PGMU 3 e Termos de Compromisso de adesão ao PNBL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Advertisements

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
Fast Show.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SRP - Sistema de Registro de Preços
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Microcrédito Produtivo Orientado CRESCER CAIXA.
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA
SEBRAE / 1 SEBRAE Compras Municipais e as MPE Denise Donati Coordenadora do Programa de Compras Governamentais
PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE USO DO ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Resolução SES 3.560/2012 Institui incentivo financeiro complementar para os municípios beneficiados pelo Programa Estruturador Travessia Duplicação do.
Arquitetura de Sistemas de Informação
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei /00
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Secretaria de Comunicação
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
Organização e Redução de Custos
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA 26/Outubro/2005 Brasília - DF 26/Outubro/2005 Brasília - DF Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral.
Agência Nacional de Energia Elétrica SPG Jerson Kelman Diretor-Geral São Paulo - DF 09 de agosto º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
Edital de Licitação n. 002/2007- Anatel, nas Faixas do IMT-2000 Edital de Licitação - Bandas F, G, I e J Emb. Ronaldo Mota Sardenberg Presidente da Anatel.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
Edital de Licitação - Bandas F, G, I e J Emb. Ronaldo Mota Sardenberg
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
Revisão do Plano Geral de Outorgas – PGO Parte 1 Pedro Jaime Ziller de Araujo Anatel - Conselheiro Diretor Análise n o 368/2008 – GCPJ (07/10/2008) Agência.
22 de Julho de 2011 Proposta de Edital de Licitação para a faixa de 3,5 GHz Consulta Pública nº 23/2011 Bruno de Carvalho Ramos Gerente Geral de Comunicações.
SIMONE SCHOLZE Superintendente Executiva Salvador/BA
Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização Brasília, 12 de setembro de 2006 São Paulo, 27 de agosto de 2010 Audiência Pública CONSULTA PÚBLICA.
Regulamento sobre a Prestação do STFC fora da ATB JARBAS JOSÉ VALENTE Conselheiro-Diretor Brasília, 15 de fevereiro de 2012.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
Regulamento sobre a Prestação do STFC fora da ATB Brasília, agosto de 2013.
Dirceu Baraviera Superintendente de Serviços Privados – Interino Salvador BA, 19 de Agosto de 2011.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
INCENTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA BANDA LARGA E COORDENAÇÃO ENTRE SETOR PÚBLICO E PRIVADO PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Rio de Janeiro,
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Transcrição da apresentação:

PGMU 3 e Termos de Compromisso de adesão ao PNBL Ministério das Comunicações Conselho Consultivo da Anatel PGMU 3 e Termos de Compromisso de adesão ao PNBL Maximiliano Martinhão Secretário de Telecomunicações Brasília, 22 de julho 2011

Ministério das Comunicações Pauta Histórico Premissas adotadas pelo governo nas negociações Decreto n.º 7.512/2011 PGMU 3 Termos de Compromisso de Adesão ao PNBL

Histórico do processo (1/3) Ministério das Comunicações Histórico do processo (1/3) 31.03.2009 Consulta Pública 13 (duplicação do backhaul , atendimento em todas as sedes municipais; novas metas de backhaul nos municípios não atendidos pelo PGMU 2,5 - 2,5 Gbps por sede municipal) 03.09.2010 Consulta Pública 34 (quadruplicação do backhaul, atendimento em todas as sedes municipais; backhaul em localidades fora da sede municipal) 29.09.2010 Liminar - extensão do prazo da Consulta Pública 28.10.2010 Nova ação judicial, solicitando nulidade de todo o procedimento 14.12.2010 MC solicita à Anatel prorrogação do prazo para assinatura dos contratos Questionamentos das concessionárias: Questão conceitual: ampliação do backhaul que não havia sido objeto da troca de metas do Decreto 6.424/2008 Questão econômica: custos do PGMU 3

Histórico do processo (2/3) Ministério das Comunicações Histórico do processo (2/3) Janeiro 2011 Reinício das discussões com concessionárias 22.02.2011 MC solicita à Anatel que delibere sobre o PGMU 10.03.11 a 01.04.11 Instrução técnica e voto da Conselheira Emília Ribeiro 12.04.11 Nova prorrogação do prazo para assinatura dos contratos 02.06.11 Conselho Diretor da Anatel vota o PGMU

