Gestão de Conflitos a difícil arte de lidar com pessoas

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Gestão de Conflitos a difícil arte de lidar com pessoas

NEGOCIAÇÃO DE CONflitoS

NEGOCIAÇÃO DE CONflitoS O QUE É NEGOCIAÇÃO? Busca de uma solução intermediária em que cada pessoa cede um pouco, chegando a um acordo

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS A negociação esta presente em nosso dia-a-dia: Comprador x Vendedor Trabalhadores x Empresa Jovem x Pais Professores x Alunos Relacionamentos em geral

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Tipos de negociadores: Flexível – evita conflito Inflexível - Competidor

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Conceitos Chaves de Negociação: MAPAN (Melhor alternativa para um acordo negociado) Ponto de resistência (Limite) Aspiração (Resultado desejado) Oferta inicial

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Ato de negociar Preparação Negociação Efetivação do acordo

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Ato de negociar 1. Preparação 1.1 – Característica do conflito 1.2 – O negociador 1.3 – Oponente

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Ato de negociar 1.2 – O negociador – A negligência do negociador por falta de tempo e excesso e/ou confiança levam a: Inflexibilidade Proposta irrealistas Não conhecer a si e o oponente (arte da guerra) Aceitar propostas desfavoráveis Atitudes indecisas

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.  (Sun Tzu, A arte da Guerra)

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Ato de negociar 2. Negociação 2.1 – Componente Social 2.2 – Componente Físico

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Ato de negociar 2. Negociação 2.1 – Componente Social: Estratégia envolvida Existência de uma terceira parte N° de parte envolvidas

NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS Ato de negociar 2. Negociação 2.2 – Componente Físico: Local e sua organização