TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA VEÍCULOS IMPRESSOS DE ASCOM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Advertisements

A importância do planejamento
EDIÇÃO Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <-
Diferença entre notícia e reportagem
REPORTAGEM - Características
A Educomunicação e o Jornal Mural
Jornal Mural Literário Módulo I Características
RESPONSABILIDADE SOCIAL
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Textos jornalísticos informativos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Assessoria de Imprensa História
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
CRôNICA.
DADOS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO: 18 DE ABRIL DE 2011
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Rede Ligado Plano de mídia.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
MuralJornalRádioWeb Só não esqueça: Comunicar é relação Comunicar é relação.
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
Como funciona a imprensa
Como atrair mais clientes através do Marketing de conteúdo?
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
O que é Assessoria de Imprensa
A carta do leitor.
LANÇAMENTO PREMIUM CARE
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
Assessoria de Comunicação ASCOM
Etapas de produção da revista
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
Jornalismo literário.
Estrutura da Reportagem
Técnica de Redação em AI
Comunicação e Redação Empresarial
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
Por que o jornal na escola?
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Dicas para entrevistas
Professor Jardson Brito
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA VEÍCULOS IMPRESSOS DE ASCOM

VOZ DE MESTRE Catar feijão se limita com escrever: jogam-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois joga-se fora o que boiar. Catar Feijão – João Cabral de Melo Neto

Qualidades do bom repórter de ascom Capacidade de observação e síntese. Domínio de conteúdo e de vocabulário. Sensibilidade. Fluência ideativa e boa codificação. Capacidade para perceber o que é socialmente significativo.

Qualidades do bom repórter de ascom Postura para conduzir entrevistas. Humildade para escrever para o leitor e não para si. Humildade para (re)perguntar. Humildade para aceitar críticas. Profissionalismo. Maristela Mafei – Assessoria de Imprensa.

Gêneros jornalísticos O jornalismo empresarial deve, prioritariamente, adotar uma postura interpretativa, razão por que nele a reportagem assume posição mais importante que a notícia. Pela sua periodicidade maior, o conteúdo do jornalismo empresarial exige uma angulação mais duradoura e permanente. Os leitores necessitam de textos que, além de explicar a situação e/ou fato, possam ser lidos muito depois de publicados, sem ficarem superados. Gaudêncio Torquato – Jornalismo Empresarial

Estrutura do texto O jornalismo empresarial dá maior ênfase ao aspecto coloquial, a narrativas mais abertas, e, neste ponto se aproxima do texto de revista, mais suave, permanente, pitoresco, coloquial, explicativo, ambientado. Gaudêncio Torquato – Jornalismo Empresarial

Modelo de texto Revista da GOL – n.49 – abril de 2006

Estrutura do texto Para o bem do jornalismo de ascom, é preciso romper com o burocratismo das “matérias organizacionais”: perfis descritivos, notícias de setores, de prêmios, de resultados, entrevistas chapa-branca, enquetes manjadas etc etc etc.

Antimodelo de texto Revista Bacabal em Revista n . 2 – abril de 2005

Modelo de texto Revista Agitação - n . 63 – maio/junho de 2005

Lugares do texto jornalístico impresso na ascom Notícias/notas; poucas páginas; diário, semanal; distribuição ágil; interno, newsletter. Boletim Notícias/reportagens/entrevistas/opinativos/fotos; interno/externo; tratamento visual; maior periodicidade. Jornal Mural Notícias/notas; letras grandes; agilidade; custo baixo; espaços de interesse; newsletter. Produção sofisticada; periodicidade maior; reportagem/entrevista/opinativo; custo alto; marketing externo. Revista Mais específica que o release; pode ser exclusiva para o jornalista; pode ir como boletim de sugestões de pauta; exige negociação com o veículo. Pauta

Sua senhoria, o Release O release deve chamar a atenção pela sua qualidade, o que engloba o valor das informações, do texto e de sua apresentação visual. Ferrareto/Koplin – Assessoria de Imprensa: teoria e prática

FUNÇÃO DO RELEASE Provocação e Orientação Matéria (MCM)

Notícia + Entrevista + Nota Reportagem + Grande Entrevista RELEASE E GÊNEROS Informativo Notícia + Entrevista + Nota Interpretativo Reportagem + Grande Entrevista Nota + Artigo + Carta de Leitor + Ensaio +Coluna+ Crítica Opinativo