Histórico do processo (3/3) Ministério das Comunicações Histórico do processo (3/3) 17.06.2011 Conselho Consultivo da Anatel vota o PGMU 30.06.2011 Publicação do novo PGMU Assinatura dos Termos de Compromisso

Premissas adotadas pelo governo nas negociações (1/3) Ministério das Comunicações Premissas adotadas pelo governo nas negociações (1/3) Custos Os custos do PGMU devem ser suportados pelas Concessionárias de STFC (art. 81 LGT e Cláusula 8.2 do Contrato do Concessão) O equilíbrio econômico-financeiro deve ser apurado com relação à concessão, e não com relação a metas de universalização específicas, deficitárias por natureza Não deve haver mecanismo de “encontro de contas”

Premissas adotadas pelo governo nas negociações (2/3) Ministério das Comunicações Premissas adotadas pelo governo nas negociações (2/3) Voz AICE deve beneficiar público mais amplo (todos os inscritos no Cadastro Único) Necessidade de assegurar benefícios para a área rural – voz e dados Acesso individual rural TUPs rurais Racionalidade econômica da utilização da Faixa de 450 MHz Eventual redução da densidade de TUPs deve ser acompanhada de mecanismo de gestão da sua utilização, permitindo ajustes futuros Aumento da porcentagem de TUPs adaptados para pessoas com deficiência, conforme sugestão do Conselho Consultivo

Premissas adotadas pelo governo nas negociações (3/3) Ministério das Comunicações Premissas adotadas pelo governo nas negociações (3/3) Backhaul e banda larga Necessidade de combinar avanços relativos a serviços de voz e a serviços de banda larga Manutenção do backhaul instalado por força do Decreto 6.424/2008 Ampliar acesso à banda larga, por meio de ofertas voluntárias das empresas relativas ao varejo e ao atacado

Decreto nº 7.512, de 30 de junho de 2011 Ministério das Comunicações Decreto nº 7.512, de 30 de junho de 2011 Orientações do Poder Executivo à Anatel Até 31. 10.2011: regulação da qualidade da banda larga Até 30.04.2012: licitação da Faixa de 450-470 MHz Até 30.04.2012: licitação da Faixa de 2,5GHz

Decreto nº 7.512, de 30 de junho de 2011 Ministério das Comunicações Decreto nº 7.512, de 30 de junho de 2011 Princípios para licitação da faixa de 450 MHz: Ampliação progressiva da penetração de serviços de voz e de dados nas áreas rurais e nas regiões remotas, por meio de critérios de seleção, previstos em edital, da melhor proposta na licitação, baseados em menor preço dos planos de serviço ao consumidor final Atendimento para acesso à Internet em banda larga, de forma gratuita, em todas as escolas públicas rurais situadas na área de prestação do serviço, durante a totalidade do prazo de outorga, nas condições previstas em edital de licitação Estabelecimento de obrigação de fornecer infraestrutura a baixo custo às prestadoras sujeitas às metas de universalização de acesso rural, a preços fixados segundo metodologia estipulada em edital Compromissos de abrangência geográfica mínima de 30 km a partir de localidades atendidas com acessos individuais do STFC

PGMU 3 – principais características Ministério das Comunicações PGMU 3 – principais características Manutenção da meta de atendimento a localidades Explicitação da obrigação de manter centro de atendimento para intermediação da comunicação para pessoas com deficiência auditiva AICE ampliado de 12 milhões de pessoas (Bolsa Família) para 20 milhões de pessoas (Cadastro Único) Densidade de 4 TUPs/1000 habitantes por município (antes: setor do PGO) Sistema de informação, acompanhamento e gestão da ocupação da planta de TUP 2,5% dos TUP adaptados para cada tipo de deficiência e 100% adaptados para pessoas com deficiência visual (antes: 2%)

PGMU 3 – principais características Ministério das Comunicações PGMU 3 – principais características Manutenção das metas de TUPs rurais, sob demanda TUPs a mais de 30 km: concessionária de longa distância, exigível de imediato TUPs a menos de 30 km: prazo de 90 dias a partir da cobertura do local pela Faixa de 450 MHz Uso dos “saldos” decorrentes de (i) troca de metas PST x backhaul; (ii) redução de densidade de TUPs; e (iii) redução de TUPs de STFC-LD, em função do atendimento pelo STFC-Local.

