Sistemas de Informações de RH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fatores que intervêm no Planejamento de RH
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Sistema de Informação Gerencial
Escalas de Distribuição de Pessoal
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS
Informação - Conceitos
Empresa Privada – Grandes empresas
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Gestão de Pessoas: Processo de Monitorar Pessoas
Seqüência de implantação de qualquer atividade comercial
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Contato: Fone: (11) Gestão Financeira Uma ferramenta feita auxiliar no gerenciamento e planejamento de empresas com.
PLANO DE NEGÓCIO.
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
SIM - Sistema de Informações de Marketing
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Análise das Demonstrações Financeiras
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Sistemas de Informações de RH
Pessoal é a conta com maior peso na relação de custos em empresas de serviços. Isso significa que este é o tópico a ser planejado com o maior cuidado técnico.
Monitorar Pessoas Por Carlos Reis.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SGI Monitorando Pessoas: Banco de Dados e Sistemas de Informações de RH Jeane A. Menegueli.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Formação Profissional IV
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Estratégia Organizacional
Carlos Visão Global Social
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Determinado trabalhador, com salário mensal fixo de R$ 1
Tipos de desligamentos.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
O Atual Papel do RH nas Organizações
GRI - Gerência de Recursos Informacionais Professor Gustavo Linhares AULA 03 15/10/2009 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de.
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Preço na Prestação de Serviços
“ESCALAS DE SERVIÇO NA ENFERMAGEM”
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
BANCO DE DADOS E AUDITOIA DE RECURSOS HUMANOS
Elaboração e Análise de Projetos
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
DECISÕES e ÁREAS FUNCIONAIS
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PENSAMENTO Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga “Isso.
MARY KAY UMA OPORTUNIDADE DE SUCESSO PARA VOCÊ
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
Monitorando Pessoas Banco de Dados e Sistema de Informações em Recursos Humanos Gestão de Pessoas IV Profa. Maria Cláudia Rondéllo 2009.
1 RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Prof a. Ms. M. Felícia.
Nicolle Oliveira Alencar
Análise das Demonstrações Contábeis
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
DIMENSIONAMENTO DE RECUSRSOS HUMANOS PARA UAN
Oportunidade de Negócio e de Renda Extra da Herbalife venda direta, marketing multinivel A Silvana iniciou na Herbalife como consumidora, aderiu ao programa.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Sistemas de Planejamento de Produção
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Negociação Coletiva 2009/2010. Negociação Coletiva 2009/2010 A CAIXA : 1.Garante a não redução dos salários na implementação do PFG, mediante pagamento.
CURSO DE CONTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações de RH Capítulo 16 Banco de Dados e Sistemas de Informações de RH Comunicações Internas. A Necessidade de Informações. Banco de Dados de RH. Sistemas de Informações de RH. Sistemas de Monitoração de RH. Balanço Social.

1. Quais os tipos de decisão sobre pessoas que você toma regularmente? ARH DE HOJE: Quais as informações necessárias sobre o pessoal?   1.   Quais os tipos de decisão sobre pessoas que você toma regularmente? 2.   Quais tipos de informações você necessita para essas decisões? 3.   Quais tipos de informações você recebe regularmente? 4.   Quais tipos de estudos especiais você solicita regularmente? 5.   Quais tipos de informações você gostaria de receber e não vem recebendo? 6.   Quais informações você precisa em base diária? Semanal? Mensal? Anual? 7.   Quais tópicos específicos em que você gostaria de manter-se informado? 8.   Quais as melhorias mais úteis a serem implantadas no atual sistema de informações de pessoal?

16.1. Exemplo de Banco de Dados de RH

16.2. Insumos Básicos para o Banco de Dados

DICAS: Conceitos de Sistemas de Informação de RH.   ·  Sistema de Informação de RH é um sistema utilizado para coletar, registrar, armazenar, analisar e recuperar dados a respeito dos recursos humanos da organização. A maioria dos sistemas de informação de RH é computadorizada (3). ·  Sistema de Informação de RH é um procedimento sistemático para coletar, armazenar, manter, combinar e validar dados necessários à organização a respeito dos seus recursos humanos, atividades pessoais e características das unidades organizacionais (4). ·  Sistema de Informação de RH é um sistema planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informações a respeito dos recursos humanos, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos (5).

16.3. Banco de Dados para um SI de RH

16.4. Sistema de Informação Gerencial de RH

16.5. SIG de RH

Jornada de Trabalho 1. Calendário anual: o calendário anual de trabalho estabelece os dias de trabalho e as chamadas pontes (dias úteis que ficam entre os feriados e os sábados ou domingos em que não se trabalha). Como nesses dias o absenteísmo é bastante elevado, a idéia é não trabalhar nessas pontes e compensar as horas desses dias. A compensação pode ser feita em alguns sábados ou estendendo a jornada nos dias das diversas semanas, trabalhando alguns minutos para pagar a folga negociada. Com isto, os funcionários podem gozar o feriado, a ponte e o final de semana em um período de descanso mais prolongado. A empresa lucra pelo fato de evitar o absenteísmo e ter toda a sua força de trabalho aplicada.   2. Férias coletivas: funcionam como meio de simplificação do calendário e como redução de custos laborais. Como cada funcionário tem direito a 30 dias de férias por ano, cada 12 funcionários requerem um funcionário adicional para cobertura de suas ausências de férias e manter a programação de trabalho.

16.6. Sistema de Flextime * Programação antecipada: 7:00 - 15:00 hs. * Programação padrão: 8:00 - 16:30 hs. * Programação tardia: 9:00 - 17:30 hs. * Horários núcleo em que todos os funcionários devem estar presentes: 9:00 - 11:00 e 13:00 - 15:00 horas : Flextime : Núcleo : Flextime : Núcleo : Flextime : : : : : : : 6:00 9:00 11:00 13:00 15:00 18:00 hs.  

16.7. Vantagens e desvantagens do flextime

AVALIAÇÃO CRÍTICA: O Conteúdo dos Balanços Sociais (13).   Enquanto os balanços financeiros são de difícil compreensão para as pessoas, os balanços sociais são publicados em linguagem simples e direta, através da qual as empresas divulgam seus principais indicadores de ação: 1. Laboriais: como folha de pagamento, gastos com alimentação, encargos sociais compulsórios, gastos com saúde, participação dos empregados nos lucros ou resultados. 2. Sociais: como impostos pagos, investimentos em cidadania e meio ambiente, lucro líquido, dividendos e lucro reinvestido. 3. Do quadro funcional: número de empregados e sua evolução, distribuição por idade, tempo de permanência e sexo, renda auferida e portadores de características especiais. As empresas divulgam também nos balanços sociais, projetos e programas desenvolvidos em áreas, como: 1. Educação e comprometimento: como projetos de ensino, desenvolvimento de recursos humanos, treinamento e auto-gestão. 2. Cultura de resultados: como programas de criação, de gestão compartilhada e de participação nos resultados. 3. Qualidade de vida: como projetos de saúde, atendimento psicosocial, cooperativas de consumo e atividades sociais, esportivas e culturais. Algumas empresas apresentam o Demonstrativo de Valor Adicionado, que se refere ao faturamento bruto ou à renda operacional, após devoluções e abatimentos que contribuam para a formação do produto ou serviço oferecido pela empresa.