada a 26 de Agosto de 1789 pela Constituição da Republica Francesa condenava: A sociedade de.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
LIBERALISMO ECONÔMICO
Transcrição da apresentação:

Liberalismo

ANTECEDENTES Na Idade Média feudal, a sociedade se compunha basicamente de três classes sociais: a nobreza proprietária da terra, os servos da gleba, a ela submetidos, e os artesãos urbanos organizados em corporações. As responsabilidades públicas se dividiam entre os nobres e a igreja.

Século XIII - o desenvolvimento da atividade comercial das cidades e o aparecimento do capitalismo mercantilista representaram o início de uma transformação radical das sociedades européias. A burguesia, concentrada nas cidades, foi a principal protagonista desse processo histórico.

Idéias liberais As armas decisivas que a burguesia utilizou em sua luta intelectual contra a nobreza e a igreja foram o Iluminismo e as análises econômicas da escola clássica, cujos principais representantes foram os economistas Adam Smith e David Ricardo. Adam Smith

A célebre máxima da escola fisiocrata francesa do século XVIII “Laissez faire, laissez passer: le monde va de lui même” (“deixa fazer, deixa passar: o mundo anda por si mesmo”) é a que melhor expressa a natureza da economia liberal. A escola liberal acredita que a economia possui seus próprios mecanismos de auto-regulamentação, que atuam com eficácia sempre que o Estado não dificulte seu funcionamento espontâneo.

Instauração política do liberalismo Grã-Bretanha: as cortes converteram-se num Parlamento moderno, logo proposto como modelo no continente.

Nos Estados Unidos, os direitos do homem foram proclamados em 1776. Na França, foi preciso esperar a revolução de 1789 para que se desse um passo semelhante e se proclamassem constituições populares em 1791 e 1793. Na Espanha, o Estado liberal impôs-se nas primeiras décadas do século XIX. Os países americanos que fizeram parte de seu império colonial forjaram, ao contrário, sua independência sob a bandeira do liberalismo político e econômico. Na Alemanha, só em 1918 instituiu-se um Parlamento.

PRINCÍPIOS Os governos só existem para atender os cidadãos, caso não cumpram seus deveres devem ser mudados. Os governos devem respeitar a ordem, as leis e a Constituição. Os governos devem ser representativos, isto é, escolhidos pelo voto dos cidadãos.

Defender a Democracia - três poderes. O governo não pode interferir na vida particular dos cidadãos. Devem defender a propriedade privada, o individualismo econômico, a liberdade de comércio - laissez faire, laissez passer - oferta e demanda, lei do mercado. O Estado não deve interferir nos contratos de trabalho. Condenar o protecionismo.

DEFENSORES: Adam Smith: A Riqueza das Nações - livre concorrência. Procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.

David Ricardo: lei férrea dos salários - o preço da força de trabalho deveria ser só o equivalente ao necessário à subsistência do trabalhador.

Thomas Malthus: a miséria dos trabalhadores é uma conseqüência de uma lei da natureza, pois a população cresce PROGRESSÃO GEOMÉTRICA e as fontes de alimentos e PROGRESSÃO ARITIMÉTICA, ENTÃO PARA REDUZIR A MISÉRIA ERA NECESSÁRIO DIMINUIR A NATALIDADE.

NEOLIBERALISMO- FINS DO SÉC. XX Defendem a presença do Estado na economia apenas para evitar a formação de monopólios, cartéis, oligopólios. Baseia-se na retirada das leis que regulamentam o mercado de trabalho, bens e serviços- lei da oferta e procura. Pregam a não intervenção do Estado na Economia, privatizações e fim do Protecionismo.

Privatizar tudo que o Estado adquiriu durante o Capitalismo Monopolista Estatal: indústrias de base, hidroelétricas, minas, telefonias, etc. - a veia principal da economia. E num segundo momento até as escolas hospitais, previdência. O Estado tira toda assistência social: moradias, aposentadorias, menos verbas para Educação, saúde e etc. O Neoliberalismo modernizou a Economia, mas aumentou a pobreza, o desemprego, a má distribuição de rendas, enfim mais miséria, falência de muitas Empresas.