PGMU 3 – principais características Ministério das Comunicações PGMU 3 – principais características Manutenção da meta de acesso individual em áreas rurais, vinculada à implantação da Faixa de 450 MHz Manutenção da meta de Posto de Serviço Multifacilidade em área rural Manutenção do backhaul do Decreto 6.424/2008, explicitando-se ser este um bem reversível

Ministério das Comunicações Termos de Compromisso Natureza: Oferta voluntárias das concessionárias, de adesão ao Programa Nacional de Banda Larga Signatários: MC, Anatel e empresas integrantes do grupo econômico das Concessionárias Características: Estabelecimento de preços e condições para oferta de banda larga no varejo, na velocidade de 1 Mbps, a R$35,00 Estabelecimento de preços e condições para oferta de capacidade no atacado a pequenos prestadores de SCM e a prefeituras

Ministério das Comunicações Preço médio dos acessos de 1 Mbps em Banda Larga TCs representam redução de 30% em relação aos menores preços praticados hoje. Caso se tome por base os maiores preços de banda larva avulsa, a queda ultrapassa 70%.

Ministério das Comunicações Velocidade média das conexões no Brasil Grande número de conexões no Brasil está abaixo de 1 Mbps (pesquisa TIC Domicílios 2010, CETIC.br) (21% dos entrevistados não sabe ou não respondeu)

Termos de Compromisso - Oferta de Varejo Ministério das Comunicações Termos de Compromisso - Oferta de Varejo Preço: R$ 35,00 (ou R$29,00 onde houver isenção do ICMS) Velocidade: 1 Mbps. Cronograma: implementação em todos os municípios até 2014 Tecnologia: fixa (obrigatória) ou móvel (opcional) Venda casada: vedada; deve sempre existir uma oferta “naked”. Franquia: Limites variam de acordo com cada operadora, aumentando no tempo. O serviço de internet não poderá ser interrompido caso o usuário exceda o limite mensal de tráfego de dados.

Termos de Compromisso - Oferta de Varejo Ministério das Comunicações Termos de Compromisso - Oferta de Varejo Abrangência da oferta: Pelo menos, 15% da base de assinantes de telefonia fixa da localidade sede dos municípios No SMP, cobertura equivalente às obrigações de cobertura constantes dos Termos de Autorização de Uso de Radiofrequência. Em todas as localidades sedes de municípios em que houver a Oferta de Varejo, ela deverá estar disponível a todos os consumidores aos quais o Grupo já disponibilize conexão à Internet com velocidade igual ou superior a 512 Kbps, observadas as condições técnicas e capacidade disponível nas redes do Grupo. Nas localidades urbanas fora das sedes de municípios em que o Grupo vier a ofertar, no varejo, serviço para conexão à internet em banda larga em velocidade igual ou superior a 1 Mbps, deverá também ser realizada a Oferta de Varejo.

Termos de Compromisso - Oferta de Atacado Ministério das Comunicações Termos de Compromisso - Oferta de Atacado Características: Oferta que garanta ao pequeno prestador e a prefeituras municipais a possibilidade de contratação, no atacado, de saída para a Internet Pacote com transporte de dados e a conectividade IP, a partir de um centro de fios em cada sede municipal. Preços mensais variáveis por operadora (R$ 1.100,00 – Telefonica; R$ 1.253,00 – Oi; 2 Mbps), uniformes em toda a área de prestação do Grupo Objetivos: estimular a competição e o atendimento de nichos de mercado por pequenas e microempresas prestadoras de serviços de telecomunicações; viabilizar atividades dos Municípios relativas à inclusão digital, como programas de Cidades Digitais e telecentros municipais.

Termos de Compromisso - Sancionamento Ministério das Comunicações Termos de Compromisso - Sancionamento Conjunto de mecanismos: Notificação para corrigir a irregularidade Obrigação de fazer Multa diária, com possibilidade de ser revertida em favor de investimentos em infraestruturas de telecomunicações para conexão em banda larga em localidades não atrativas. Título executivo extrajudicial Objetivo: garantir o cumprimento dos termos e assegurar retorno mais rápido e mais eficiente das sanções em prol dos cidadãos

Outras ações em andamento Ministério das Comunicações Outras ações em andamento Ações regulatórias: priorização pela Anatel dos regulamentos indicados pelos MC Telebrás Fibras óticas no PAC FUNTTEL Desonerações tributárias de equipamentos e componentes de rede

Maximiliano Martinhão Secretário de Telecomunicações Ministério das Comunicações Obrigado! Maximiliano Martinhão Secretário de Telecomunicações