Sistema de Gerenciamento da Base de Informações do ZEE Projeto MacroZEE AML Reunião FINEP – março de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Política Nacional de Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
GT CORRUPÇÃO Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção de Verbas Federais por Municípios C Criado em – 2ª CCR Integrantes: Procuradores Regionais.
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
REGIONALIZAÇÃO, CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E CONSÓRCIOS PÚBLICOS Brasília/DF, 29/01/2013.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Implantação do Sistema MRP II
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Governança e Transversalidade nas Políticas Sociais de Minas Gerais A experiência do Programa Travessia.
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA CGU.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Controle de Gastos Públicos
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
PROJETO DE CADASTRAMENTO DO PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO
Segurança de Dados no MAER.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
5W1H.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Governança Costeira A integração da Gestão de Recursos Hídricos com o Gerenciamento Costeiro Jerson Kelman Diretor-Presidente Agência Nacional de Águas.
Ministério da Saúde Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade-PROBIO II Missão de Supervisão Dez/2010 Lucely Gonçalves.
Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO – SEPLAN SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS UNIVERSIDADE.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO AÇÕES DE CONTROLE DO DESMATAMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO ESTADO DE MATO GROSSO Secretaria.
MINERAÇÃO EM APPs Proposta de Resolução CONAMA Elisabeth Elias Bohm Ministério de Minas e Energia 18 de abril de 2005.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Para cumprimento do Decreto /07
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
A ANÁLISE CRIMINAL E A INTELIGÊNCIA POLICIAL
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Lema: Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social Tema: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Gerenciamento da Base de Informações do ZEE Projeto MacroZEE AML Reunião FINEP – março de 2009

Assuntos a serem trabalhados: Contextualização O impacto da INDE para o ZEE Ações em execução: - Atualização do MacroZEE integrado da AML - Atlas da Amazônia Legal

Contextualização Dados sobre ZEE (municipais, estaduais, regionais): Carência de detalhamento documental; Criação e disponibilização em diferentes estruturas, nomenclaturas e formatos; Grande volume de dados e informações em desuso – insegurança (processamento, escala geográfica, etc) Necessária definição do que se quer, por quê, pra quem e como

Definição Informações e acesso aos dados considerados essenciais para a elaboração do Macrozoneamento da AML Acesso facilitado e interativo dos dados geográficos O que se quer? Por quê? Pra quê? Onde queremos chegar? Cruzamentos e análise de dados confiáveis Produção cartográfica de uso comum e conjunto Alinhamento do ZEE ao PAS e às demais políticas governamentais – ações conjuntas e harmônicas (social, ecológica e economicamente sustentáveis) Como? Colaboração das partes integrantes do Consórcio ZEE Criação de atlas do ZEE de fácil utilização Treinamento e oficinas

Dados a serem adquiridos para o MacroZEE da AML REGIC 2007 (IBGE) Censo Agropecuário (IBGE) Logística de Transportes – PNLT (Ministério dos Transportes/ANTT) Regionalização do PAS (IBGE/Casa Civil) Obras previstas no PAC (IBGE/Casa Civil) Espacialização dos Territórios da Cidadania (Casa Civil/MDA) Regiões de Planejamento dos Estados Sistemas Naturais (IBGE) Domínio das Áreas Florestais (SFB/MMA) Florestas Públicas (SFB/MMA) Limites da Amazônia Azul (CPRM) Mapa do Desmatamento (INPE) Recursos Hidro-energéticos (Ministério de Minas e Energia) Dados do INCRA e Institutos de Terras dos Estados Comunidades Tradicionais/Quilombolas (A nova Cartografia da Amazônia - Alfredo Wagner/UFAM) Estudo dos Sistemas de Produção (EMBRAPA-sede) Espacializações de Planos de Ação (MAPA;MCid;MDIC;MMA)

Dados a serem adquiridos para o MacroZEE da AML Contexto estadual Dados atualizados dos ZEEs Estaduais (produzidos e insumos) Qual a importância? Construção de um instrumento de gestão que não tenha divergência entre as os poderes (União, estados, municípios) – processo harmônico. Condições das informações Com documentação mínima – meta informação.

O impacto da INDE para o ZEE Faz parte do rol dos objetivos gerais do Projeto ZEE Brasil: Instituir e montar um banco de dados com as informações ambientais e socioeconômicas, necessárias ao planejamento macrorregional Diretrizes Metodológicas para o ZEE do Brasil pág. 59 O compartilhamento e disseminação dos dados geoespaciais e seus metadados é obrigatório para todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal e voluntário para os órgãos e entidades dos Poderes Executivos estadual, distrital e municipal. Decreto nº 6.666/2008 – art. 3º E para isso, o ZEE (e partes envolvidas) deverá realizar:

O que é o Metadado? Informações suplementares Resumo Título Validade Autor Fonte Tamanho (dado) É um termo genérico para dados que caracteriza qualquer tipo de informação (GILS, 2001).

Identificação Símbolos Data Fontes Produtor Acurácia Sistema de Referência Escala Título localização Advertências Avisos de navegação

Ausência de Metadados Ambiente de: Desconhecimento Insegurança Re-trabalho => Custos e Tempo Importância do uso de metadados em SIGs web! INTEROPERABILIDADE???

O impacto da INDE para o ZEE Deveres a partir do Decreto 6.666/2008: Art. 1 o Fica instituída, no âmbito do Poder Executivo federal, a Infra- Estrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE, com o objetivo de: I - promover o adequado ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal, em proveito do desenvolvimento do País; (...) III - evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na obtenção de dados geoespaciais pelos órgãos da administração pública, por meio da divulgação dos metadados relativos a esses dados disponíveis nas entidades e nos órgãos públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

Ações a serem executadas Atualização dos dados e metadados já à disposição, considerados essenciais para a elaboração do MacroZEE AML Aquisição dos dados ainda não disponíveis e criação dos seus respectivos metadados (se necessário) Disponibilização dos dados atualizados e dos adquiridos a posteriori por meio de mapas interativos - I3GEO Organização de oficinas e treinamento: parcerias (Consórcio ZEE e estados)

Atualização do Mapa Integrado ZEEs da Amazônia Legal

Ações em execução Atlas da Amazônia Legal Customização da apresentação de dados geográficos com o uso do I3GEO

Atlas da Amazônia Legal - possibilidades Cruzamento de dados

FIM!!! Em caso de dúvidas e sugestões: