Desafios da ANEEL e do Sistema Elétrico Nacional

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Transcrição da apresentação:

Desafios da ANEEL e do Sistema Elétrico Nacional FIEMG Desafios da ANEEL e do Sistema Elétrico Nacional Belo Horizonte 04 de julho de 2008 Jerson Kelman Diretor-Geral SPG

Temas Para que servem as agências reguladoras? Principais desafios da regulação do Setor Elétrico

Para que servem as agências reguladoras? 1)Viabilizar investimentos em infra-estrutura, com longos prazos de maturação 2)Mitigar falhas de mercado o consumidor não pode escolher o prestador de serviço (monopólio natural) o consumidor pode escolher o prestador de serviço, mas não pelo método de “tentativa e erro” existe a possibilidade de ocorrência da “tragédia do uso do bem comum”

O regulador é o árbitro da concessão Independência decisória do “árbitro” (agência reguladora) só existe com autonomia administrativa A agência reguladora pode decidir discricionariamente, mas tem a obrigação de explicar a racionalidade de cada decisão A não decisão é também uma decisão

Consumidores/Sociedade Prestadores de serviço Captura do regulador Consumidores/Sociedade No entanto, a contratação é dirigida para profissionais em início de carreira (RJU) Idealmente a Agência deveria contar com servidores com suficiente experiência para entender os três pontos de vista (CLT) Modicidade Tarifária Qualidade do serviço AGÊNCIA Prestadores de serviço Governo Controle da Inflação Universalização Remuneração adequada Cumprimento dos contratos Regras claras e estáveis

Aneelograma

Competências da ANEEL: Regular o funcionamento do Setor Elétrico Onde for necessária – sob previsão legal REGULAMENTAÇÃO Orientar e prevenir – aplicar penalidades quando for indispensável FISCALIZAÇÃO MEDIAÇÃO Solução de conflitos Leilões de energia Leilões para novos empreendimentos (G e T) (*) Autorizações(*) Delegação do Poder Concedente (*) (*) Poder Concedente exercido pelo Governo Federal, por meio do MME, responsável por assegurar o abastecimento de energia elétrica

MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Renovável Não renovável Brasil 20 40 60 80 100 Mundo 14 86 45 55 % OCDE 2003 –7,1% Fonte: MME - 2006

PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Mundo: 2003 Brasil: 2005 Considerando Autoprodução e Importação de Itaipu.

O sistema elétrico brasileiro Geração Capacidade instalada = 92.865 MW Hidroelétrica = 71.060 MW - 76,5 % Térmica convencional = 19.798 MW - 21,3 % Nuclear = 2.007 MW - 2,2 %  2000 usinas 15% privadas Produção = 431 TWh/ano (55% da América do Sul) João Pessoa Jacui Porto Alegre Florianópolis Curitiba São Paulo Rio de Janeiro Paraíba do Sul Uruguai Vitória Belo Horizonte Itaipu Grande Paranaíba Paraná/Tietê Campo Grande Iguaçu Tocantins Belém São Francisco Parnaíba São Luís Teresina Fortaleza Natal Recife Maceió Aracajú Salvador Cuiabá Goiânia Brasília Paranapanema Argentina Sistema Isolado Transmissão 84.512 km 26 concessionárias 60% privadas The electric power supplied to the Brazilian market in 2005 totaled 414.6 TWh, corresponding to 47,328 MW average or 55% of South America consumption. 76.5% of the Brazilian installed capacity were supplied by hydro power plants with an installed capacity of 71 GW. Brazil is hydro-dominated. 83% of its total supply of energy came from hydro power plants. These hydro plants have large reservoirs, located in basins with diverse hydrological regimes. All hydro plants are dispatched as a "portfolio", with "wetter" basins generating additional energy to compensate for "drier" ones . It is worth stressing that public and private agents co-exist in the electric sector, and have developed partnerships mainly in generation, where 15% is under private control, and in transmission, where 15 of the 26 existing companies are private ones. For distribution 80% of the 64 companies are private ones. Distribuição 64 concessionárias 80% privadas Consumo 56,3 milhões unidades