RELEASE - TIPOLOGIA Padrão Áudio-Release Especial Vídeo-Release Opinião Vídeo-Release Nota Coluna Boletim de Pauta Convocação Eletrônico Press-kit Pré-pauta

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO Resume e chama a atenção para o conteúdo. Título Se couber o de fantasia, não esquecer o subtítulo Título Texto Objetividade com boa estrutura de parágrafos Conferir informação e revisar o texto Edição Considerar o estilo da publicação que recebe. Público-alvo Preparar para que seja matéria. Publicação

RELEASE PARA PUBLICAÇÃO: ELEMENTOS Antetítulo Fica acima do título; introduz a notícia no campo de interesse. Título Deve vender a notícia da melhor maneira possível. Subtítulo Deve “amarrar” o título ao assunto, principalmente nos de fantasia. Intertítulo Palavras curtas no meio do texto; suavizam a leitura. Legenda Cuidado: legenda não é para repetir a imagem da foto; seja criativo.

10 LIÇÕES SOBRE RELEASE Release não é material publicitário, mas jornalístico. Por isso deve ser escrito com técnica. Apresente o mais importante logo no início – e não se esqueça de deixar claro o “gancho” para a matéria. Deve ter: título, subtítulo, lead e documentação – tudo como ensinou Nilson Lage. Erros de gramática tiram a credibilidade do release – e aumentam o preconceito da redação em relação ao jornalista de ascom. Não esqueça de datar seu release.

10 LIÇÕES SOBRE RELEASE Releases precisam trazer a logomarca da ascom ou da organização assessorada. Atenção para os nomes de setores, fontes, endereços, emails, celulares – revise se estão escritos corretamente. No caso de eventos, as datas, locais, programação devem vir destacadas. Os contatos da ascom também devem vir destacados. Um bom release diz tudo o que quer em, no máximo, 60 linhas.

Modelos de Release

Novo canal de web tv traz novidades em entretenimento “BeauTV” (beauty + TV) é o nome da web tv que estreia na próxima segunda-feira, dia 05 de abril, com novidades da área de beleza, moda, saúde, gastronomia, comportamento, entre outros. Com conteúdo gratuito, o novo canal de internet inicia sua programação com uma entrevista exclusiva com a apresentadora Ana Hickmann, que revela seus segredos de beleza. O canal trará reportagens e entrevistas semanais em vídeo e contará com conteúdos assinados por profissionais de destaque em diversas áreas como a design de interiores Ana Mitzakoff, a PHD em pilates Eliane Coutinho, o chef de cozinha Luciano Antonello, a estilista Rosmarie Zonta, a dentista Camila Dutra e muitos outros especialistas. Criada pelo cirurgião plástico Marcelo Assis, a BeauTV nasceu do sucesso que o quadro “Medicina e Beleza”, exibido há 18 meses pela TVB Campinas (emissora afiliada ao SBT), faz na TV aberta e, especialmente, no Youtube.

Diante do grande número de acessos aos vídeos do programa postados no Youtube, o cirurgião e diretor do canal BeauTV decidiu ampliar o alcance de sua produção da tv aberta na internet, reunindo colunistas renomados e produzindo vídeos de qualidade de assuntos diversos, ligados ao entretenimento e dirigidos para o público feminino e masculino. A BeauTV chega para atender as necessidades de um público crescente na rede, ávido por informações rápidas, consistentes e de qualidade. O novo canal já conta com apoiadores importantes como a rede Outback, buffet Antonello, Assist Assessoria Tributária, clínica Camila Dutra, clínica Marcelo Assis Cirurgia Plástica, Estúdio Zara, entre outros. Lançamento:  05 de abril de 2010 Informações para a Imprensa: Ana Paula Jacinto 11 3729-5220 | 11 7341-6962 | 19 9733-5664 anapaula@statuscom.com.br www.statuscom.com.br

http://audiorelease.blogspot.com.br/

http://www.releasedeimprensa.com.br

http://www.8020mkt.com.br/blog/video-release-o-novo-tripe-jornalistico http://www.videologia.com.br/videorelease/index.php?idtb_item=2