MARKETING E VALOR Baseado na entrevista dada por Philip Kotler

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES
Advertisements

Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós? Como Vender se o Cliente Está Fugindo de Nós?
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Implantação do Sistema MRP II
GERÊNCIA DE PRODUTOS.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Pesquisa Operacional Modelos, Conceitos Básicos para PL
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
Produtos: Ciclo de Vida
PRECIFICAÇÃO POR CARLOS REIS.
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
B.2. As Habilidades Gerenciais
Avaliação econômica em projetos: o que é, o que requer e como fazer?
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
COMERCIALIZAÇÃO DE HORTIGRANJEIRO. LOCALIZAÇÃO DO SETOR ENTRADA Atrair Clientes de passagem (impulso) Atender todas as Classes Vender alto volume Vantagens.
Organização e Redução de Custos
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
Marketing®.
Marketing de Relacionamento
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Embalagem plástica para ketchup
Apresentação de Estágio Supervisionado
MARKETING.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
The Data Warehouse Toolkit
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
EMPREENDEDORISMO.
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
Estruturação Organizacional de Marketing e Gerência de Produtos
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Objetivos e Metas de Marketing
Checklist de informações a considerar para análise da situação
Transcrição da apresentação:

MARKETING E VALOR Baseado na entrevista dada por Philip Kotler à revista marketing n. 293 - Junho de 97. Por: Marcelo Serpa

(propaganda de massa e distribuição de massa) Produção Caseira Modelo Artezanal Produção em Escala Linha de Montagem (Produto Customizado) (Produto Padronizado) Altos Investimentos em Produção Explosão da Demanda MARKETING DE MASSA (propaganda de massa e distribuição de massa)

DESMASSIFICAÇÃO Reconhecimento de Exame das que o Mercado é Constituído de Grupos Diferentes. Exame das necessidades e preferências dos clientes. Esfriamento da Demanda DESMASSIFICAÇÃO

DESMASSIFICAÇÃO SEGMENTAÇÃO TARGETING POSICIONAMENTO EXCEPCIONAL NICHO Classes de renda; Faixas etárias; Etnias; Comportamento; Etc. TARGETING Identificação de grupos geográficos aos quais a empresa pode servir de maneira superior. POSICIONAMENTO EXCEPCIONAL Diferença essencial de valor que distingue a empresa da concorrência. (na mente do consumidor) NICHO Identificação de grupos com necessidades específicas, dispostos a pagar um pouco mais para tê-las bem atendidas. Alta margem; Baixo Volume (Vários nichos atendidos podem proporcionar volume total elevado). MICROMERCADO Identificação de grupos geográficos com necessidades específicas. Atendimento aos diversos níveis de renda e preferência de clientes de cada região. SEGMENTO-DE-UM Customização de Massa. Tornar disponível uma oferta flexível do mercado.

O Marketing muda quando o Mercado muda. Algumas Mudanças Dos Consumidores: Pop. Envelhecendo; Rendas apertadas; Querem produtos com: > Qualidade Superior; > Vendas convenientes; > Preços baixos; > Serviços gratuitos; > garantias etc. Das Empresas: modificam a produção para adequá-la a cada cliente; buscam manter estoque zero; ajustam a produção em tempo zero; modificam posturas: > maximizavam lucro; > passaram a buscar retorno sobre o investimento; > hoje buscam valor para o acionista.

O Marketing muda quando o Mercado muda. Mudanças GLOBAIS HIPERCOMPETIÇÃO: Empresas em países de baixo custo estão invadindo os países de alto custo e conquistando seus mercados; RÁPIDA OBSOLECÊNCIA DA INFORMAÇÃO ( e portanto dos Planos Estratégicos). Aceleração do processamento da informação e da transmissão da informação. EMPOWERMENT DA LINHA DE FRENTE A linha de frente da empresa passa a tomar mais decisões dentro de parâmetros pré-definidos / Substituição do Planejamento estratégico pela Improvisação estratégica.

Níveis de Competência Mercadológica. Marketing Reativo - Atender as necessidades e os desejos expressos pelo cliente - é a linha de base do marketing. Marketing Antecipado - Antecipar as necessidades e os desejos do cliente em função da observação de tendências mercadológicas. Marketing Criativo - Criar algo não explicitamente desejado. “Eu não vendo produtos, crio mercados” Akio Morita - Pres. Sony Mais que atrair, é preciso RETER clientes. Ou CRIAR o Cliente Leal.

ELAS QUEREM MAIS BENEFÍCIOS PELO MENOR CUSTO POSSÍVEL PESSOAS COMPRAM VALOR. COMPRAM BENEFÍCIOS DE UMA OFERTA ELAS QUEREM MAIS BENEFÍCIOS PELO MENOR CUSTO POSSÍVEL MAS O QUE É VALOR PARA O MEU CLIENTE ?

Três Instrumentos Mercadológicos. Geodemografia - Permite classificar domicílios em 40 grupos distintos de estilos de vida, determinando a densidade de cada um deles atraves de dados do censo, possibilitando sua localização. Análise Conjunta - Identificação dos diversos atributos desejados pelos targets, assim como sua importância, de modo a permitir uma priorização racional. Valorgrafia - Identificação dos valores que determinam o que é valor na mente de cada cliente ou grupo de clientes, ou simplesmente, o estudo do que é valor para o cliente.

Novos Desafios Mercadológicos. Lançar alicerces para a prosperidade da empresa a longo prazo; Identificar as melhores oportunidades; Idealizar produtos e serviços excelentes para esses mercados de oportunidades; Realizar um “targeting”cuidadoso; Investir no fortalecimento do valor residual da marca.

Como Vencer Novos Desafios? Entendimento dos Modelos de Decisão do Consumidor; Aplicação das técnicas de Marketing de Serviços; Marketing de Relacionamento; Utilização do Database de Marketing; Adptar idéias e produtos a mercados-alvo diferentes entre si; Praticar Análise do Valor para o Cliente; Desenvolver sistemas superiores para oferecer valor. (mais que medidas competitivas contra rivais, medidas cooperativas com aliados).

Marketing é Atribuição de Todos O Marketing não deve ser ensinado isoladamente das demais funções, mas sim em conjunto com elas. Enfatize como o marketing se relaciona com produção, compras, finanças, logística, pesquisa e desenvolvimento, e principalmente, o desenvolvimento de RH. Não espere resultados por “combustão expontânea”. Invista em TREINAMENTO. Treinamento é um processo contínuo, aplicado a públicos específicos.