RECURSOS ENERGÉTICOS - CUSTOS EÓLICO R$ 200 a 250 / MWh UHE R$ 80 a 120 / MWh SOLAR R$ 1500 a 3000 / MWh PCH R$ 100 a 150 / MWh NUCLEAR R$ 130 a 170 / MWh UTE GÁS NATURAL R$ 120 a 190 / MWh UTE CARVÃO R$ 130 a 160 / MWh BIOMASSA R$ 100 a 200 / MWh Fonte: MME (Junho/2005)

ENERGIA HIDRÁULICA Aproveitamento do Potencial Hidrelétrico no Mundo 100 83 64 61 60 55 45 37 21 18 16 11 6 4 1 26,0 20 40 80 França Alemanha Japão Noruega Estados Unidos Suécia Itália Canadá BRASIL Índia Colômbia China Rússia Peru Indonésia Congo 4,0 Observações: 1. Baseado em dados do World Energy Council, considerando usinas em operação e em construção, ao final de 1999. 2. Para o Brasil, dados do Balanço Energético Nacional, EPE, 2005 e Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica, EPE, 2006 3. Os países selecionados detém 2/3 do potencial hidráulico desenvolvido do mundo. 4. O potencial tecnicamente aproveitável corresponde a cerca de 35% do potencial teórico média mundial) Fonte: EPE 2006

ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE EMISSÕES DE CO2 NA ATMOSFERA CONSIDERANDO UTES DE AJUSTE Fonte: EPE

Relatório do Banco Mundial Processo trifásico O Brasil é um dos poucos países, senão o único, a ter um processo trifásico, com procedimentos separados para a concessão das licenças em diferentes estágios. Tal formato contribui para transferir, repetir ou re-introduzir conflitos, gerando assim um alto grau de incertezas, longos atrasos, e com custos de transação igualmente altos.

Relatório do Banco Mundial Ministério Público A autonomia ilimitada conferida a integrantes do Ministério Público, que não encontra paralelo nos países examinados no âmbito do Estudo, é importante fator para a falta de previsibilidade e cumprimento com os cronogramas do processo de licenciamento ambiental, pois permite que seus membros participem de atos técnicos ou administrativos típicos do órgão ambiental.

Relatório do Banco Mundial O medo dos servidores As entrevistas com atores envolvidos no processo de licenciamento ambiental para empreendimentos hidrelétricos, revelaram o temor dos funcionários de órgãos licenciadores em sofrer possíveis penalidades impostas pelas Leis de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98) e Improbidade Administrativa (Lei Federal nº 8.429/92). Tal lei, a qual tem precedente em poucos países (se houver), confere responsabilidade penal objetiva à pessoa dos agentes públicos, neste caso do agente licenciador, i.e., mesmo por atos praticados de boa-fé em circunstâncias complexas.

Relatório do Banco Mundial Risco = Custo Os riscos de natureza ambiental e social – seja para obtenção das três licença exigidas, à incertezas nos custos de mitigação – geram riscos para os investidores, os quais levam a tarifas mais altas para os consumidores. Um aumento de risco, independente de sua origem, se traduz em uma maiores expectativas de retorno. As incertezas regulatórias se traduzem em custos mais altos para os consumidores de energia e para a sociedade brasileira em geral.

