Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.

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Transcrição da apresentação:

Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO

Fundamentos da Técnica MUDANÇA ORGANIZACIONAL Diagnóstico Planejamento da Ação Intervenção Avaliação MUDANÇA ORGANIZACIONAL MDPO ELEMENTO CATALISADOR ESFORÇO ORIENTADO EVITA DISPERSÃO

Condições sob controle Condições restritivas ELEMENTOS DA MDPO Problema principal Diagnóstico Pensar no cliente Questão-chave Efeitos desejados Expectativas O que será alcançado Variáveis Condições sob controle Proposições Ações Parâmetros Condições restritivas

ELEMENTOS DA MDPO QUESTÃO-CHAVE Como ... ? EFEITOS DESEJADOS VARIÁVEIS O que podemos manipular? O que queremos alcançar? PARÂMETROS PROPOSIÇÕES Com o que teremos que conviver? AÇÕES

MDPO - EXEMPLO 1 QUESTÃO-CHAVE EFEITOS DESEJADOS VARIÁVEIS PARÂMETROS Como melhorar a integração entre os funcionários do depto. de engenharia e a empresa ? EFEITOS DESEJADOS E1- Satisfação elevada dos funcionários E2- Produtividade elevada dos funcionários VARIÁVEIS V1- Políticas e práticas de adm. de pessoal V2- Condições de trabalho V3- Relações pessoais V4- Estilo de supervisão V5- Desafio da tarefa em si PARÂMETROS P1- Características pessoais dos funcionários (idade, experiência, sexo, etc.) P2- Condições externas a que estão submetidos (local de moradia, infra-estrutura urbano social)

Como melhorar a eficácia de um Curso de Treinamento ? MDPO - EXEMPLO 2 QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a eficácia de um Curso de Treinamento ? EFEITOS DESEJADOS E1- Alto índice de aproveitamento e aprendizagem E2- Alto grau de motivação para aprender E3- Alta satisfação pessoal resultante E4- Incorporação elevada dos resultados no dia a dia VARIÁVEIS V1- Exploração do conteúdo V2- Metodologia V3- Recursos audio-visuais V4- Recursos impressos V5- Composição do corpo docente V6- Identificação de necessidades/ expectativas PARÂMETROS P1- Número de participantes P2- Período do Curso P3- Duração do Curso P4- Metas pré-estabelecidas P5- Heterogeneidade do grupo

Como melhorar o esforço de vendas? MDPO - EXEMPLO 3 QUESTÃO-CHAVE Como melhorar o esforço de vendas? EFEITOS DESEJADOS E1- Aumento do volume de vendas E2- Aumento do número de clientes E3- Baixo número de reclamações dos clientes VARIÁVEIS V1- Treinamento dos vendedores V2- Nível do pessoal de vendas V3- Política de preços V4- Mercadorias em estoque V5- Controle de qualidade PARÂMETROS P1- Quadro de pessoal P2- Percentagem de comissão P3- Salários dos vendedores P4- Ponto de vendas

MDPO - EXEMPLO 4 QUESTÃO-CHAVE EFEITOS DESEJADOS VARIÁVEIS PARÂMETROS Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP interna e externamente? EFEITOS DESEJADOS E1- Melhoria no relacionamento com a comunidade E2- Aumento da oferta de estágio/ emprego E3- Aumento da demanda de cursos extraordinários E4- Aumento da arrecadação própria E5- Aumento do número de projetos de pesquisa aplicada E6- Aumento do Balcão de Teses E7- Aumento da oferta de Serviços VARIÁVEIS 1- Marketing Interno 2- Marketing Externo PARÂMETROS P1- Carga horária do discente P2- Carga horária do docente P3- Espaço físico e equipamentos P4- Limitação orçamentária P5- Mercado de trabalho P6- Política governamental

MDPO - EXEMPLO 4 - continuação QUESTÃO-CHAVE Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP junto às comunidades interna e externa? MARKETING INTERNO MARKETING EXTERNO VARIÁVEIS V1- Inserção mensal no “Destaque” V2- Exposição aos Departamentos Acadêmicos V3- Contatos individuais com docentes V4- Material de divulgação interna V5- Inserção no Boletim Informativo V6- Exposição em salas de aula V7- Material de divulgação externa V8- Visita programada às empresas V9- Participação em Congressos, com trabalhos V10- Participação em Exposições e Feiras V11- Participação em organismos externos

MDPO - EXEMPLO 4 - continuação Como melhorar a divulgação das atividades da DIREP junto às comunidades interna e externa? QUESTÃO-CHAVE MARKETING INTERNO VARIÁVEL V1- Inserção mensal no “Destaque” V2- Exposição aos Departamentos Acadêmicos V3- Contatos individuais com docentes V4- Material de divulgação interna V5- Inserção no Boletim Informativo V6- Exposição em salas de aula PROPOSIÇÕES (AÇÕES) A31- Estabelecer periodicidade de visitas aos departamentos A32- Fazer pré-qualificação junto às chefias A33- Montar cadastro para cursos e P&D através de formulário específico

Avaliação prévia da importância RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS VARIÁVEL X EFEITO DESEJÁVEL Avaliação prévia da importância MATRIZ DE COMPARAÇÃO

Visualização de Atividades (Ações), responsabilidades, etc. UTILIZAÇÃO MDPO E 5W2H UTILIZAÇÃO CONJUNTA Visualização de Atividades (Ações), responsabilidades, etc. ?

MDPO E 5W2H - EXEMPLO 4 V3- Contatos individuais com docentes