América Latina: Os Estados Desunidos da América

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGMs na Agricultura Mundial e Brasileira
Advertisements

XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Capítulo 8 de Krugman e Obstfeld
Boa tarde, pessoal!!.
Prof. Luiz Antônio T. Vasconcelos e Prof. Miguel Juan Bacic
Balanced Scorecard (BSC)
Ana Paula Alves Charles Youssef Dib Marcelo Morgado Rafael Massa
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
Formação territorial brasileira
ENEM REDAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
Trabalho Infantil no Brasil
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Introdução à Economia 2ª AULA.
Independência dos EUA.
Independência da América
INDEPENDENCIA DAS COLÔNIAS NA AMÉRICA
Guerra fria “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX.
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Diálogo Público: Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Acre TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO INSTITUTO SERZEDELLO CORRÊA Palestra: Dia.
Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Justiniano de Queiroz Netto Presidente do Conselho Temático.
1.
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Secretaria de Comunicação
ATUALIZAÇÃO 2004 Aula sobre estatísticas de produção, consumo e exportação Prof. Pedro E. de Felício.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Mario H. Marins Natália Fialho
Segurança Alimentar e Justiça Social Walter Belik.
TECNOLOGIA DE VINHOS.
Chile República do Chile.
A HIDROGRAFIA BRASILEIRA
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
PECO PROGRAMA DE EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DA CAPRINOVINOCULTURA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA.
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Legislativo, Democracia e Liberdade Seminário. Legislativo e Sociedade: uma perspectiva educacional Rildo Cosson.
Ecologia, Ambiente e Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Embalagem plástica para ketchup
Apresentação de Estágio Supervisionado
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA
Aluno: Israel Paulo Araujo Carvalho Mat.: Professor: Luis Sebastião – 2010/02 ESTÁGIO SUPERVISIONADO Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2. AMÉRICA LATINA: GEOGRAFIA FÍSICA
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
BRAZILS ECONOMIC TRANSFORMATION: AN OVERVIEW Edmar Bacha Stern School of Business, NYU September 28,
MILITARIZAÇÃO DAS RI Profa. Juliana Johann. No inicio do séc. XXI, o poder militar e econômico dos EUA é incontrastável.
Transcrição da apresentação:

América Latina: Os Estados Desunidos da América

América Latina

Simón Bolivar (1783-1830) proclamou sua intenção de formar uma grande nação latino-americana. Conhecido como El Libertador. Chamado de George Washington “Pai da Pátria” da América Latina.

Bolivar liderou a luta pela independência da Venezuela(1810), Colômbia (1814) e Equador (1830). Foi presidente da Grã-Colômbia (Colômbia,Venezuela, Equador e Panamá entre 1819-1830).

Foi a primeira tentativa de união continental da América Latina Ideais defendidos por Bolivar: democracia, liberdade, estado laico.

A partir da Guerra Fria (1945-1991) o Brasil passa a ser incluído como parte integrante da América Latina.

A expressão América Latina foi pronunciada pela primeira vez pelo filósofo chileno Francisco Bilbao (1823- 1865) em 1856.

As primeiras referências de América Latina na Europa excluíam o Brasil.

ANOS 1990 A integração latino-americana fazia parte de um projeto neoliberal; a integração era apenas dentro das perspectivas mercadológicas.

ANOS 2000 Um conjunto de forças políticas antineo- liberais ganham eleições em diversas nações: Venezuela, Equador, Bolívia e outras. A integração agora é vista como ação geopolítica e de fortalecimento mútuo desses países.

Comparação/USP 138ª/2012, nota 58,1   Os Estados Desunidos da América Latina, livro de Andrés Oppenheimer, ganhador do Prêmio Pulitzer, concedido pela Universidade de Columbia(NY). 11ª colocação/2012, nota 94,7 Comparação/USP 138ª/2012, nota 58,1

América Latina é uma região de “todos contra todos América Latina é uma região de “todos contra todos.” A Venezuela avisa que estará sempre pronta para ir à guerra contra a Colômbia.

O presidente do Equador chegou a romper relações com a Colômbia quando forças colombianas invadiram o Equador para atacar as FARC (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas), em 2008.

Peru e Bolívia vivem sob permanente tensão. A Bolívia aspira obter uma saída para o Oceano Pacífico e o Peru não tem facilitado esse processo.

Chile e Bolívia fazem a Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1883 Chile e Bolívia fazem a Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1883. A Bolívia perde a guerra e a província de Antofagasta (norte) para o Chile e perde sua saída para o Pacífico.

BOLIVIA Antofagasta

Argentina e Uruguai divergem politicamente devido à construção de uma indústria papeleira na fronteira entre ambas, mas no lado uruguaio. A Argentina aponta que ocorre contaminação das águas. “Guerra do Papel” (2005)

Relações diplomáticas entre Brasil e Bolívia ficaram desgastadas após a Bolívia ter estatizado refinarias da Petrobrás instaladas em seu território.

Bolívia, Venezuela, Equador e Nicarágua não perdem ocasião de responsabilizarem os EUA pelo atraso da região. Argentina, Brasil e Paraguai, ocasionalmente, também integram essa corrente.

Militarização da região: Venezuela, Chile, Colômbia e Brasil aumentaram seus gastos militares. Quem ganha com a exportação de armas: Rússia, França e EUA.

Falta de integração econômica e política entre as nações: O Chile importa gás natural da Indonésia (sudeste asiático) e não do Peru (vizinho), que por sua vez o vende ao México.

Situação mais absurda ocorre na América Central Continental: cinco pequenos países com cinco bancos centrais, cinco moedas diferentes e cinco leis bancárias.

A Guatemala exporta carne de frango à China enquanto a Costa Rica não consegue fazer essa importação

Apesar de um elevado crescimento do PIB de alguns países latinos, os problemas são insuperáveis: narcotráfico, violência urbana, desigualdades, impunidade e corrupção.

DIAGNÓSTICO BRASIL O Brasil perdeu o bonde do futuro a partir das últimas décadas do século passado. China, Coreia do Sul e outros países conseguiram mediante educação intensiva de seus cidadãos. As indústrias genuinamente brasileiras não se aliaram a universidades públicas e privadas para criar centros de pesquisas científicas e tecnológicas. Dos quais resultariam conhecimentos necessários à criação de produtos competitivos mundialmente. Altos custos operacionais e burocracia intransponível foram fatores negativos. Sem tecnologia de elevadíssimo nível é impossível atingir condições que nos colocariam no Mundo Desenvolvido.

IDH: 1. Noruega 0,943 44. Chile 0,805 57. México 0,770 84. Brasil 0,718 87. Colômbia 0,710 Fonte:CIA The World Factbook.  

Renda per capita USS 12mil Brasil /2012 Pop 199 milhões PIB  USS 2.362 trilhões Renda per capita USS 12mil   Fonte:CIA The World Factbook.

  Chile/2012 Pop 17 milhões PIB USS 319 bilhões Renda per capita USS 18.400

Colômbia Pop 45 milhões PIB USS 500 bilhões Renda per capita USS 10.700

  México Pop 114 milhões PIB USS 1.758 bilhão. Renda per capita USS 15.300

Fontes: E-mail: tb-rigolin@uol.com.br