Relatório do Banco Mundial Brasil X Chile

Despacho térmico (t = 1 hora) - problema 10 MW 8 $/MWh T2 5 MW 12 $/MWh T3 20 MW 15 $/MWh Demanda = 20 MWh/h

Despacho térmico - solução 10 MW 8 $/MWh T2 5 MW 12 $/MWh T3 20 MW 15 $/MWh 10 MW 5 MW 5 MW Custo = 10*8 + 5*12 + 5*15 = $215 Venda = 20*15 = $300 Custo marginal= 15 $/MWh Demanda = 20 MWh/h

Despacho hidrotérmico - 1 estágio 10 MW 720 hm3 10 MWh/hm3 T1 10 MW 8 $/MWh T2 5 MW 12 $/MWh T3 20 MW 15 $/MWh 10 MW ? 10 MW ? Custo = 10*8 = $80 ? Custo marginal = 12 $/MWh ? Demanda = 20 MWh/h

O sistema hidrotérmico

Interdependência de Usinas em Cascata Múltiplos proprietários Rio Grande Água Vermelha Itutinga Furnas Estreito Igarapava P. Colômbia Rio Paraná Camargos Funil Grande M.Moraes Jaguara V.Grande Marimbondo I. Solteira Nova Ponte Miranda Rio Paranaíba Jupiá C. Dourada Itumbiara Emborcação São Simão P.Primavera Corumbá I Cemig Furnas AES-Tietê CESP CDSA Itaipu Múltiplos proprietários

Diversidade hidrológica Transmissão de grandes blocos de energia Despacho centralizado ONS

Custo marginal médio mensal (preço spot) Venda no spot é muito volátil  contratos de longo prazo (PPA’s)

Lições de 2001 Contratos de longo prazo (PPA’s) são essenciais para a construção de novas usinas O planejamento é necessário para identificar novos locais para hidroelétricas (inventário e estudo de viabilidade); criação da EPE Competição pelo mercado e não no mercado SPG

ACR Distribuidoras são obrigadas a assinar contratos de longo prazo com geradores Geradores novos Contratos: 15 – 30 anos Geradores velhos Contratos: 3 – 15 anos Leilões de ajuste Contratos de até 2 anos Ano do início do suprimento A A-5 A-1 A-3 SPG

Relações entre agentes e consumidores PPA (energia) Transmissão Distribuição TUST TUST Geração Tarifa de distribuição TUSD TUST Consumidores cativos Consumidores livres Consumidores livres PPA (energia)

PPA’s Energia vendida em contrato de longo prazo não pode ultrapassar energia assegurada (hidro) ou garantia física (térmica) Energia assegurada, ou garantia física, corresponde, conceitualmente, ao  de demanda que o sistema pode atender, com a mesma confiabilidade, devido à entrada da nova usina

Falta gás? Resolução 231/2006 MOTIVAÇÃO Não atendimento do despacho por ordem de mérito de diversas usinas térmicas nos meses de agosto e setembro de 2006 devido a falta de combustível.

Petrobras e ANEEL - maio de 2007 Termo de compromisso Petrobras e ANEEL - maio de 2007 * Fonte ONS

Meu posicionamento em janeiro de 2008 foi alarmista? PMO_dez/2007 PMO_dez/2000 * Nota: Em dezembro de 2000 existia apenas um patamar de déficit no valor de 684,00 R$/MWh.

Quando há uma ameaça de faltar batata (verdadeira ou falsa)...

... a demanda aumenta e o preço sobe

Porém o computador não é influenciável por notícias de jornal

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Consumo Registrado [MWmédio] Classe dos Agentes Consumo Registrado [MWmédio] % Distribuidor 35.635,71 72,36% Consumidor Livre 9.420,12 19,13% Auto-Produtor 2.465,50 5,01% Gerador 1.272,69 2,58% Produtor Independente 407,14 0,83% Comercializador 47,79 0,10% TOTAL 49.250,54 100%  Fonte: MME - 2006

Estrutura tarifária Justiça tarifária? Populismo tarifário SPG

SGAN – Quadra 603 – Módulos “I” e “J” Muito Obrigado! SGAN – Quadra 603 – Módulos “I” e “J” Brasília – DF – 70830-030 TEL. 55 (61) 2192-8600 Ouvidoria: 144 www.aneel.gov.br