ESTRATÉGIA LOGÍSTICA sucessos e fracassos por Gabriela do Prado Giraldi
galeria de sucessos
americanas.com APRESENTAÇÃO 1999 - Início da missão: ser o destino preferido de compras online no Brasil; Estratégia inovadora com próprio sistema de logística a fim de entregar pedidos em 48 horas em todo o Brasil; 2001 - Líder em vendas e rentabilidade no setor de varejo eletrônico no Brasil; Reconhecidos como a maior empresa online da América Latina.
americanas.com ACERTOS Entrega rápida (até 48 horas); Cliente pode acompanhar o seu pedido pelo site; Cliente recebe por e-mail as etapas de sua compra até a entrega do produto; Embalagem adequada; Respeita o Código de Defesa do Consumidor; Parcerias; Frete grátis para determinadas localidades.
sack’s perfumaria APRESENTAÇÃO É a maior perfumaria da América Latina; Há mais de 25 anos no mercado de perfumes e cosméticos; O compromisso da Sack's é a excelência na prestação de serviços e a entrega rápida e garantida dos produtos.
sack’s perfumaria ACERTOS Entrega rápida (até 60 horas, de acordo com região); Cliente pode acompanhar o seu pedido pelo site; Cliente recebe por e-mail as etapas de sua compra até a entrega do produto; Embalagem adequada; Respeita o Código de Defesa do Consumidor; Oferece frete grátis para todo território nacional; Parcerias.
netshoes APRESENTAÇÃO Mais do que uma loja de artigos esportivos, hoje é a maior loja do gênero na América Latina; Objetivo: ser o melhor e mais inovador serviço de e-commerce da internet brasileira.
netshoes ACERTOS Entrega rápida (de acordo com região); Cliente pode acompanhar o seu pedido pelo site; Cliente recebe por e-mail as etapas de sua compra até a entrega do produto; Embalagem adequada; Respeita o Código de Defesa do Consumidor; Parcerias; Promoções com frete grátis; Os processos de trocas e devoluções são rápidos e fáceis (neste caso, frete por conta da empresa).
galeria de fracassos
carrefour APRESENTAÇÃO O Carrefour está no Brasil há mais de 35 anos. Pioneiros no varejo, possui uma equipe que representa a diversidade do País; Com mais de 170 lojas distribuídas pelo Território Nacional, relacionam-se com milhares de pessoas, diariamente e estão abertos ao aprendizado mútuo com todos os públicos; 2010 - Lançamento do E-Commerce: O Carrefour lança a sua grande novidade, onde o consumidor pode encontrar tudo que encontra nas lojas do Carrefour em apenas um clique.
carrefour.com ERROS Entrega demorada; Cliente pode acompanhar o seu pedido só pelo site; Cliente não recebe por e-mail as etapas de sua compra até a entrega do produto; Acompanhamento: Após a emissão da NF do produto a etapa seguinte é da entrega efetuada. Ranking PROCON 2010: 15º lugar – Grupo Carrefor.
privalia APRESENTAÇÃO Privalia é um clube online de compras; Oferece produtos com preços inferiores aos valores aplicados nas lojas (até 70%); Vende produtos de grandes marcas, todos originais e em perfeitas condições de uso.
privalia ERROS Entrega muito demorada (aproximadamente 30 dias); Cliente pode acompanhar o seu pedido só pelo site; Cliente não recebe por e-mail as etapas de sua compra até a entrega do produto; Produto entregue não foi o escolhido; Frete sempre por conta do cliente.
magazine luiza APRESENTAÇÃO É atualmente a terceira rede de varejo do Brasil; Possui aproximadamente 450 lojas; A empresa possui seis centros de distribuição, localizadas em Ribeirão Preto (SP), Louveira (SP) , Ibiporã (PR), Caxias do Sul (RS), Navegantes (SC) e Contagem (MG), também com seis Departamento de Qualidade de Seviço (DQS) um em cada Centro de Distribuição.
magazine luiza ERROS O único problema identificado é que a empresa entrega o produto e, se for necessário montá-lo, após vários dias os técnicos voltam para efetuar a montagem. Se o cliente precisar utilizar antes, esta atividade fica por conta própria. Ranking PROCON 2010: 35º lugar.
ANÁLISE COMPARATIVA A galeria das melhores tem um fator comum que se destaca pelo foco nos clientes: rapidez, promoção no frete, facilidade e agilidade nos processos de trocas/devoluções e transparência através do acompanhamento do pedido. Tudo isso é possível através de parcerias e controles com sistemas de informação. Já a galeria das piores não coloca a satisfação dos clientes como prioridade.