Obrigações do Empresário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial Prof. Msc. Rogério Mayer. 2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Conceito de comércio: Conceito de comércio: a-) conceito econômico: é a atividade.
Advertisements

Uma primeira abordagem
Direito Empresarial I Aula 08
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Direito Departamento de Direito Privado Lei , de 9 de fevereiro de 2005.
Mário Teixeira da Silva Direito Comercial
O EMPRESÁRIO E A EMPRESA
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÕES
LIVROS COMERCIAIS. Obrigações: Registro em órgãos competentes;
Direito Empresarial I Aula 04
Direito Empresarial I Aula 03
Direito Empresarial I Aula 11
DIREITO SOCIETÁRIO Constituição das Sociedades; Pessoa Jurídica;
ATIVIDADES ECONÔMICAS CIVIS EMPRESÁRIO INDIVIDUAL SOCIEDADE EMPRESÁRIA
DIREITO EMPRESARIAL.
Organização Empresarial
Autenticação de Instrumentos de Escrituração
DIREITO EMPRESARIAL I FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO
FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico.
1 - Registro Público de Empresas
ATIVIDADES EMPRESARIAIS
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Livros Contábeis Celso Mesquita Celso Mesquita.
1 Secretaria de Comércio e Serviços Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria.
Profa. Me. Silvia Bertani
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 1
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
OBRIGAÇÕES DO EMPRESÁRIO
R E C O R D A N D O Os registros de empresa REGISTRO DE EMPRESA: órgãos de registro de empresa, atos do registro de empresa NOME EMPRESARIAL: Razão.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LIVROS CONTABEIS/FISCAIS ESCRITURAÇÃO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
FALÊNCIA.
LIVROS COMERCIAIS.
SOCIEDADES CONTRATUAIS
PROFESSOR THIAGO CARAPETCOV
Fundamentos do Direito Empresarial
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Recuperação extrajudicial
Empresário individual Capacidade
REGISTRO DE EMPRESA.
Fabio Oliveira DIREITO COMERCIAL Fabio Oliveira
U NIDADE 6 S UJEITOS NA F ALÊNCIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial IV ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIV 1
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Direito Empresarial 6ª Aula
EMPRESÁRIO INDIVIDUAL Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCIS Colegiado de Direito Disciplina:
RECUPERAÇAO JUDICIAL- Lei /05
DO PROCEDIMENTO PRÉ-FALIMENTAR
Profº Carmênio Júnior
Conceito Capítulo 5 Escrituração Escrituração
Profº Carmênio Júnior
INABILITAÇÃO EMPRESARIAL DIREITOS E DEVERES DO DEVEDOR
Paula Freire Faculdade Estácio de Sá Ourinhos – 2012.
Profa. Fabiana Maria Martins Gomes de Castro
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
Lucineide de Ávila Viana Grazyana Fernandes.
Legislação comercial e societária #2
CONCEITO LEGAL DE EMPRESÁRIO
EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA. A “empresa individual de responsabilidade limitada” (EIRELI) não é um empresário individual. É uma sociedade.
Ponto 8 A ESCRITURAÇÃO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL. “O EMPRESÁRIO E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA SÃO OBRIGADOS A SEGUIR UM SISTEMA DE CONTABILIDADE, MECANIZADO.
. REGISTRO DE EMPRESA: É dever do empresário, antes de iniciar sua atividade mercantil, realizar o registro de sua empresa junto ao sistema Registro de.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
REQUISITOS E OBRIGAÇÕES DO EMPRESÁRIO. Requisitos para ser empresário: Pergunta-se: Quem pode ser empresário? Resposta: Qualquer pessoa que tenha capacidade.
REGISTRO DE EMPRESA Uma das obrigações do empresário é a de inscrever-se no Registro das Empresas, antes de dar início a exploração do negócio- art. 967,
Obrigações do Empresário
Transcrição da apresentação:

Obrigações do Empresário Cantarelli

Código Civil Brasileiro Art. 967, determina que a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis na respectiva sede, antes do início de sua atividade é obrigatória.

Requerimento de Registro Este registro é feito por intermédio de requerimento que deverá conter: Nome do empresário, sua nacionalidade, domicílio, estado civil, e se casado, o regime de bens; Firma com sua respectiva assinatura autógrafa; O capital; O objeto da empresa.

No caso de filiais... No caso de instituição de agências, filiais ou sucursais, o empresário deverá proceder o registro na Junta Comercial competente do território onde se localizar a filial.

Registro:Normas disciplinadoras Código Civil Brasileiro, Arts. 1150/1154; Lei n. 8.934/94 –Lei de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades afins.

Modalidades de Registro: Matrícula Destina-se aos denominados auxiliares do comércio. Assim são matriculados nesta modalidade os leiloeiros, tradutores públicos, administradores de armazéns gerais e etc; A matrícula é condição para que possam exercer suas atividades;

Modalidades de Registro: Arquivamento Ato pelo qual empresários (pessoas físicas ou jurídicas) fazem o registro nas juntas comerciais. Diz respeito ao empresário individual bem como a sociedade empresarial; Compreende atos de constituição, de alteração e dissolução de sociedades; Exemplos: Contrato Social, Estatuto Social, e Declaração de Firma Individual. Uma vez arquivados, tornam-se públicos.

Modalidades de Registro: Autenticação Refere-se aos livros contábeis que são instrumentos de escrituração; É condição de regularidade dos referidos documentos; Ao serem levados para autenticação, terão todos os requisitos de escrituração fiscalizados; Passam a ter força probante.

Da não inscrição Em caso de não inscrição, o empresário ou sociedade empresarial, será considerado irregular; Atuando desta forma também será considerado(a) “de fato” e sujeito a uma série de sanções.

Principais sanções Impossibilidade de propor pedido de falência contra devedor (comprovar regularidade); Impossibilidade de requerer a recuperação judicial; Inexistência de eficácia probatória dos livros empresárias.

Escrituração de Livros Livros contábeis são considerados instrumentos de manutenção da escrituração e contabilidade da empresa; Obrigatórios: Livro Diário, Registro de Duplicatas, Registro de Ações, Atas das Assembléias Gerais (devidamente autenticados); Facultativos: Auxiliam na atividade empresarial. Ex: Conta-corrente, obrigações a pagar e obrigações a receber.

Levantamento de Balanços Os empresários devem levantar anualmente os balanços exigidos por lei; Balanço Patrimonial,tem como função demonstrar com veracidade a situação patrimonial da empresa indicando seu ativo e passivo; Balanço de Resultado Econômico, retrata a conta de lucros e prejuízos do período de apuração.

Não levantamento de Balanços: penalidades Sanção Penal, pois constitui crime falimentar; Dificuldade de acesso a crédito bancário ou a outros serviços; Impossibilidade de participação em licitações públicas; Impossibilidade de requer a Recuperação Judicial.