Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: 1982 8.631 escolas atendidas 96.389 alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.

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Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa Quem Lê Jornal Sabe Mais – EXTRA Fundação: escolas participaram do programa 2457 alunos participaram do programa 200 professores participaram do programa O PROGRAMA, HOJE

Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO 20 escolas/ano 3600 exemplares/ano Quem Lê Jornal Sabe Mais – EXTRA 10 escolas/ano 1800 exemplares/ano ESCOLAS/ EXEMPLARES

AÇÕES CURSO PARA TRÊS PROFESSORES DE CADA ESCOLA MATERIAL DE APOIO PARA PROFESSORES VISITAS PEDAGÓGICAS ÀS ESCOLAS ENCONTROS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS APOIO E TROCA PELO SITE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES BEM SUCEDIDAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES (PRÊMIO – ASSINATURA TRIMESTRAL) COMEMORAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE PALESTRAS/ MESAS- REDONDAS COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR OP VIRTUAL PERMANENTE ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO DO ANO

25 ANOS DEPOIS AS PERMANÊNCIAS E AS ATUALIZAÇÕES DE UMA CAMINHADA

PONTO DE PARTIDA PARA AS DECISÕES RESULTADOS DO RELATÓRIO DE IMPACTO PEDAGÓGICO E SOCIAL 2006/2007

O QUE AVALIAMOS? OBJETIVO GERAL Promover o acesso ao meio jornal, a sua ampla re- interpretação e a conseqüente expressão de atitudes cidadãs, por parte dos leitores. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ler mais. Ler mais jornais. Usar jornais para estudar. Ter informações sobre o mundo por meio de jornais. Ter clareza a respeito da função social do jornal. Obter melhoria na expressão escrita. Ampliar práticas cidadãs com a leitura de jornais.

OBJETIVOS MAIS FACILMENTE ALCANÇADOS PELOS ALUNOS Aproximarem-se das questões do cotidiano 1º Aprenderem como é o jornal 2º Conhecerem melhor o mundo em que vivem 3º Aprenderem de maneira mais dinâmica e ativa 4º Terem mais interesse pela leitura de jornais 5º Terem mais prazer em outras leituras 6º Respeitarem opiniões divergentes 7º Expressarem-se com maior confiança em si 8º Expressarem atitudes de cidadania 9º Analisarem criticamente a fala do jornal 10º Perceberem a influência do seu tempo e do jornal 11º Escreverem melhor 12º Debaterem o papel da imprensa 13º Aprenderem informalmente a língua 14º Criarem o jornal escolar 15º

2007 e 2008 TEMPO DE CONSOLIDAÇÕES E INOVAÇÕES

Orientação Pedagógica – olhar atento e com maior amplitude; ouvir ativo e escuta profunda; fala de conhecimento e de reconhecimento. Atendimento direto aos alunos - fóruns de debate; intercâmbio entre programas; ações de mídia e juventude Confirmação do QUEM LÊ VAI À ESCOLA – cidadania pelo exemplo; temas da atualidade ligados a análise crítica da mídia Uso combinado do jornal : recurso didático + objeto de estudo EM QUE ESTAMOS INVESTINDO

Construção de retrato da comunidade escolar demandas e potencialidades. 1º Fórum de alunos – Divulgação de ações a serem desenvolvidas. Preparação da intervenção. Execução do plano da ação combinado com o Quem Lê Vai à Escola 2º Fórum de Alunos – apresentação das ações produzidas, avaliação de processos e resultados. MÍDIA E JUVENTUDE (etapas)

Objetivo – orientar um grupo de alunos sobre a prática jornalística (da apuração à redação), a fim de que estes jovens obtenham uma maior consciência do mundo em que vivem e por conseqüência, poder de transformá-lo. Produto : reportagem publicada nos jornais

Algumas fotos do QLVE

ATIVIDADES CULTURAIS Exibição do filme MENINAS, com debate sobre Gravidez na Adolescência. Palestrantes Sandra Werneck, diretora do filme Meninas Gisela Camara, produtora do filme Meninas Jairo Bouer, psiquiatra Apresentação exclusiva da Intrépida Trupe Nos Bastidores da Notícia – palestra com profissionais do dois jornais, explicando como é o trabalho nas Redações.

Leitura, literatura Crítica Formação continuada Cidadania concreta Autonomia (na relação com os sistemas de ensino) Autoria dos participantes CONCEITOS BÁSICOS ATUALIZADOS

Coordenação Geral – INFOGLOBO ( Coordenação Pedagógica – terceirizada da Leitores e Leituras – Grupo de Consultoria em Educação (